Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9461
Title: Teatro e ensino de geografia: uma proposta metodológica de ensino - aprendizagem na produção do espaço pela família.
Other Titles: Theater and geography teaching: a methodological proposal of teaching - learning in the production of space by the family.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, José Denilson Feitoza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA , Renata da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROCHA, Josenilton Patrício.
Keywords: Geografia e teatro;Ensino de geografia;Geografia - relações de gênero;Relação família e escola;Geografia escolar;Geography and Theater;Geography Teaching;Geography - Gender Relations;Family and School Relationship;School Geography
Issue Date: 7-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, José Denilson Feitoza. Teatro e ensino de geografia: uma proposta metodológica de ensino - aprendizagem na produção do espaço pela família. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho resulta de pesquisa de graduação na área de pesquisa em ensino de geografia, desenvolvida no curso de Licenciatura em Geografia, do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante o período de 03/11 à 19/12/2014, com duração de 15 aulas com a turma do 2º Ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Professor “Crispim Coelho”, situada no município de Cajazeiras, Mesorregião do Sertão Paraibano. Investigamos como a linguagem teatral se constitui uma das metodologias de ensino-aprendizagem para a abordagem da temática, teatro e ensino de Geografia: uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem na produção do espaço pela família. A importância dessa linguagem, o teatro, justifica-se em função da necessidade de uso de distintas linguagens no ensino de Geografia, a exemplo da cartografia, cinema, música e teatro, uma das manifestações culturais mais antigas e assistidas por milhões de pessoas. Desse modo, busca-se apresentar o teatro como instrumento pedagógico no ensino de Geografia como subsídio no processo ensino-aprendizagem e na compreensão da produção do espaço geográfico pela família, na sociedade capitalista e no mundo do trabalho. A partir de uma análise dialética associamos a metodologia pautada em: levantamento bibliográfico, de campo e documental. Além dessas, a observação assistemática, as entrevistas semiestruturadas, produção de texto, arte teatral, uso de caderneta de campo, registro fotográfico e sistematização das informações de campo. Os resultados da pesquisa demonstraram que durante a observação inicial as aulas de geografia, assim como as entrevistas dos educandos afirmaram que o ensino de geografia nesta Escola se mostra descontextualizado das realidades dos sujeitos da escola, e mediante a utilização da linguagem arte teatral os educandos sentiram-se mais motivados nas aulas e com maior interesse pelos conteúdos geográficos, afirmando que estes são significativos quando contextualizam suas realidades.
Abstract: This paper results of undergraduate research in the area of research in geography education developed in the Bachelor's Degree in Geography, Teacher Training Center (CFP), the Federal University of Campina Grande (UFCG), during the 03 / 11 to 19/12/2014, lasting 15 lessons with the class of 2nd year B of high school at the State School Professor "Crispin Rabbit", in the municipality of Cajazeiras, Paraíba mesoregion the Hinterland. Investigate how the theatrical language constitutes one of the teaching-learning methodologies for approaching this topic, theater and teaching Geography: a methodology of teaching and learning in the production of space for the family. The importance of this language, theater, justified by the need to use different languages in the teaching of geography, such as cartography, cinema, music and theater, one of the oldest and cultural events attended by millions of people. Thus, we seek to present theater as an educational tool in teaching Geography as an aid in the teaching-learning process and in understanding the production of geographical space for the family, in capitalist society and the world of work. From a dialectical analysis associate the methodology guided by: literature review, field and documentary. In addition to these, the observation, the semi-structured interviews, text production, theatrical art, use of field notebook, photographic record and systematization of field information. The survey results showed that during the initial observation the geography classes, as well as interviews of the students said that the geography teaching in this school shown decontextualized from the realities of school subjects, and through the use of theatrical art language learners felt -If more motivated in class and more interest in geographical, stating that these are significant when contextualize their realities.
Keywords: Geografia e teatro
Ensino de geografia
Geografia - relações de gênero
Relação família e escola
Geografia escolar
Geography and Theater
Geography Teaching
Geography - Gender Relations
Family and School Relationship
School Geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9461
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ DENILSON FEITOZA ROLIM. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2015.pdfJosé Denilson Feitoza Rolim. TCC. Licenciatura em Geografia. 2015.904.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.