Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, V. O. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5790240961732188pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Valterlin da Silva.
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, Valterlin da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4740303724015282pt_BR
dc.contributor.referee1MARQUES, Jacyara Farias Souza.
dc.contributor.referee2BATISTA, Fabiano Ferreira.
dc.description.resumoA educação ambiental desponta como instrumento de uma consciência ética, capacitando a formação de cidadãos preparados para avaliar e propor soluções à crise socioambiental. No Brasil, sob a ótica do Estado Democrático de Direito, a Constituição Federal (CF/88) cuida da educação e do meio ambiente como “direito de todos”. A fim de garantir a eficácia de tais direitos, e com base no processo de reestruturação da educação imposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que exige a implementação da temática como prática educativa articulada e interdisciplinar, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino, de modo que, no ensino superior, a educação ambiental ganhou espaço na estrutura curricular e extracurricular dos cursos das universidades em busca da construção de uma consciência ambiental pelos atores sociais envolvidos. Neste sentido, objetivou-se analisar se os projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social do CCJS/UFCG abordam a educação ambiental em conformidade com a LDB e a PNEA. Justifica-se o aprofundamento das discussões para compreender se a execução curricular está apta a gerar conhecimentos científicos e tecnológicos que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável da região semiárida local. Para tanto, os procedimentos metodológicos utilizados na construção do trabalho foram o método dedutivo de abordagem e o exegético-jurídico e o comparativo, por meio da aplicação da análise de SWOT, como métodos de procedimento. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e qualitativa, utilizando para a coleta de dados a análise documental, principalmente dos PPCs. A partir da análise dos quatro PPCs do CCJS, foi possível identificar, por meio da análise de SWOT, o ambiente interno (Forças e Fraquezas) e o ambiente externo (Ameaças e Oportunidades) que influenciam no tratamento da temática no CCJS. Os resultados indicam que o espaço da educação ambiental nos cursos do CCJS ainda é incipiente nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, existindo certa fragilidade na elaboração dos PPCs quanto às ações e metodologias a serem empregadas. A maior parte das disciplinas volta-se apenas para formação específica de cada curso; e os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos não conseguem envolver toda a comunidade acadêmica, o que dificulta a abordagem interdisciplinar, transversal, contínua e integrada da temática. De maneira geral, a pesquisa demonstra a necessidade de direcionar uma maior atenção à problemática ambiental pelos cursos do CCJS/UFCG, visando ações pedagógicas de reação permanente e persistente, propiciando à formação de profissionais cujas competências e habilidades estejam alinhadas as demandas socioambientais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.
dc.titleA educação ambiental nos projetos pedagógicos de cursos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2019-09-06
dc.description.abstractEnvironmental education emerges as an instrument of ethical awareness, enabling the formation of citizens prepared to evaluate and propose solutions to the socio-environmental crisis. In Brazil, from the perspective of the Democratic Rule of Law, the Federal Constitution (CF / 88) takes care of education and the environment as “the right of all”. In order to ensure the effectiveness of such rights, and based on the education restructuring process imposed by the Education Guidelines and Bases Law (LDB), the National Environmental Education Policy (PNEA) was instituted, which requires the implementation of the theme. as an articulated and interdisciplinary educational practice, continuous and permanent in all levels and modalities of education, so that, in higher education, environmental education gained space in the curricular and extracurricular structure of university courses in search of building an environmental awareness by social actors involved. In this sense, the objective was to analyze whether the pedagogical projects of the CCJS / UFCG Administration, Accounting, Law and Social Work courses (PPCs) address environmental education in accordance with the LDB and PNEA. It is justified to deepen the discussions to understand if the curricular execution is able to generate scientific and technological knowledge that can contribute to the sustainable development of the local semiarid region. For that, the methodological procedures used in the construction of the work were the deductive method of approach and the exegetical-legal and the comparative, through the application of SWOT analysis, as procedural methods. The research is characterized as exploratory and qualitative, using for data collection the documentary analysis, mainly of PPCs. From the analysis of the four CCJS PPCs, it was possible to identify, through the SWOT analysis, the internal environment (Forces and Weaknesses) and the external environment (Threats and Opportunities) that influence the treatment of CCJS. The results indicate that the environmental education space in CCJS courses is still incipient in the teaching, research and extension dimensions, and there is some weakness in the elaboration of the PPCs regarding the actions and methodologies to be employed. Most subjects focus only on the specific training of each course; and the research and extension work developed can not involve the entire academic community, which makes the interdisciplinary, transversal, continuous and integrated approach of the subject difficult. In general, the research demonstrates the need to direct greater attention to environmental issues by CCJS / UFCG courses, aiming at pedagogical actions of permanent and persistent reaction, providing the formation of professionals whose skills and abilities are aligned with social and environmental demands.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9445
dc.date.accessioned2019-11-25T11:00:35Z
dc.date.available2019-11-25
dc.date.available2019-11-25T11:00:35Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental managementpt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectAcademic trainingpt_BR
dc.subjectAnálise de SWOTpt_BR
dc.subjectSWOT Analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Vanina Oliveira Ferreira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe environmental education in the pedagogical projects of courses of the Center of Legal and Social Sciences of the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Vanina Oliveira Ferreira de. A educação ambiental nos projetos pedagógicos de cursos do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANINA OLIVEIRA FERREIRA DE SOUSA - DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2019.pdfVanina Oliveira Ferreira de Sousa - Dissertação PPGSA Profissional 2019.908.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.