Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9420
Title: Entre o visto e o interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático.
Other Titles: Between the seen and the interpreted: photography, speech and representation in the textbook.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Katiane da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: UHLE, Ana Rita.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
Keywords: Ensino de história;Fotografia;Livro didático;History teaching;Photography;Textbook
Issue Date: 29-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Katiane da Silva. Entre o visto e interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático. 2014. 144f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho discorre sobre o uso das imagens como conteúdo no ensino de história, propondo entender o conceito base do que vem a ser iconografia e compreender em especial a fotografia como um documento gerador de discurso nos materiais didático. Procura-se mostrar e ao mesmo tempo desmistificar o papel da fotografia no livro didático apenas como uma ilustração. Tendo como base a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e o Livro didático referente ao 9º ano do fundamental adotado pela instituição, buscamos analisar se a obra está adequada à proposta de currículo esboçada pela escola, verificando como as imagens foram colocadas dentro da obra por seus respectivos autores e os discursos/representações que esboçam sobre os fatos históricos. Utilizamos, para esse fim, de uma metodologia qualitativa, fazendo uso de fontes documentais (Livro didático, Fotografias e PPP).
Abstract: This study discusses the use of images as content in the teaching of history, proposing to understand the basic concept of what is iconography and comprehend, in special, the photography as a discourse generator document at educational materials. Aims to show and at same time demystifying the role of photography in the textbook only as an illustration. Based on the state school of primary and secondary education Arruda Camara, and the Textbook related to 9th grade of primary adopted by the institution, we analyzed if the work is appropriate for the proposed curriculum outlined by the school, checking how the images were placed at the textbook by their respective authors and the discourses/representations that outline about the historical facts. We use, for this purpose, a qualitative methodology, using documentary sources (Textbook, Photographs and PPP).
Keywords: Ensino de história
Fotografia
Livro didático
History teaching
Photography
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9420
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATIANE DA SILVA FERNADES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2014.pdfKatiane da Silva Fernandes. TCC. Licenciatura Plena em História.2014.28.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.