Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
Title: O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.
Other Titles: Field work: a methodology for reading the geographical space in the teaching of geography.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Mariana Vieira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Mariana Borba de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
Keywords: Ensino de geografia;Prática de ensino - geografia;Trabalho de campo - aulas de geografia;Geography Teaching;Teaching Practice - Geography;Fieldwork - geography classes
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: No ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas, registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé.
Abstract: In teaching geography, there are several possibilities presented the geography teacher to energize and enrich their lessons such as the practice of fieldwork as a methodological tool that provides the teacher and the students something beyond the classroom can better understand the dynamics space. This work aims to show how the field work is its stages the importance for geography lessons. The methodological procedures used for the construction of this descriptive monograph were: literature, observation field research and interviews, photographic record. The fieldwork provided the observation, analysis and reporting that about the experiences lived fieldwork carried out during transit between the cities Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa and Thatcham.
Keywords: Ensino de geografia
Prática de ensino - geografia
Trabalho de campo - aulas de geografia
Geography Teaching
Teaching Practice - Geography
Fieldwork - geography classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA VIEIRA LOPES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfMariana Vieira Lopes. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.