Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.advisor1IDANSELMO, M. G. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025887374695514pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir e analisar o processo de ensino aprendizagem no ensino de geografia na turma do 3º ano A da Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquin Lacerda Leite, situada no município de São José de Piranhas-PB. Para realização desse estudo formatamos uma discussão sobre a trajetória histórica escolar da geografia, abordando algumas permanências e mudanças encontradas no século XXI. Logo após foi realizado um levantamento critico sobre a formação dos professores em geografia, trazendo a tona alguns obstáculos e desafios mediante a formação. E por fim evidenciamos a importância de uma proposta metodológica voltada para as necessidades educacionais e sociais dos discentes, tendo em vista que as tecnologias de informação e comunicação oferecem critérios que impulsionam o processo de ensino aprendizagem. Para produção dessa pesquisa utilizamos do método qualitativo, sendo firmado através de entrevistas, questionários e observações realizadas em sala de aula, além disso, partimos também de uma analise bibliográfica, tendo como base estrutural alguns autores como: Andrade (2005); Brzezinski (1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka (2009) entre outros. Portanto obtivemos como resultado dessa pesquisa, bons resultados, que apontam um desempenho melhor dos professores da disciplina de Geografia, como também no relacionamento de tais professores com os alunos e demais sujeitos da escola, fortalecendo dessa forma o processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractThis work aims to discuss and analyze the teaching-learning process concerning the Geography teaching in the 3rd grade “A” of the State High School Mayor Joaquim Lacerda Leite, located in the town of São José de Piranhas-PB. In order to carry this study out, we developed a discussion about the school historical trajectory of Geography, dealing with some permanences and changes found in the 21 st century. After that, a critical survey was carried out on teachers training, bringing us some obstacles and challenges concerning training. Finally, we highlighted the importance of a methodological proposal focused on the educational and social needs of the students. To illustrate this, the communication and information technologies offer criteria that boost the teaching-learning process. To produce this research, we use the qualitative method, being established through interviews, questionnaires and observations carried out in the classroom. In addition, we have done a bibliographical analysis, with support in some authors such as: Andrade (2005); Brzezinski (1994); Castellar (2010); Castrogiovanni (1998); Libâneo (2008); Pessoa (2007); Pontuschka (2009) among others. Therefore, we obtained as a result of this research, a concern that comes from a bit investment given to education, as well as an endorsement given to Geography teaching. However, in spite of the teachers do not have many resources, they remain doing effort to innovate and improve their methodologies, having in mind the appropriate learning and building knowledge.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9439
dc.date.accessioned2019-11-22T21:47:59Z
dc.date.available2019-11-22
dc.date.available2019-11-22T21:47:59Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectGeography - Teaching and Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Tayronne Dantas de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of geography from the experience of supervised internship.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Tayronne Dantas de. O ensino de geografia a partir da experiência do estágio supervisionado. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYRONNE DANTAS DE LIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2017.pdfTayronne Dantas de Lira. TCC. Licenciatura em Geografia.2017. 843.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.