Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Maria Rosimar Gomes dos Santos.-
dc.description.resumoO presente trabalho que tem como tema o Ensino de História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: O dito e o realizado no cotidiano escolar, é resultado de uma pesquisa realizada em uma escola da rede pública de ensino com professoras do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, coletada através de um questionário. Tivemos como objetivo geral analisar o ensino da História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como instrumento de formação e valorização dos educandos. Como objetivos específicos compreender a importância do estudo da Cultura Africana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, refletir sobre as contribuições culturais do africano para o povo brasileiro e reconhecer a importância da formação docente sobre a História da África para uma atuação que atenda as propostas curriculares, bem como da sociedade. Estando em pleno século XXI e percebemos que a sociedade ainda demonstra ser propagadora de preconceito e exclusão ao povo negro, diante disso percebemos a razão da necessidade da escola quebrar com as barreiras preconceituosas que a cerca, e trabalhar um Ensino de História da África nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a compreensão de valores africanos, assim, a escola da compreensão dos grandes valores do povo negro possa acontecer uma grande mudança em atitudes das pessoas com relação ao tratamento as pessoas negros, para que possamos nos aproximar de uma sociedade melhor, voltada a atitudes de igualdade. Assim, percebemos que a escola por não está trabalhando a Lei 10.639/03 como ela é pensada para ser tratada na educação, vem reforçando de forma despercebida na educação dos seus alunos, o preconceito aos negros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe present work which has the theme the Teaching of the African History in the Early Years of Elementary Education: The work done in school life is the result of research conducted at a school of public system with teachers from 1st to 5th of Elementary School, collected through a questionnaire.We had as main objective to analyze the Teaching of African Historyin the Early Years of Elementary Education as an instrument of formation and enhancement of students.As specific objectives understand the importance of the study of African Culture in the Early Years of Elementary Education, reflect about the cultural African contributions to the Brazilian people and recognize the importance of teacher trainingabout the History of Africa for a performance that meets the curriculum proposals as well as society.Standing in the XXI century and we perceived that society still shows to be propagator of prejudice and exclusion to black people, in front that. I perceive the reason of the need of the school to break the prejudiced barriers,and work a Teaching of African Historyin the Early Years of Elementary Educationfor understanding of African values, so the school from the understanding of the great values of black people can happen a big change in people's attitudes in relation to treatment of black people,for we can approximate a better society, focused on equal attitudes.Thus, we see that the school is not working for the Law 10.639/03how it is thought to be treated in education, has been strengtheningin a manner unnoticed in the education of their students the prejudice to blacks.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9433-
dc.date.accessioned2019-11-22T20:06:36Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2019-11-22T20:06:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da África - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectValores - Formaçãopt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectCultura Africanapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAfrican History - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectValues ​​- Trainingpt_BR
dc.subjectAfrican culturept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLINS, Ana Cláudia de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Teaching of African History in the Early Years of Elementary School: The Saying and Realization of School Life.pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Ana Cláudia de Sousa. O Ensino de História da África nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: O Dito e o Realizado no Cotidiano Escolar. 2015. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CLÁUDIA DE SOUSA LINS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfAna Cláudia de Sousa Lins. Monografia Pedagogia. CFP 2015. 658.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.