Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Mariana Borba de.
dc.contributor.referee2ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumoNo ensino de geografia, várias são as possibilidades apresentadas ao professor de geografia para dinamizar e enriquecer suas aulas a exemplo da pratica do trabalho de campo como uma ferramenta metodológica que proporciona ao professor e aos alunos algo além da sala de aula podendo entender melhor a dinâmica do espaço. O presente trabalho tem como objetivo mostra como ocorre o trabalho de campo suas etapas a importância para as aulas de geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção deste trabalho monográfico descritivo foram: levantamento bibliográfico, observação pesquisa de campo e entrevistas, registro fotográfico. O trabalho de campo proporcionou a observação, análise e o relato acerca que das experiências vivenciadas o trabalho de campo, realizadas no percurso entre as cidades Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa e Sapé.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractIn teaching geography, there are several possibilities presented the geography teacher to energize and enrich their lessons such as the practice of fieldwork as a methodological tool that provides the teacher and the students something beyond the classroom can better understand the dynamics space. This work aims to show how the field work is its stages the importance for geography lessons. The methodological procedures used for the construction of this descriptive monograph were: literature, observation field research and interviews, photographic record. The fieldwork provided the observation, analysis and reporting that about the experiences lived fieldwork carried out during transit between the cities Cajazeiras, Nazarezinho, Santa Luzia, Campina Grande, João Pessoa and Thatcham.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9426
dc.date.accessioned2019-11-22T16:42:23Z
dc.date.available2019-11-22
dc.date.available2019-11-22T16:42:23Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - geografiapt_BR
dc.subjectTrabalho de campo - aulas de geografiapt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Practice - Geographypt_BR
dc.subjectFieldwork - geography classespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Mariana Vieira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeField work: a methodology for reading the geographical space in the teaching of geography.pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Mariana Vieira. O trabalho de campo: uma metodologia para leitura do espaço geográfico no ensino de Geografia. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA VIEIRA LOPES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfMariana Vieira Lopes. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.