Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481
Title: Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica.
Other Titles: Youth and adult education and geography teaching: a methodological discussion.
???metadata.dc.creator???: MANGUEIRA, Thiago Nogueira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: EJA - diretrizes;Ensino de geografia;Geografia - propostas metodológicas;EJA - Guidelines;Geography Teaching;Geography - Methodological Proposals
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MANGUEIRA, Thiago Nogueira. Educação de jovens e adultos e ensino de geografia: uma discussão metodológica. 2015. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico tem como objetivo discutir a Educação de Jovens e Adultos, tendo como referência as questões metodológicas que norteiam o Ensino de Geografia nessa modalidade de ensino. O mesmo decorre da necessidade de avaliar o ensino da Educação de Jovens e Adultos, proporcionando discussões a fim de melhorar a eficácia da mesma, conferindo - lhe uma qualidade, talvez ainda não alcançados, em função de alguns equívocos em sua concepção e métodos. Para abordar os objetivos propostos e debater as indagações aqui levantadas, de início foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores que tratam a temática, a fim de entender como a EJA está no contexto educacional brasileiro, objetivando avaliar suas mudanças, interesses, questões, perfis dos alunos, dos docentes, as metodologias, entre outros fatores. Conseguinte, foi feita uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e as diretrizes para o ensino de geografia para a EJA. Assim almejou-se que a discussão aqui realizada contribua de maneira positiva como o ensino de geografia desta modalidade.
Abstract: This monographic work aims to discuss Youth and Adult Education, having as reference the methodological questions that guide the Geography Teaching in this teaching modality. The same stems from the need to evaluate the teaching of Youth and Adult Education, providing discussions to improve effectiveness giving it a quality, perhaps not yet achieved, due to some misconceptions in their design and methods. To address the proposed objectives and To debate the questions raised here, a bibliographical search was initially performed with authors dealing with the theme, in order to understand how EJA is in the context Brazilian educational system, aiming to evaluate its changes, interests, issues, profiles students, teachers, methodologies, among other factors. So it was made documentary analysis of the National Curriculum Guidelines of Basic Education, the National Curriculum Guidelines for Youth and Adult Education and the guidelines for teaching geography to EJA. Thus it was intended that the discussion held here contribute positively to the teaching of geography of this modality.
Keywords: EJA - diretrizes
Ensino de geografia
Geografia - propostas metodológicas
EJA - Guidelines
Geography Teaching
Geography - Methodological Proposals
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9481
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO NOGUEIRA MANGUEIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2015.pdfThiago Nogueira Mangueira. TCC. Licenciatura em Geografia.2015.244.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.