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Title: Localização de faltas em tempo real baseada na teoria de ondas viajantes usando dados não sincronizados de dois terminais.
Other Titles: Real time fault location based on traveling wave theory using unsynchronized data from two terminals.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Felipe Vigolvino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NEVES, Washington Luiz Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES JÚNIOR, Damásio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLESKOVICZ, Mário.
???metadata.dc.contributor.referee3???: KUROKAWA, Sérgio.
???metadata.dc.contributor.referee4???: COSTA, Flávio Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee5???: MOTA, Wellington Santos.
Keywords: Faltas em Linhas de Transmissão;Linhas de Transmissão;Ondas Viajantes;Transformada de Park;Transitórios Eletromagnéticos;Alternative Transients Program (ATP);Real Time Digital Simulator (RTDSTM);Transmission Line Faults;Transmission Lines;Traveling Waves;Park Transform;Electromagnetic Transients
Issue Date: 22-May-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Felipe Vigolvino. Localização de faltas em tempo real baseada na teoria de ondas viajantes usando dados não sincronizados de dois terminais. 2014. 191 f. (Tese) Doutorado em Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Um novo método de dois terminais para localização de faltas em linhas de transmissão baseado na teoria de ondas viajantes é proposto nesta tese. O algoritmo consiste na detecção em tempo real de transitórios nos sinais de tensão e corrente monitorados e requer a existência de um sistema de comunicação para intercâmbio de informações entre os terminais local e remoto da linha. Para desenvolver esta solução, propõe-se: (i) uma nova técnica de detecção de ondas viajantes baseada na Transformada de Park, a qual é capaz de identificar transitórios de falta em tempo real de forma bastante simples e robusta; (ii) uma nova formulação para localização de faltas baseada na teoria de ondas viajantes a partir de dados de dois terminais, a qual, diferentemente das formulações clássicas, é executada em tempo real considerando os efeitos do atraso dos sistemas de comunicação utilizados, sem requerer a sincronização de dados. A avaliação e validação do método proposto são realizadas por meio de simulações digitais de faltas via Alternative Transients Program (ATP) e de análises em tempo real no Real Time Digital Simulator (RTDSTM), nas quais são consideradas linhas fictícias e reais, cujos parâmetros são provenientes de sistemas elétricos pertencentes ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Os resultados obtidos comprovam a eficiência do método proposto em detectar e localizar faltas em tempo real, fazendo uso de dados não sincronizados de dois terminais.
Abstract: A new two-terminal traveling wave-based fault location method is proposed in this thesis. It consists on the real-time transient detection on voltage and current monitored signals and requires the existence of a communication system for the exchange of information between local and remote line terminals. To develop this solution, it is proposed: (i) a novel traveling wave detection technique based on Park’s transformation, which allows a very simple and robust real-time fault-induced transient identification; (ii) a new two-terminal traveling wave-based fault location formulation, which, unlike the classical ones, is executed in real-time considering the communication system latency effect, without requiring data synchronization. The proposed method evaluation and validation are carried out through digital fault simulations using the Alternative Transients Program (ATP) and the Real Time Digital Simulator (RTDSTM), in which fictitious and actual transmission lines are considered, whose parameters are from electrical power systems belonging to the Brazilian Power System Grid. The obtained results prove the proposed method efficiency to detect and locate faults in real time, using two-terminal unsynchronized data.
Keywords: Faltas em Linhas de Transmissão
Linhas de Transmissão
Ondas Viajantes
Transformada de Park
Transitórios Eletromagnéticos
Alternative Transients Program (ATP)
Real Time Digital Simulator (RTDSTM)
Transmission Line Faults
Transmission Lines
Traveling Waves
Park Transform
Electromagnetic Transients
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9558
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

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