Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9545
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBAPTISTA, V. I. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2396074812431336pt_BR
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Karis Barbosa.-
dc.contributor.advisor1IDGUIMARÃES, Karis Barbosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9009273689713385pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.-
dc.contributor.referee2CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento anatômico quanto à administração de fármacos por via intramuscular existente entre os discentes de nível superior e técnico de enfermagem. Consistiu em um estudo transversal, com abordagem quantitativa, que avaliou 22 discentes de nível superior regularmente matriculados no oitavo período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da UFCG, campus Cuité e 22 discentes no último ano do Curso Técnico de Enfermagem, todos os discentes tinham sido previamente aprovados nas disciplinas de anatomia humana, semiologia e semiotécnica. Por se tratar de uma pesquisa envolvendo seres humanos, atendeu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado no Comitê de Ética do HUAC sob o CAAE Nº: 31819214.9.0000.5182. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário que contemplou dados sociodemográficos e perguntas sobre aspectos anatômicos, semiotécnicos e farmacológicos de modo a atender os objetivos da pesquisa. A partir dos resultados apreendeu-se que os participantes foram predominantemente mulheres jovens. Nos aspectos anatômicos, os discentes de nível superior e técnico apresentaram déficit de conhecimento, sobretudo os discentes técnicos de enfermagem que desconsideraram a importância da espessura muscular (63,6%). Os aspectos semiotécnicos foram mais compreendidos pelos discentes de nível superior, apesar de estes desconhecerem tanto a teoria (54,5%) quanto a técnica de delimitação (86,4%) da região ventroglútea. Sobre os aspectos farmacológicos, 45,5% dos acadêmicos de enfermagem e 75% dos discentes técnicos não consideraram possível a aplicação de medicações viscosas e irritantes por via IM. Dessa forma, percebe-se que os discentes de nível superior apesar de possuírem um conhecimento mais elevado que os discentes técnicos, ainda apresentam grandes lacunas no conhecimento anatômico relacionado a administração de fármacos por via intramuscular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem de Saúde Públicapt_BR
dc.titleAdministração de fármacos por via intramuscular: avaliando o conhecimento de discentes do nível superior e técnico de enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2014-09-04-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the anatomical knowledge regarding the administration of existing drugs by intramuscular route between students of higher and technical level of nursing. Consisted of a cross-sectional study with a quantitative approach, which evaluated 22 upper-level students enrolled in eighth period of the course Bachelor of Nursing UFCG, campus Cuité and 22 students in the final year of the Technical College of Nursing, all students had been previously approved in the disciplines of human anatomy, semiology and semiotics. Because it is a research involving human subjects, attended Resolution 466/12 of the National Health Council, being approved by the Ethics Committee HUAC under CAAE No.: 31819214.9.0000.5182. As an instrument of data collection used a questionnaire that included demographic data and questions about anatomical, and pharmacological aspects semiotécnicos to meet the research objectives. From the results it seized that participants were predominantly young women. Anatomical aspects, the students of higher level and technical level showed a lack of knowledge, especially technical nursing students who disregarded the importance of muscle thickness (63.6%). The semiotécnicos aspects were better understood by students at tertiary level, although they are unaware both theory (54.5%) as the technique of delineation (86.4%) of ventrogluteal region. On the pharmacological aspects, 45.5% of nursing students and 75% of students did not consider possible technical application of viscous and irritant medications intramuscularly. Thus, it is noticed that the students of higher level despite having a higher knowledge that technical students, still have large gaps in anatomical knowledge related to drug administration intramuscularly.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9545-
dc.date.accessioned2019-11-26T15:23:53Z-
dc.date.available2019-11-26-
dc.date.available2019-11-26T15:23:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEquipe de Enfermagempt_BR
dc.subjectInjeções Intramuscularespt_BR
dc.subjectAnatomia Regionalpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectNursing staffpt_BR
dc.subjectIntramuscular injectionspt_BR
dc.subjectRegional Anatomypt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectEquipo de enfermería-
dc.subjectInyecciones intramusculares-
dc.subjectAnatomía regional-
dc.subjectConocimiento-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBAPTISTA, Vivianne Izabelle de Araújo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntramuscular drug administration: assessing the knowledge of higher education students and nursing technicians.pt_BR
dc.title.alternativeAdministración de fármacos intramusculares: evaluación de conocimientos de estudiantes universitarios y técnicos de enfermería.-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Vivianne Izabelle de Araújo. Administração de fármacos por via intramuscular: avaliando o conhecimento de discentes do nível superior e técnico de enfermagem. 2014. 77 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEl presente estudio tuvo como objetivo evaluar el conocimiento anatómico sobre la administración de fármacos por vía intramuscular existente entre estudiantes universitarios y técnicos de enfermería. Consistió en un estudio transversal, con enfoque cuantitativo, que evaluó a 22 estudiantes de nivel superior matriculados regularmente en el octavo período de la Licenciatura en Enfermería de la UFCG, campus Cuité y 22 estudiantes en el último año del Curso Técnico de Enfermería. , todos los estudiantes habían sido previamente aprobados en las asignaturas de anatomía humana, semiología y semiotécnica. Al tratarse de una investigación con seres humanos, cumplió con la Resolución 466/12 del Consejo Nacional de Salud, siendo aprobada por el Comité de Ética del HUAC bajo el N ° CAAE: 31819214.9.0000.5182. Como instrumento de recolección de datos se utilizó un cuestionario que incluía datos sociodemográficos y preguntas sobre aspectos anatómicos, semotécnicos y farmacológicos para cumplir con los objetivos de la investigación. A partir de los resultados, se supo que los participantes eran predominantemente mujeres jóvenes. En los aspectos anatómicos, los estudiantes con educación superior y técnicos mostraron un desconocimiento, especialmente los estudiantes de enfermería técnica que ignoraron la importancia del grosor muscular (63,6%). Los aspectos semotécnicos fueron mejor entendidos por los estudiantes de educación superior, aunque desconocían tanto la teoría (54,5%) como la técnica de delimitación (86,4%) de la región ventroglútea. En cuanto a los aspectos farmacológicos, el 45,5% de los estudiantes de enfermería y el 75% de los estudiantes técnicos no consideraron posible la aplicación de medicamentos viscosos e irritantes por vía intramuscular. Así, es claro que los estudiantes de educación superior, a pesar de tener un conocimiento más alto que los estudiantes técnicos, aún tienen grandes lagunas en los conocimientos anatómicos relacionados con la administración de fármacos intramusculares.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANNE IZABELLE DE ARAÚJO BAPTISTA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2014.pdfVivianne Izabelle de Araújo Baptista - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20142.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.