Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRAMOS, T. A. C. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1824635523418071pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luísa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2MOURA , Adriana Sidrelle Rolim de.-
dc.description.resumoA educação no Brasil passou por várias mudanças no currículo nos últimos anos e o município de Juazeiro – BA apresenta uma Proposta Curricular, que viabiliza o trabalho do professor em sala de aula. Contudo, com as mudanças no currículo, a necessidade de reformulá-la era preciso. Para isso, é importante conhecer o objeto que sofrerá mudanças. Assim, a pesquisa em voga objetiva analisar a composição e estrutura da Proposta Curricular de Juazeiro - BA, que é utilizada pela rede municipal de ensino. Nossos objetivos, com isso, são: apresentar as possíveis mudanças para a proposta curricular e propor uma formação continuada com base na proposta curricular municipal para os professores de Língua Portuguesa do 9º ano do município de Juazeiro – BA. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, documental e bibliográfica, que permite a exploração de níveis de análise, que abrangem a minúcia e o contexto. Como embasamento para a discussão, nos fundamentamos nos documentos nacionais como a BNCC (BRASIL, 2017); os DCns (BRASIL, 2013); os PCNs (BRASIL, 1998); LDB (BRASIL, 1996), e também, autores como Macedo, Candau, Silva e Antunes que tratam de currículo,formação docente e Ensino de Língua Portuguesa. Na análise dos dados, em relação com o referencial teórico, foi possível constatar que as propostas curriculares estão em constantes mudanças, seja por um novo olhar curricular, ou pelas necessidades de cada região em relação a sua realidade. Assim, visando contribuir na reelaboração da proposta curricular do município de Juazeiro – BA foi desenvolvida uma oficina de intervenção que venha facilitar o uso da proposta curricular e reflexões sobre a prática docente, por meio de uma formação continuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleEstudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2019-04-26-
dc.description.abstractEducation in Brazil has been through several changes in the curriculum in the last years and Juazeiro city in Bahia presents a Curriculum Proposal that enables the work of the teacher in the classroom, however with the changes in the curriculum the need to reformulate it was precise. For this it is important to know the object that will undergo the new changes. So, the current research aims to analyze the composition and structure of the Curricular Proposal of Juazeiro - BA, which for many years was used by the network. Our objectives, therefore, are to describe the possible changes to the curricular proposal and to approach a continuous formation based on the municipal curricular proposal for the teachers of Portuguese Language of the 9th year of Juazeiro - BA. The research was developed in a qualitative, descriptive and documentary approach, which allows the exploration of levels of analysis, which cover detail and context. As a basis for discussion, we rely on national documents such as BNCC (BRAZIL, 2017); the DCns (BRAZIL, 2013); the PCNs (BRAZIL, 1998); LDB (1996), and also authors such as Macedo, Candau, Silva and Antunes who deal with curriculum, teacher training and Portuguese Language Teaching. In the data analysis by the relation with the theoretical reference, by which it was possible to verify that the curricular proposals will be in constant changes, either by a new curricular look, or by the needs of each region in relation to its reality. Thus, in order to contribute to a new curricular proposal of the city of Juazeiro - BA we have developed a proposal for intervention that will facilitate the use of the proposal curricular and reflections on the teaching practice through a continuous formation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9564-
dc.date.accessioned2019-11-26T21:35:10Z-
dc.date.available2019-11-26-
dc.date.available2019-11-26T21:35:10Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProposta curricularpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectCurriculum Proposalpt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the Portuguese Language Curriculum Proposal of Juazeiro - BA for the 9th grade of elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Talita Aparecida Carvalho Ramos. Estudo da Proposta Curricular de Língua Portuguesa de Juazeiro - BA para o 9° ano do ensino fundamental II. 2019. 73f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALITA APARECIDA CARVALHO RAMOS FIGUEIRÊDO - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfTalita Aparecida Carvalho Ramos Figueirêdo. Dissertação PROFLETRAS.2019. 1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.