Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419
Title: Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”.
Other Titles: Use of cinema in geography classes: a study proposal from the short film “Ilha das Flores”.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Geografia e cinema;Ensino de geografia - cinema;Curta metragem Ilha das Flores - ensino de geografia;Geography and cinema;Geography education - cinema;Short Island Flores - teaching geography
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Ana Myllena Alexandre. Uso do cinema nas aulas de geografia: uma proposta de estudo a partir do curta metragem “Ilha das Flores”. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussão sobre a origem do cinema até a sua utilização como recurso metodológico em sala de aula. Posteriormente traremos em discussão uma breve analise sobre a geografia enquanto disciplina escolar, discutindo sobre as dificuldades que a geografia enfrenta para alcançar seu objetivo como ciência. Sabendo que a geografia no transcorrer de sua trajetória como ciência apresentou diversas alterações e ao longo de seu percurso rompeu paradigmas e reformulou o seu caráter Tradicional para Renovado. Perpassando essas dificuldades em que a Geografia era pautada como uma disciplina descritiva e de memorização, na qual a noção dos saberes geográfico era repassada aos alunos de forma fragmentada, onde apenas o Educador era detentor do conhecimento e os alunos simples receptores de informações, traremos em analise neste estudo o documentário Ilha das flores, como um aporte metodológico a ser utilizado em sala de aula, fazendo uma adequação entre o mesmo e o ensino de geografia, e desenvolvendo ainda questões que gira em torna da sociedade em que estamos inseridos, sociedade está em total disparidade. Vemos, portanto no cinema uma linguagem carregada de elementos que reproduzem um discurso social posto, para uma determinada época, não é uma realidade em si, mas traz consigo elementos que difundem um imaginário geográfico. Optamos, portanto por atuar em uma perspectiva de mudança para um ensino de Geografia.
Abstract: This paper aims to discuss the use of film, while teaching methodology in geography lessons. To do so, initially undertook a discussion of the origin of cinema to its use as a methodological resource in the classroom. Later discussion will bring in a brief analysis about geography as a school subject, discussing the difficulties that the geography faced to reach your goal as a science. Knowing that geography in the course of his career as a science and made several changes along its route broke paradigms and reformulated its traditional character for Renewed. Bypassing these difficulties in that geography was ruled as a descriptive discipline and memorization, in which the notion of geographical knowledge was passed on to students in a piecemeal fashion, where only the educator was known holder students and simple receivers of information, we will bring in analysis in this study the documentary Island of flowers, as a methodological approach to be used in the classroom, making a match between the same and geography teaching, and still developing issues revolving makes the society in which we live, society is in overall disparity. Thus we see in the cinema a language full of elements that reproduce social discourse station, for a given time, is not a reality in itself, but brings with elements that diffuse a geographic imaginary. We chose therefore to act in a perspective of change to a teaching of Geography.
Keywords: Geografia e cinema
Ensino de geografia - cinema
Curta metragem Ilha das Flores - ensino de geografia
Geography and cinema
Geography education - cinema
Short Island Flores - teaching geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9419
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA MYLLENA ALEXANDRE DE FIGUEIREDO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfAna Myllena Alexandre de Figueiredo. TCC. Licenciatura em Geografia.2014. 277.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.