Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENDES, R. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1309166641900408pt_BR
dc.contributor.advisor1ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.contributor.referee1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumoO presente estudo traz uma reflexão sobre o uso do livro didático, especificamente, nas aulas de Geografia na Rede Municipal. Pesquisas sobre o livro didático vêm sendo desenvolvidas para entender a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. O livro didático traz em seus conteúdos conceitos e informações capazes de conduzirem o professor de Geografia no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, levando em consideração a realidade em que se inserem os educandos. A presente pesquisa surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados na E.M.E.F Maria do Carmo Pedroza Mendes, na Rede Municipal da Cidade de Nazarezinho-PB. A pesquisa procurou compreender como o livro didático de Geografia do 6ª Ano do Ensino Fundamental contribui para o ensino desta disciplina, a partir da metodologia utilizada em sala de aula pelo professor. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas buscas em fontes bibliográficas de vários autores como Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) e Oliveira (1984), analisando os conteúdos do livro didático do 6º Ano para um entendimento sobre os seus conteúdos. A obtenção de informações fez-se necessário mediante a elaboração e aplicação de questionário a professora de Geografia do 6ª Ano perguntou-se informações sobre o uso do livro didático em suas aulas. Com os dados coletados e analisados percebemos que o livro didático ainda está presente na sala de aula como principal e mais utilizado recurso. A pesquisa teve inicio no mês de Outubro de 2017, estendendo-se até Maio de 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleUm olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente.pt_BR
dc.date.issued2018-08-06
dc.description.abstractThe present study brings a reflection on the use of the didactic book, specifically, in the classes of Geography in the Municipal Network. Research on the textbook has been developed to understand its effectiveness in the teaching and learning process. The textbook brings in its contents concepts and information capable of leading the teacher of Geography in the process of teaching and learning in the classroom, taking into account the reality that surrounds the life of learners. The present research arose from the experiences lived in the supervised internships at E.M.E.F Maria do Carmo Pedrosa Mendes in the Municipal Network of the City of Nazarezinho-PB. The research sought to understand how the textbook of Geography of the 6th year of the initial years of Elementary School contributes to the teaching of this discipline, based on the methodology used in the classroom by the teacher. For the development of the research, bibliographical sources were searched by Pontuschka (2013), Bittencourt (1993) and Oliveira (1984), analyzing the contents of the 6th grade textbook for an understanding of its contents. As data collection, it was necessary to prepare and application a questionnaire to the Geography teacher of the 6th year to obtain information about the use of the textbook in her classes. With the data collected and analyzed we noticed that the textbook is still present in the classroom as the main and most used resource, however, we conclude that the traditional teaching still persists in schools even in the face of so much technology and varied methodological resources. The research began in October 2017, extending until May 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9510
dc.date.accessioned2019-11-25T20:53:26Z
dc.date.available2019-11-25
dc.date.available2019-11-25T20:53:26Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia - livro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectProfessor de geografiapt_BR
dc.subjectGeography - Textbookpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectGeography - Elementary Schoolpt_BR
dc.subjectGeography teacherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES, Renata Luiz.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at the geography textbook: case study in the 6th grade of elementary school and its contribution to teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationMENDES, Renata Luiz. Um olhar sobre o livro didático de geografia: estudo de caso no 6º Ano do Ensino Fundamental e sua contribuição para a prática docente. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA LUIZ MENDES. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2018.pdfRenata Luiz Mendes. TCC. Licenciatura em Geografia.2018.1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.