Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBESSERA, F. B.
dc.contributor.advisor1SILVA, Eduardo Pordeus.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. P.
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4143818212585527pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Maria dos Remédios de Lima.
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274225735049769pt_BR
dc.contributor.referee2MOREIRA. Kaline Lima de Oliveira.
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8368529992218448pt_BR
dc.description.resumoEste estudo, que tem como tema: “políticas de cultura e desenvolvimento: análise crítica da legislação cultural de Sousa, Paraíba. O problema que a pesquisa busca responder refere-se sobre a situação atual da política pública instituída pela lei 2.689 e sua atuação no município. Tem-se como objetivo geral verificar se há irregularidades no que se diz respeito à plena efetivação do texto da lei 2.689/17 e apurar se a situação do município, em observação a esta lei, se encontra em dissonância com os direitos culturais fundamentais presentes na constituição. Por sua vez, tem como objetivos específicos: Compreender os direitos culturais como sendo direitos fundamentais de acordo com o que diz a constituição federal em consonância a doutrina; examinar a realidade e necessidade das políticas públicas de cultura para a sociedade; averiguar irregularidades ao longo da história do observando o desempenho das gestões do município de Sousa em efetivar suas políticas culturais, bem como na sua realidade atual. Ao desenvolver esta pesquisa, optou-se pelo método de abordagem dialético. Quanto ao método de procedimento, o método adotado é o histórico comparativo e quanto à forma de abordagem do problema a modalidade utilizada é a qualitativa. Quanto a natureza esta pesquisa é aplicada. Quanto aos objetivos gerais é explicativa. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se o bibliográfico-documental, com trato direto e indireto das fontes, pois elaborado a partir de leis, livros, internet e artigos de periódicos, com análise de conteúdo. Estruturalmente, o estudo está dividido em três seções, onde primeiramente se tratará marcos históricos de desenvolvimento cultural desde sua conceituação até introdução na política e presente na atual constituição brasileira. Logo após far-se-á um aparato econômico de como se deve tratar cultura e suas relações de mercado até as políticas públicas. Por fim serão observados os preceitos que dizem respeito à gestão municipal participativa, e desempenho da política pública de cultura de Sousa, até chegar ao resultado de que a política pública de cultura sousense é inoperante e uma gestão participativa, com diálogos e métodos adequados para implementação de seus preceitos trariam inúmeros benefícios e observâncias aos direitos que são previstos na constituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDireitos Especiaispt_BR
dc.titlePolíticas de cultura e desenvolvimento: análise crítica da legislação cultural de Sousa-Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2019-06-12
dc.description.abstractThis study, which has as its theme: "culture and development policies: critical analysis of the cultural legislation of Sousa, Paraíba.". The problem that the research seeks to answer refers to the current situation of public policy instituted by law 2,689 and its performance in the municipality. The general objective is to verify if there are any irregularities in relation to the full implementation of the text of Law 2.689/17 and to ascertain if the situation of the municipality, in observance of this law, is in dissonance with the fundamental cultural rights present in the constitution. In turn, it has as specific objectives: to understand cultural rights as being fundamental rights according to what the federal constitution says in consonance with the doctrine; to examine the reality and necessity of public policies of culture for the society; to investigate irregularities throughout the history of the observing the performance of the management of the municipality of Sousa in effecting its cultural policies, as well as in its current reality. In developing this research, we opted for the dialectical approach method. As for the method of procedure, the method adopted is the comparative history and as for the way of approaching the problem, the modality used is the qualitative one. As for the nature of this research is applied. As for the general objectives, it is explanatory. As for the technical procedure, it was adopted the bibliographic-documentary, with direct and indirect treatment of the sources, because it was prepared from laws, books, internet and journal articles, with content analysis. Structurally, the study is divided into three sections, which will first deal with historical landmarks of cultural development from its conceptualization to its introduction into policy and present in the current Brazilian constitution. Soon after, there will be an economic apparatus of how culture and its market relations should be treated, as well as public policies. Finally, the precepts concerning participatory municipal management and the performance of Sousa's public culture policy will be observed, until the result is that the public policy of Sousense culture is inoperative and a participatory management, with dialogues and appropriate methods for the implementation of its precepts, would bring countless benefits and observances of the rights that are foreseen in the constitution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9528
dc.date.accessioned2019-11-26T12:09:42Z
dc.date.available2019-11-26
dc.date.available2019-11-26T12:09:42Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDireitos Culturaispt_BR
