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Title: Sistema eletrônico embarcado para diagnóstico das condições de aterramento de subestações energizadas.
Other Titles: Embedded electronic system for diagnosing grounding conditions of energized substations.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Luana de Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Edson Guedes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Benemar Alencar de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, José Gutembergue de Assis.
Keywords: Sistema Eletrônico Embarcado;Sistema de Aterramento;Potenciais de Superfície;Sistemas Embarcados;Diagnóstico de Malha de Aterramento;Método das Diferenças Finitas;Subestações Energizadas;Embedded Electronic System;Grounding System;Surface Potentials;Embedded systems;Grounding Diagnosis;Finite Difference Method;Energized Substations
Issue Date: 31-Aug-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Luana de Vasconcelos. Sistema eletrônico embarcado para diagnóstico das condições de aterramento de subestações energizadas. 2012. 58f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9431
???metadata.dc.description.resumo???: Um fator importante na qualidade da energia do sistema elétrico é o sistema de aterramento. A maioria dos equipamentos de uma subestação utiliza a conexão de terra como referência para todas as outras tensões operacionais. Do ponto de vista da proteção, o objetivo de uma malha de aterramento é proporcionar uma superfície equipotencial no solo. Essa malha deve garantir que,quando uma corrente circular pelo aterramento, seja ela proveniente de uma falta ou de uma descarga atmosférica, não aparecerá diferenças de potencial entre diferentes pontos da subestação. Os sistemas de aterramento de subestações exigem uma avaliação periódica devido não só ao envelhecimento das malhas de terra como também aos problemas de corrosão, além dos desgastes devido à ocorrência de surtos elétricos. Essa avaliação deve ser feita com a subestação energizada, pois o desligamento das mesmas traria transtornos aos consumidores. Neste trabalho é apresentado um método de diagnóstico em malha de aterramento de subestações energizadas, que visa, por meio do mapeamento das tensões superficiais do solo (parte interna e externa da malha de aterramento) da subestação, identificar a localização de possíveis falhas (zonas de altas resistividades ou de desgaste/descontinuidade) na malha. Para isso, desenvolveu-se um sistema eletrônico embarcado capaz de medir diversos pontos de potenciais superficiais distribuídos ao longo da malha de aterramento. O sistema também é capaz de evidenciar o comportamento dos potenciais na superfície do solo, tanto em condições de regime permanente como também na ocorrência de um curto-circuito, por meio do processamento dos dados medidos via rotina computacional que exterioriza estes resultados por meio de gráficos bidimensionais (2D). As medições são realizadas na frequência industrial utilizando a corrente de desequilíbrio (desbalanço) do transformador como referência para a elevação do potencial do solo.
Abstract: An important factor in the quality of electric power system is the Grounding System. Most equipment uses a substation ground connection as a reference for all other operating voltages. In protection, the objective of a grounding grid is to provide an equipotential surface in soil that will ensure that when a current circulating through the ground either from a fault or a lightning strike will not show differences in potential between specific substation points. The substation grounding systems require a periodic evaluation not only due to aging of ground loops, corrosion problems, apart from wear due to the occurrence of power surges. As the conditions to turn off the power substation increase in difficulty to pass, so increases the need to seek viable measurements alternatives, giving preference to methods of measurement of energized substation. On this paper is presented the development of a diagnosis in ground grid substation energized, which aims through the mapping of the surface tension of the soil (inside and outside the ground grid) substation, identifying the location of possible faults (e.g. zones of high ohmic resistance, corrosion, discontinuity) in the grid. It was developed an embedded electronic system capable of measure and to process several surface voltages distributed throughout the grounding grid. The system is also able to enhance behavior of the potential the soil surface, both in steady state conditions or in the occurrence of a short circuit, by processing the measured data via computer routine that exteriorize these results by two-dimensional graphics (2D). This evaluation must be done with the substation in working, where the current imbalance (unbalance) of the transformer is done reference to the rise of the ground potential.
Keywords: Sistema Eletrônico Embarcado
Sistema de Aterramento
Potenciais de Superfície
Sistemas Embarcados
Diagnóstico de Malha de Aterramento
Método das Diferenças Finitas
Subestações Energizadas
Embedded Electronic System
Grounding System
Surface Potentials
Embedded systems
Grounding Diagnosis
Finite Difference Method
Energized Substations
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9431
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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