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dc.creator.IDMIRANDA, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4570464633789589pt_BR
dc.contributor.advisor1JACOBINA, Cursino Brandão.
dc.contributor.advisor1IDJACOBINA, C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261885352003041pt_BR
dc.contributor.advisor2LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
dc.contributor.advisor2IDLIMA, A. M. N.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237395961717699pt_BR
dc.contributor.referee1SUEMITSU, Walter Issamu.
dc.contributor.referee2RUPPERT fILHO, Ernesto.
dc.contributor.referee3SILVA, Edison Roberto Cabral da.
dc.contributor.referee4CORRÊA, Mauricio Beltrão de Rossiter.
dc.description.resumoEste trabalho abrange duas áreas de pesquisa, tendo em comum a melhoria da confiabilidade do acionamento em corrente alternada. Na primeira, investigam-se estratégias de controle, em sistemas de acionamento CA, com características de tolerância à faltas. Essas características são atingidas através da adoção de um sistema com número de fases maior que três. O uso de máquinas multifases possui diversas vantagens sobre a máquina de indução trifásica como resultado do maior número de fases: redução das oscilações de conjugado, redução da corrente por fase, redução no conteúdo harmônico da corrente do barramento CC, maior potência/ conjugado por corrente eficaz, para uma máquina de mesmo volume e maior confiabilidade do acionamento em relação ao acionamento trifásico convencional. As estratégias de controle propostas, permitem a operação contínua e livre de perturbação do sistema de acionamento com a perda completa de uma fase do motor e, em alguns casos, dois e três braços do inversor ou fases do motor. Estas estratégias de tolerância a faltas são obtidas usando-se duas abordagens: estratégias sem e com reconfiguração do inversor. As soluções sem reconfiguração são baseadas na redefinição de novas referências de tensão ou corrente de forma a manter a operação balanceada das componentes dq no controle de conjugado de uma máquina de seis fases sem conexões adicionais de hardware. A reconfiguração do sistema é obtida, isolando-se o braço, com defeito com auxilio de chaves de potência auxiliares e fusíveis, e conectando a fase sob falta a outro braço do inversor, resultando em uma estrutura com número reduzido de componentes. É apresentado também, uma estratégia de compensação de falta do tipo curto circuito em uma das chaves do inversor. É apresentada a relação existente entre os parâmetros da máquina e a resposta à falta de curto circuito. O segundo foco de pesquisa desta tese está relacionado a análise de técnicas de redução da tensão de modo comum responsável pela falha prematura dos mancais da máquina. São apresentadas três configurações de sistemas de acionamento usando um inversor de quatro braços. Este inversor é usado para alimentar uma máquina tetrafásica ou uma máquina hexafásica com conexões adequadas. Diferentes estratégias de modulação PWM permitem reduzir ou mesmo eliminar a tensão de modo comum. As estratégias de tolerância à faltas e redução da tensão de modo comum, foram validadas por estudos de simulação e por ensaios experimentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica
dc.titleSistemas de acionamentos CA multifases com estratégias de controle tolerante a faltas e redução da tensão de modo comum.pt_BR
dc.date.issued2007-07-31
dc.description.abstractThis work includes two areas of research, with a common subject of improving AC drive system reliability. In the first, AC drive system control strategies with fault tolerant properties are investigated. These properties, are obtained from the adoption of a system with phase number higher than three. The use of multi-phase machines possesses several advantages over machine of three-phase machine as a result of the high number of phases: reduction of the torque pulsation, reduction of the current per phase, reduction in the harmonic content of the DC link current, higher power/torque for a machine of same frame and higher reliability of the drive system in relation to the conventional three-phase drives. The control strategies allow for continuous and disturbance free-operation of the drive with complete loss of one leg of the inverter or motor phase. The fault tolerant are obtained using two approaches: strategies with or without reconfiguration of inverter. The solutions without reconfiguration are based on the redefinition of new voltages or currents references in such a way to maintain the operation balanced of the components dq in the torque control of the machine without additional connections of hardware. The reconfiguration is obtained by insulation the faulty leg, by means of auxiliary semiconductor switches and fuses, and connecting to faulty phase to another converter leg, resulting in a structure with reduced number of components. Post-fault control action of short circuit mode operation is presented. Design considerations are presented which relate the shortcircuit fault response to system parameters. The second subject, is on common mode voltage mitigation. The application of machines with even number of phases is explored with the objective to reduce or even to eliminate the common-mode voltage responsible to cause premature motor bearing failures among variable speed induction motor drive systems. Three configurations of drive systems are presented using four-leg inverter. This inverter is used to feed a four-phase machine or a six-phase machine with appropriate connections. Different strategies of PWM modulation allow to reduce or even to eliminate the common mode voltage. The fault tolerant strategies and reduction of common-mode voltage have been evaluated by simulation studies and experimental tests.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9436
dc.date.accessioned2019-11-22T21:14:16Z
dc.date.available2019-11-22
dc.date.available2019-11-22T21:14:16Z
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMáquinas Indução Hexafísica
dc.subjectTolerância a Falta
dc.subjectTensão de Modo Comum
dc.subjectConversor
dc.subjectInversor Hexafásico
dc.subjectSistema de Acionamento
dc.subjectHexaphysical Induction Machines
dc.subjectFault Tolerance
dc.subjectCommon Mode Voltage
dc.subjectConverter
dc.subjectHex Phase Inverter
dc.subjectDrive System
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMIRANDA, Reginaldo Sousa.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMultiphase AC drive systems with fault tolerant control strategies and common mode voltage reduction.pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Reginaldo Sousa. Sistemas de acionamentos CA multifases com estratégias de controle tolerante a faltas e redução da tensão de modo comum. 2007. 214f. (Tese) Doutorado em Engenharia Elétrica, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

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