dc.subjectGarantias
dc.subjectFundo
dc.subjectIncentivo à Cultura
dc.subjectCultural Rights
dc.subjectGuarantees
dc.subjectBottom
dc.subjectIncentive to Culture
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBESSERA. Felipe Bispo.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.referencesALVES, Rogério Antonio. Cultura como área essencial nos municípios. 2014. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Gestão e Política Pública, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 2014. BARBALHO, Alexandre. Política Cultural. In: RUBIM, Linda (org.) Organizaзгo e Produзгo da Cultura. Salvador: Edufba, 2005 2009. BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Tradução Geraldo Gerson de Souza. Cotia, SP: Ateliк Editorial, 2007. BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Sгo Paulo: Editora UNB - Imprensa Oficial: 2004. BRASIL Constituição dos estados unidos do Brasil, 1946. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao46.htm>. Acesso em: 23 mai. 2019. BRASIL Constituição Federal de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 23 mai. 2019. CANEDO, D. P. . Cultura é o quê? - reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. In: V Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - Enecult, 2009, Salvador. Anais V Enecult, 2009. CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional, Coimbra: Livraria Almedina, 1991 COELHO, Teixeira. Usos da Cultura: políticas de ação cultural. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: Ed. Da Universidade Sagrado Coração. 2002. CUNHA FILHO, F. H. . Direitos Culturais como Direitos Fundamentais no Ordenamento Jurídico Brasileiro. 1. ed. Brasília: Brasília Jurídica - DF, 2000. v. 3. 320p . CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Políticas públicas como instrumental de efetivação de direitos culturais. Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, [s.l.], v. 38, n. 77, p.177-196, 27 dez. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 54 SILVA, Ilse Gomes . Participação popular nas políticas públicas: a trajetória dos conselhos de saúde do Sistema Único de Saúde.. Revista de Políticas Públicas , São Luis/MA, v. 8, n.2, p. 75-92, 2004. DRUMMOND, ALESSANDRA (Org.) ; Rafael Neumayr (Org.) ; Lia Calabre (Org.) ; Cunha, Maria Helena (Org.) ; Karla Guerra (Org.) ; Monica Starling (Org.) ; Rômulo Avelar (Org.) ; Clarice Libânio (Org.) . Cidades e Políticas Públicas de Cultura: diagnóstico, reflexão e proposições. 1. ed. Belo Horizonte: Artmanagers, 2012. v. 1. 216p . FERNANDES, Natalia Ap. Morato. A política cultural à época da ditadura militar. Contemporânea, São Carlos - Sp, v. 3, n. 1, p.173-179, jun. 2013. FILHO, Francisco Humberto Cunha (Org.). Conflitos Culturais: como resolver? como conviver - Coletânea. 1. ed. Fortaleza: IBDCult, 2016. v. 1. 931 p. AGT, produções. Carta à fundação municipal de cultura. Sousa-PB, 2010. Recebido e Protocolado No Dia 05 de Maio de 2010 FREIRE, Alberto . Fomento à Cultura. Salvador: Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, 2013 (Coleção Política e Gestão Culturais). GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo Curso de Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 2015. JACOBI, Pedro Roberto . Políticas sociais locais e os desafios da participação citadina. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 7, n.3, p. 443-454, 2002. MELEIRO, A. ; Fonseca, Jorge Fábio . Economia Criativa: uma visão global. Latitude â013 Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFAL , v. 6, p. 233-253, 2012. MICHEL, R. C. ; AVELLAR, A. P. . A indústria da sétima arte no Brasil: uma análise da Lei do audiovisual. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2010, Salvador. ENECULT, 2010. v. 6. MILANI, Carlos R. S. . O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e européias. Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 42, p. 551-579, 2008. MINISTÉRIO DA CULTURA. Programa cultural para o desenvolvimento do Brasil. Brasília, DF, 2006. RUBIM, A. A. C. ; BARBALHO, A. (Org.) . Políticas Culturais no Brasil. Salvador: Editora da UFBA - EDUFBA, 2007. SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Manual Do Contribuinte - Mecanismos De Fomento À Cultura (Pessoas Físicas E Jurídicas). Brasília, DF : Objetiva, 2015. SOUSA. Conselho Municipal de Cultura. Resultado das Deliberações do Conselho Municipal de Cultura Para o Período JULHO/2010 a JULHO/2011. Sousa, 2010. 5 p. DALLA COSTA, Armando João ; SOUZA-SANTOS, E. R. . Economia criativa: novas oportunidades baseadas no capital intelectual. Economia & tecnologia (UFPR) , v. 25, p. 179-186, 2011. 55 SOUSA. Lei nº 2.188, de 17 de setembro de 2009. SOUSA. Lei nº 2.531, de 16 de dezembro de 2014. SOUSA. Lei nº 2.689, de 27 de julho de 2017. TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. São Paulo: Forense, 2016. UNESCO. As indústrias criativas impulsam as economias e o desenvolvimento, segundo o Relatório da ONU. 2013. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/aboutthisoffice/ singleview/news/creative_industries_boost_economies_and_development_shows_u />. Acesso em: 22 maio 2019.pt_BR
dc.title.alternativeCulture and development policies: critical analysis of cultural legislation of Sousa-Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationBESSERA. Felipe Bispo. Políticas de cultura e desenvolvimento: análise crítica da legislação cultural de Sousa-Paraíba. - Sousa: [s.n], 2019. -Monografia (Curso de Graduação em Direito) – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS/UFCG, 2019.
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Direito - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE BISPO BESERRA - TCC 2019.pdf812.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.