Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9485
Title: A importância da música como aparato metodológico nas aulas de Geografia: uma forma lúdica de estudar o Semiárido nordestino.
Other Titles: The importance of music as a methodological apparatus in geography classes: a playful way to study the northeastern semiarid.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Idaiza Fernandes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Geografia - ensino;Lúdico;Música;Semiárido;Geography - Teaching;Ludic;Music;Semiarid
Issue Date: 4-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Maria Idaiza Fernandes dos. A importância da música como aparato metodológico nas aulas de Geografia: uma forma lúdica de estudar o Semiárido Nordestino. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tema: A importância da música como aparato metodológico nas aulas de Geografia: uma forma lúdica de estudar o Semiárido nordestino. O uso da música nas aulas facilita o aprendizado e de forma dinâmica aumenta o interesse dos alunos pelas aulas. A disciplina Geografia enfrenta um grande desafio que é fazer com que os alunos se interessem pelos seus conteúdos, pois para muitos alunos a disciplina é enfadonha e decorativa. Como objetivo principal, tem-se a análise da música Chuva de honestidade de Flavio Leandro, para abordagem da temática sobre o semiárido nas aulas de geografia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com o levantamento de teses, dissertações, monografia e livros que abordam a temática e a escolha da música Chuva de Honestidade, para se trabalhar em sala de aula as principais características do semiárido. A necessidade do professor mudar suas metodologias é gritante, pois apenas o quadro o livro e o pincel, não são suficientes para despertar o interesse dos estudantes. Desta forma, foi elaborada uma metodologia específica para a utilização da música Chuva de Honestidade abordando a realidade semiárida brasileira. Trabalhar com música é uma forma de aproximar o aluno do conteúdo e de suas vivencias, facilitando assim a compreensão do conteúdo e aumentando o aprendizado. A música para trabalhar a temática sobre o Semiárido nordestino é uma forma de explorar a temática de forma dinâmica e detalhada, mostrando para os alunos todas as características dessa região com o auxílio da música.
Abstract: This work has as theme The importance of music as a methodological apparatus in geography classes: a playful way of studying the semi - arid Northeast. Using music in classes facilitates learning and dynamically increases students ' interest in classes. Geography as a school subject faces a great challenge, the one to make students interested in its contents because, for many students, the discipline is tedious and just decorative. Thus, the main objective of this research is to analyze the song "Chuva de honestidade" by Flávio Leandro, used to address the issue of the "Semi-Arid" in geography classes. The methodology used was the bibliographic research, with the survey of theses, dissertations, monograph and books that address the theme. The mentioned song was chosen to work the main characteristics of the semiarid in classroom. The need for changing methodologies is stark, since only the blackboard, the book and the blackboard marker are not enough to arouse students' interest. In this way, a specific methodology was developed for using Leandro’s song approaching Brazilian semiarid reality. Working with music is a way to bring the student closer to the content and their experiences, thus facilitating the understanding of the content and increasing the learning. Working on the theme "semi-arid Northeastern" with music explores the subject in a dynamic and detailed way, showing the students all the characteristics of this region with the aid of song.
Keywords: Geografia - ensino
Lúdico
Música
Semiárido
Geography - Teaching
Ludic
Music
Semiarid
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9485
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA IDAIZA FERNANDES DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2019.pdfMaria Idaiza Fernandes dos Santos. TCC. Licenciatura em Geografia.2019. 561.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.