Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, M. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3061048953387962pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.contributor.referee2VASCONCELOS, Santiago Andrade.
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo investigar o saber geográfico dos alunos do 9º ano “A” da Escola Estadual do Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, localizada na cidade de São José de Piranhas-PB. A mesma faz uma análise histórica do saber geográfico e do ensino de Geografia no Brasil, discutindo a metodologia e a didática utilizada nas aulas de Geografia, visto que, o saber geográfico é de suma importância para formação cidadã, proporcionando subsídios para prática social. Este estudo possui caráter qualitativo e a coleta de dados foi feita mediante aplicação de questionários com os alunos da referida escola, obtendo narrativas de 37 (trinta e sete) alunos. Além desse método, realizaram-se estudos bibliográficos, tendo como suporte teórico referências bibliográficas que abordam o ensino de geografia como os autores: Andrade (1987 e 1989), Pessoa (2007), Rocha (1996), Rodrigues (2008), Oliveira (2007), entre outros. Analisando os resultados, observou-se que os alunos apresentam consideráveis dificuldades em relação ao conceito de Geografia e o objeto de estudo da mesma. Porém, é notória a presença de uma Geografia escolar renovada, onde o educando busca relacionar os conteúdos do livro didático com a realidade do aluno, proporcionando o desenvolvimento crítico do alunado. Por fim, acreditamos que essa reflexão contribuirá para os atuais e futuros profissionais da educação geográfica, onde os mesmos possam repensar suas práticas pedagógicas e as funções que o saber geográfico proporciona para a formação de cidadã.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleUma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas - PB.pt_BR
dc.date.issued2016
dc.description.abstractThis monograph has like objective to investigate the geographic knowledge of students in the 9th grade "A" State of Elementary School School Santa Maria Goretti, located in São José de Piranhas-PB. The same do a historical analysis of geographical knowledge and teaching of Geography in Brazil, discussing the methodology and didactics used in Geography lessons, since the geographic knowledge is of paramount importance for civic education, providing subsidies for practice social . This study has qualitative and data collection was done through questionnaires with the said school students, getting narratives of 37 (thirty-seven) students. Besides this method, there were bibliographical studies, has like theoretical support references address the teaching of geography as the authors: Andrade (1987 and 1989), Person (2007), Rocha (1996), Rodrigues (2008), Oliveira (2007), among others. Analyzing the results, it was observed that students feature considerable difficulties with the concept of geography and the object of study of the same. However, it is notorious the presence of a school geography renewed where the student seeks to relate the textbook contents to the reality of the student, providing the critical development of the students .Finally, we believe that this process will contribute to the presents and future professionals of geographic education, where they can rethink their teaching practices and functions that the geographical knowledge provides for the formation of civic education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9472
dc.date.accessioned2019-11-25T13:23:55Z
dc.date.available2019-11-25
dc.date.available2019-11-25T13:23:55Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - geografiapt_BR
dc.subjectConhecimento geográficopt_BR
dc.subjectEscola Estadual - São João de Piranhas - Paraíbapt_BR
dc.subjectSchool Geographypt_BR
dc.subjectElementary School - Geographypt_BR
dc.subjectGeographic Knowledgept_BR
dc.subjectState School - São João de Piranhas - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Maria Elisiane da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA reading of the geographical knowledge of the 9th grade students of the Santa Maria Gorete Elementary School, São José de Piranhas - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Maria Elisiane da Silva. Uma leitura do conhecimento geográfico dos alunos do 9º ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, São José de Piranhas Paraíba. 2016. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA ELISIANE DA SILVA LEITE. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2016.pdfMaria Elisiane da Silva Leite. TCC. Licenciatura em Geografia.2016.621.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.