Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, Katiane da Silva.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7439335867354575pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre o uso das imagens como conteúdo no ensino de história, propondo entender o conceito base do que vem a ser iconografia e compreender em especial a fotografia como um documento gerador de discurso nos materiais didático. Procura-se mostrar e ao mesmo tempo desmistificar o papel da fotografia no livro didático apenas como uma ilustração. Tendo como base a Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e o Livro didático referente ao 9º ano do fundamental adotado pela instituição, buscamos analisar se a obra está adequada à proposta de currículo esboçada pela escola, verificando como as imagens foram colocadas dentro da obra por seus respectivos autores e os discursos/representações que esboçam sobre os fatos históricos. Utilizamos, para esse fim, de uma metodologia qualitativa, fazendo uso de fontes documentais (Livro didático, Fotografias e PPP).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleEntre o visto e o interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático.pt_BR
dc.date.issued2014-08-29
dc.description.abstractThis study discusses the use of images as content in the teaching of history, proposing to understand the basic concept of what is iconography and comprehend, in special, the photography as a discourse generator document at educational materials. Aims to show and at same time demystifying the role of photography in the textbook only as an illustration. Based on the state school of primary and secondary education Arruda Camara, and the Textbook related to 9th grade of primary adopted by the institution, we analyzed if the work is appropriate for the proposed curriculum outlined by the school, checking how the images were placed at the textbook by their respective authors and the discourses/representations that outline about the historical facts. We use, for this purpose, a qualitative methodology, using documentary sources (Textbook, Photographs and PPP).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9420
dc.date.accessioned2019-11-22T15:13:37Z
dc.date.available2019-11-22
dc.date.available2019-11-22T15:13:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Katiane da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween the seen and the interpreted: photography, speech and representation in the textbook.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Katiane da Silva. Entre o visto e interpretado: fotografia, discurso e representação no livro didático. 2014. 144f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATIANE DA SILVA FERNADES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2014.pdfKatiane da Silva Fernandes. TCC. Licenciatura Plena em História.2014.28.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.