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Title: Administração de fármacos por via intramuscular: avaliando o conhecimento de discentes do nível superior e técnico de enfermagem.
Other Titles: Intramuscular drug administration: assessing the knowledge of higher education students and nursing technicians.
???metadata.dc.creator???: BAPTISTA, Vivianne Izabelle de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUIMARÃES, Karis Barbosa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.
Keywords: Equipe de Enfermagem;Injeções Intramusculares;Anatomia Regional;Conhecimento;Nursing staff;Intramuscular injections;Regional Anatomy;Knowledge
Issue Date: 4-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BAPTISTA,Vivianne Izabelle de Araújo. Administração de fármacos por via intramuscular: avaliando o conhecimento de discentes do nível superior e técnico de enfermagem. 2014. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento anatômico quanto à administração de fármacos por via intramuscular existente entre os discentes de nível superior e técnico de enfermagem. Consistiu em um estudo transversal, com abordagem quantitativa, que avaliou 22 discentes de nível superior regularmente matriculados no oitavo período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFCG, campus Cuité e 22 discentes no último ano do Curso Técnico de Enfermagem, todos os discentes tinham sido previamente aprovados nas disciplinas de anatomia humana, semiologia e semiotécnica. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo seres humanos, atendeu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado no Comitê de Ética do HUAC sob o CAAE Nº: 31819214.9.0000.5182. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que contemplou dados sociodemográficos e perguntas sobre aspectos anatômicos, semiotécnicos e farmacológicos de modo a atender os objetivos da pesquisa. A partir dos resultados apreendeu-se que os participantes foram predominantemente mulheres jovens. Nos aspectos anatômicos, os discentes de nível superior e técnico apresentaram déficit de conhecimento, sobretudo os discentes técnicos de enfermagem que desconsideraram a importância da espessura muscular (63,6%). Os aspectos semiotécnicos foram mais compreendidos pelos discentes de nível superior, apesar de estes desconhecerem tanto a teoria (54,5%) quanto a técnica de delimitação (86,4%) da região ventroglútea. Sobre os aspectos farmacológicos, 45,5% dos acadêmicos de enfermagem e 75% dos discentes técnicos não consideraram possível a aplicação de medicações viscosas e irritantes por via IM. Dessa forma, percebe-se que os discentes de nível superior apesar de possuírem um conhecimento mais elevado que os discentes técnicos, ainda apresentam grandes lacunas no conhecimento anatômico relacionado a administração de fármacos por via intramuscular.
Abstract: The present study aimed to evaluate the anatomical knowledge regarding the administration of existing drugs by intramuscular route between students of higher and technical level of nursing. Consisted of a cross-sectional study with a quantitative approach, which evaluated 22 upper-level students enrolled in eighth period of the course Bachelor of Nursing UFCG, campus Cuité and 22 students in the final year of the Technical College of Nursing, all students had been previously approved in the disciplines of human anatomy, semiology and semiotics. Because it is a research involving human subjects, attended Resolution 466/12 of the National Health Council, being approved by the Ethics Committee HUAC under CAAE No.: 31819214.9.0000.5182. As an instrument of data collection used a questionnaire that included demographic data and questions about anatomical, and pharmacological aspects semiotécnicos to meet the research objectives. From the results it seized that participants were predominantly young women. Anatomical aspects, the students of higher level and technical level showed a lack of knowledge, especially technical nursing students who disregarded the importance of muscle thickness (63.6%). The semiotécnicos aspects were better understood by students at tertiary level, although they are unaware both theory (54.5%) as the technique of delineation (86.4%) of ventrogluteal region. On the pharmacological aspects, 45.5% of nursing students and 75% of students did not consider possible technical application of viscous and irritant medications intramuscularly. Thus, it is noticed that the students of higher level despite having a higher knowledge that technical students, still have large gaps in anatomical knowledge related to drug administration intramuscularly.
Keywords: Equipe de Enfermagem
Injeções Intramusculares
Anatomia Regional
Conhecimento
Nursing staff
Intramuscular injections
Regional Anatomy
Knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9545
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