Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, G. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6333349713282325pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.referee2MOURA, Adriana Sidrelle Rolim de.-
dc.description.resumoA leitura é de fundamental importância na vida das pessoas, além de ser um direito do cidadão a partir do seu ingresso na instituição escolar. No processo de aprendizagem da leitura na escola, destacamos o papel do professor, uma vez que o desempenho de sua prática será evidenciado a partir dos eventos que constrói. A mediação deste profissional é de fundamental importância, pois a partir da utilização e aplicação de estratégias em diferentes momentos de leitura, estará promovendo o aumento da capacidade de compreensão dos alunos e, consequentemente, a ampliação da competência leitora. Este trabalho objetiva promover reflexões e intervenções sobre práticas pedagógicas que favoreçam a formação do leitor, visando sua participação ativa nas práticas sociais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de caráter quanti-qualitativo, baseada principalmente nos estudos de Freire (2000), Koch e Elias (2011), Lemov (2011), Solé (1998), Bortoni-Ricardo (2010- 2012), entre outros, e documentos oficiais disponibilizados pelo espaço da pesquisa. Assim, utilizamos como instrumentos para coleta de dados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE (2017), obtidos pela Escola Municipal Casemiro Pequeno, no município de Icó-CE, além do estudo do seu Projeto Político-Pedagógico. A partir do estudo desses documentos, realizamos uma análise da avaliação externa de Língua Portuguesa do SPAECE, a fim de que pudéssemos refletir sobre os resultados que contemplam a leitura pelos alunos do Ensino Fundamental. Por meio dessa análise, percebemos que fatores como: carência de professores nos anos finais do Ensino Fundamental, ausência de transporte escolar, a não utilização da biblioteca pela comunidade escolar, indisciplina e rotatividade de professores nos anos iniciais estavam refletindo negativamente sobre os resultados apresentados, e que determinadas ações não estavam sendo planejadas e executadas de acordo com o que sugerem os teóricos que referendam este estudo. Diante da análise em questão e esperançosas por uma mudança positiva dos resultados, elaboramos uma proposta de intervenção direcionada aos docentes do Ensino Fundamental II, estruturada em modalidades variadas de gêneros textuais, cujo objetivo é proporcionar ao aluno a ampliação do pensamento crítico, correlacionando os temas tratados nas atividades com suas práticas cotidianas, permitindo que possibilite uma leitura pautada na perspectiva das concepções aqui apresentadas, que defendem uma prática voltada para a interação, a construção de sentidos do texto e a utilização dos conhecimentos prévios como ponto de partida para uma leitura autônoma e compreensiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleMediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2019-04-26-
dc.description.abstractThe reading has a fundamental importance in people’s live. In addition to being a Brazilian civic right since the citizens admittance in the educational institution. In the learning process of reading in school, we highlight the role of teachers since the performance of their practice will be evidenced from the Events that are being built. The mediation of that professional has a fundamental importance, because of the use and application of strategies in different moments in reading process it wills promoting the increase of ability to understanding of student, and, consequently, the expansion of reading competence. This paper aims to promote reflections and intervention about pedagogical practices which favour the formation of the reader, aiming at their active participation in social practices. This is a bibliographic research and documentary study, it’s includes both qualitative and quantitative character, based primarily in studies from Freire (2000), Koch e Elias (2011),Solé(1998), Bortoni-Ricardo(2010- 2012), among others and official documents provided by the space of research. Thus, it was used as instruments to collect data the results from of the Basic Education Evaluation System of Ceará-SPAECE (2017) obtained by Municipal School Casemiro Pequeno, in ICÓ-CE. Also the study of its Pedagogic-political project. On the basis of the examination of these documents it was carried out an analysis of external evaluation of Portuguese language from SPAECE. In order that its can reflect about results that contemplate the reading by students of Elementary School. Through this analysis, it’s perceived factors such as: lack of teachers in the final years of Elementary School (8 th and 9 th grade in Brazil), absence of school transport service; non-utilization of Library by school community, indiscipline and also turnover of teachers in the early basic education, it was reflectied negatively about results obtained, as well as, specific actions were not planned and executed according to theoretical studies that support this study. Facing this analysis and hoping for a positive change in results, it was made a proposal for an intervention towards Elementary School’s teachers, it’s structured in various modalities of textual genre, whose the objective is to provide the student with the expansion of critical thinking correlating the topics covered in the activities with its daily practices allowing for a reading based on the perspective of the concepts presented here which safeguard practice aimed to interaction; the construction of meanings of the text and the use of prior knowledge as a starting point for autonomous and comprehensive reading.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9566-
dc.date.accessioned2019-11-26T21:57:04Z-
dc.date.available2019-11-26-
dc.date.available2019-11-26T21:57:04Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReader Formationpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Mediationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Gabriela Teixeira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mediation in reader education in elementary school II.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Gabriela Teixeira. Mediação docente na formação do leitor no ensino fundamental II. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELA TEIXEIRA LIMA - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfGabriela Teixeira Lima - Dissertação PROFLETRAS.2019. 3.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.