Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9447
Title: Patrimônio Material de Cajazeiras - PB: Discurso Além do Concreto e Cimento.
Other Titles: Material Heritage of Cajazeiras - PB: Speech Beyond Concrete and Cement.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Francisco Álisson de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MELO, Rosilene Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: UHLE, Ana Rita
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALES NETO, Francisco Firmino.
Keywords: História Paraíba - Cajazeiras;Patrimônio histórico e identidade - Cajazeiras - Paraíba;Historiografia;Discursos - historiadores;Paraíba History - Cajazeiras;Historical Heritage and Identity - Cajazeiras - Paraíba;Historiography;Discourses - historians
Issue Date: 10-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Francisco Álisson de. Patrimônio Material de Cajazeiras – PB: Discurso Além do Concreto e Cimento. 2015. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A história do município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, segue um ritual quanto a sua origem, identidade, memória e história. Um ritual construído pelas elites do lugar, que enaltece principalmente os feitos educacionais, católicos e comerciais. Essas temáticas podem ser percebidas nos discursos reproduzidos pela historiografia local, bem como no processo que deu início a delimitação do centro histórico cajazeirense. Este estudo objetiva apresentar esses discursos, analisar suas origens e observar até onde essa influência atinge as escolhas das construções antigas consideradas patrimônio histórico material e quais mecanismos de proteção existentes asseguram, de certo modo, a preservação desses imóveis tombados. Abordaremos também sobre a importância do Patrimônio Histórico e dos cuidados com a manutenção desses objetos tidos como históricos. Será observado, ainda, que a visão do acervo histórico delimitado no centro da cidade de Cajazeiras se caracteriza, principalmente, pela ausência de edificações simples, pela não verificação de outras identidades sociais além da elitista na construção da historiografia local e na “exclusão” da zona rural cajazeirense como parte dessa história, que a faz transparecer como um espaço “sem memória”, “lugar esquecido” pelo tempo ou que “não agrega valores” patrimoniais materiais.
Abstract: A história do município de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, segue um ritual quanto a sua origem, identidade, memória e história. Um ritual construído pelas elites do lugar, que enaltece principalmente os feitos educacionais, católicos e comerciais. Essas temáticas podem ser percebidas nos discursos reproduzidos pela historiografia local, bem como no processo que deu início a delimitação do centro histórico cajazeirense. Este estudo objetiva apresentar esses discursos, analisar suas origens e observar até onde essa influência atinge as escolhas das construções antigas consideradas patrimônio histórico material e quais mecanismos de proteção existentes asseguram, de certo modo, a preservação desses imóveis tombados. Abordaremos também sobre a importância do Patrimônio Histórico e dos cuidados com a manutenção desses objetos tidos como históricos. Será observado, ainda, que a visão do acervo histórico delimitado no centro da cidade de Cajazeiras se caracteriza, principalmente, pela ausência de edificações simples, pela não verificação de outras identidades sociais além da elitista na construção da historiografia local e na “exclusão” da zona rural cajazeirense como parte dessa história, que a faz transparecer como um espaço “sem memória”, “lugar esquecido” pelo tempo ou que “não agrega valores” patrimoniais materiais.
Keywords: História Paraíba - Cajazeiras
Patrimônio histórico e identidade - Cajazeiras - Paraíba
Historiografia
Discursos - historiadores
Paraíba History - Cajazeiras
Historical Heritage and Identity - Cajazeiras - Paraíba
Historiography
Discourses - historians
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9447
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO ÁLISSON DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2015.pdfFrancisco Álisson de Oliveira. TCC. Licenciatura em História.2015.2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.