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dc.creator.IDGONÇALVES, M. F. B. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635381387080045pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Edson Guedes da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, E. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930289115658143pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, George Rossany Soares de.-
dc.contributor.referee2FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.-
dc.description.resumoNeste trabalho foi realizado um estudo experimental para a análise do comportamento da impedância impulsiva em um sistema de aterramento. Com o objetivo de avaliar a impedância impulsiva, foram aplicados no solo impulsos de corrente elétrica (representativos de descargas atmosféricas) com diferentes tempos de frente e amplitudes. Para tanto, utilizou-se um gerador de impulsos de alta corrente elétrica. O gerador de impulsos foi carregado com diferentes níveis de tensão de 15 kV a 35 kV. A configuração do gerador de impulsos escolhida inicialmente proporcionou a injeção de impulsos de corrente 8/20 μs em diferentes amplitudes. Também, com o objetivo de analisar o comportamento da impedância impulsiva em diferentes tempos de frente de onda, a tensão de carregamento dos capacitores foi mantida fixa em 20 kV e os parâmetros do circuito gerador de impulso (RLC) foram alterados. A aplicação de impulsos de corrente no solo foi viabilizada utilizando-se de uma haste de aço revestida por cobre enterrada no solo. A aquisição de dados foi realizada com um osciloscópio digital de quatro canais. A tensão aplicada foi medida usando uma ponta de prova de alta tensão e a corrente foi obtida por um resistor shunt. Os resultados mostraram que quando a variável de análise foi a tensão de carregamento do gerador de impulsos, a impedância impulsiva tornou-se cada vez menor quando se elevava a tensão aplicada ao solo. Os resultados evidenciaram que quando a variável de análise foi o tempo de frente do sinal de corrente aplicado, a impedância impulsiva variou inversamente proporcional ao tempo de frente do sinal de corrente aplicado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica-
dc.titleAvaliação da impedância impulsiva em um sistema de aterramento.pt_BR
dc.date.issued2015-03-05-
dc.description.abstractIn this work was realized an experimental study for the analysis of impulsive impedance behavior in a grounding grid. In order to evaluate the impulsive impedance, were applied to the soil electric current impulses (representing lightning discharges) with several front times and amplitudes. So, a high current impulse generator was used. The impulse generator was charged with different voltage levels from 15 kV to 35 kV. The configuration of the generator initially chosen provided the injection of current impulses 8/20 μs at different amplitudes. Also, in order to analyze the behavior of the impulsive impedance at different wave front times, the capacitor's charging voltage was established in 20 kV and the impulse generator parameters (RLC) was changed. The injection of current impulses into the soil was made possible using a steel grounding rod coated with copper buried into the ground. The data acquisition was performed with a four-channel digital oscilloscope. The applied voltage was measured using a high voltage probe and current was obtained by a shunt resistor. The results showed that when the analysis variable was the charging voltage of the impulse generator, impulsive impedance became increasingly lower as the rising voltage applied to the soil. The results showed that when the analysis variable was the front time of the applied current signal, the impulsive impedance varied inversely proportional to the front time of current signal applied.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9432-
dc.date.accessioned2019-11-22T20:03:37Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-22T20:03:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSistema de Aterramento-
dc.subjectImpedância Impulsiva-
dc.subjectImpulsos de Corrente-
dc.subjectTempo de Frente-
dc.subjectDescargas Atmosféricas-
dc.subjectGerador de Impulsos de Corrente Elétrica-
dc.subjectGrounding System-
dc.subjectImpulsive Impedance-
dc.subjectCurrent Boost-
dc.subjectFront Time-
dc.subjectAtmosferic discharges-
dc.subjectElectric Current Impulse Generator-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Marconni Freitas Barroso Ribeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeImpulse impedance evaluation in a grounding system.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marconni Freitas Barroso Ribeiro. Avaliação da impedância impulsiva em um sistema de aterramento. 2015. 67f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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MARCONNI FREITAS BARROSO RIBEIRO GONÇALVES - DISSERTAÇÃO PPGEE 2015.pdfMarconni Freitas Barroso Ribeiro - Dissertação PPGEE 20151.48 MBAdobe PDFView/Open


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