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Title: Perfil das vítimas de acidente de moto com traumatismo crânio encefálico em um município do Rio Grande do Norte.
Other Titles: Profile of motorcycle accident victims with head trauma in a city of Rio Grande do Norte.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Hélder Clayton de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Jocelly de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORQUATO, Isolda Maria Barros.
Keywords: Acidentes de trânsito;Motociclistas;Traumatismo Crânio Encefálico;Traffic Accidents;Motorcyclists;Traumatic Brain Injury
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA,Hélder Clayton de Lima. Perfil das vítimas de acidente de moto com traumatismo crânio encefálico em um município do Rio Grande do Norte. 2014. 61fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Sendo uma das grandes preocupações da Organização Mundial de Saúde, o TCE é o principal determinante de óbito e sequelas em vítimas politraumatizadas. Essas perdas não se limitam apenas a redução da produtividade do trabalhador ou as lesões que afetam a vida dessas vítimas. O aumento dos custos para os serviços de saúde e dos encargos para as finanças públicas também é um importante fator. Objetivos: Demonstrar o perfil epidemiológico das vítimas de acidentes motociclístico, associando a gravidade de traumatismo crânio encefálico, admitido na Unidade Mista de Saúde, na cidade de Jaçanã, Rio Grande do Norte. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo, com dados secundários e com técnicas de observação de abordagem quantitativa. O universo do presente estudo foi composto por 124 vítimas de acidentes motociclísticos no período de abril de 2010 a janeiro de 2014. Os dados levantados foram através do software EXCEL, os quais foram apresentados em gráficos e discutidos à luz da literatura. Análise e Resultados: Os resultados mostram que houve uma predominância do sexo masculino 102 (82%), com faixa etária de 21 a 30 anos 39 (31,45%). O turno predominante foi o noturno com 53 (42,74%), seguidas da tarde com 49 (39,51%) vítimas e finalmente pela manhã com 22 (17,74%) vítimas. Quanto ao dia da semana indicaram um elevado número de vítimas a partir do final de semana, destacando as sextas feiras 10 (8,07%) vítimas, com maior concentração aos sábados 23 (18,54%) vítimas e principalmente aos domingos 46 (37,10%). A pesquisa também demonstrou que das 124 vítimas acometidas por acidentes motociclísticos 75 (60,48%) estavam com sinais clínicos de embriaguez. Dessas 124 vítimas, 16 (13%) estavam sob efeito de drogas ilícitas. Porém, a grande preocupação foi cerca de 124 vítimas, 119 (96%) não utilizavam o capacete no momento do acidente, 119 (96%) não eram habilitados. Com relação a outros agravos além do TCE, destacou-se-se as escoriações com 109 (87,90%), comuns em toda área corpórea; as fraturas com 53 (42,75%); a luxação 39 (31,45%) vítimas; a presença de hematoma em 19 (15,32%) vítimas; um fator muito relevante foi a presença de afundamento de crânio com escore de 15 (12,10%) vítimas; bem como as hemorragias 13 (10,48%); e com escores reduzidos, mesmo sendo de acidentes motociclísticos, destacou-se um escore para abrasão e abaulamento com 05 (4,03%) vítimas e queimadura com 04 (3,22%). Quanto às regiões corpóreas mais atingidas foram seguidas dos membros superiores 78 (62,10%) vítimas; os membros inferiores com 71 (57,25%) vítimas; o tórax com 11 (8,87%) vítimas e o abdome com a presença de 03 (2,41%), vítimas. De acordo com a Escala de Coma de Glasgow (ECGl) escore leve em 62 (50%) das vítimas, moderado em 38 (31%) e um escore grave em 24 (19%) vítimas. Dessas, 90 (73%) foram transferidas para outras unidades, 23 (18%) ficaram em observação, 06 (5%) receberam alta hospitalar e 05 (4%) foram à óbito. Considerações Finais: Conclui-se que para os condutores vítimas de acidentes motociclísticos do município de Jaçanã-RN, o sexo, a idade, o dia da semana, o uso do álcool e outras drogas ilícitas e o não uso do capacete, sinalizam para o risco de acidentes, e para maior gravidade das lesões temporárias ou definitivas como os traumas mais graves.
Abstract: Being a major concern of the World Health Organization , the TBI is the major determinant of mortality and sequelae in multiple trauma victims . These losses are not limited to reduced worker productivity or injuries that affect the lives of these victims . The increased costs for health care and the burden on public finances is also an important factor . Objectives : Demonstrate the epidemiological profile of victims of motorcycle accidents , combining the severity of traumatic brain injury admitted to the Joint Health Unit , the city of Jacana , Rio Grande do Norte . Methodology : This was an observational , descriptive and retrospective study based on secondary data and observation techniques with a quantitative approach . The universe of this study consisted of 124 victims of motorcycle accidents in the period April 2010 to January 2014. Data were collected through the EXCEL software , which were presented in graphs and discussed in the light of literature . Analysis and Results: The results show that there was a predominance of males 102 ( 82 % ) , ranging in age from 21 to 30 years 39 ( 31.45% ) . The predominant shift was the evening with 53 ( 42.74 % ) , followed in the afternoon with 49 ( 39.51 % ) victims and finally the morning with 22 ( 17.74 % ) victims . As for the day of the week indicated a high number of victims from the weekend , especially on Fridays 10 ( 8.07 % ) victims , with the highest concentration Saturdays 23 ( 18.54% ) victims and especially on Sundays 46 ( 37.10% ) . The survey also showed that of the 124 victims affected by motorcycle accidents 75 ( 60.48 % ) had clinical signs of intoxication. Of those 124 victims , 16 ( 13 % ) were under the influence of illicit drugs . However , the major concern was about 124 victims , 119 ( 96 % ) did not wear a helmet at the time of the accident , 119 ( 96 % ) were not enabled. With respect to other hazards beyond TCE , stood out was the bruises with 109 ( 87.90 % ) , common throughout body surface area ; fractures with 53 ( 42.75 % ) ; dislocation 39 ( 31.45% ) victims ; the presence of hematoma in 19 ( 15.32% ) victims ; a very important factor was the presence of the sinking of the skull with a score of 15 ( 12.10% ) victims ; and hemorrhages 13 ( 10.48% ); and with low scores , even though the motorcycle accidents , highlighted a score to abrasion and bulging with 05 ( 4.03 % ) with burn victims and 04 ( 3.22 % ) . As for the body regions most affected were followed by the upper limbs 78 (62.10 % ) victims ; lower limbs with 71 ( 57.25 % ) victims ; the thorax with 11 ( 8.87 % ) and abdomen victims attended by 03 ( 2.41 % ) victims . According to the Glasgow Coma Scale ( GCS ) score mild in 62 ( 50 % ) of the victims , moderate in 38 ( 31 % ) and a serious score in 24 ( 19 % ) victims . Of these , 90 ( 73 % ) were transferred to other units , 23 ( 18 % ) were under observation , 06 ( 5 % ) were discharged and 05 ( 4 % ) died . Final Thoughts : It is concluded that for drivers victims of motorcycle accidents in the municipality of Jacana -RN , sex , age , day of week , use of alcohol and other illicit drugs and non- helmet use , point to the risk accidents , and greater severity of temporary or permanent injuries as more serious traumas .
Keywords: Acidentes de trânsito
Motociclistas
Traumatismo Crânio Encefálico
Traffic Accidents
Motorcyclists
Traumatic Brain Injury
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9491
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem

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