Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9602
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFÉLIX, W. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2818549713928546pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.referee2MARTINS, Edson Soares.-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo central propor atividades que estimulem um ensino prazeroso e significativo da leitura literária no 9º ano do Ensino Fundamental, através de um projeto interdisciplinar, tendo como ponto de partida o livro premiado de literatura infanto- juvenil, O mistério das 13 portas no castelo encantado da ponte fantástica (2012), do cearense José Flávio Vieira. Esta obra, de natureza híbrida, visto que nela há canções populares em forma de repente, etc , conta a história de personagens históricos e fictícios da região do Crato/CE - mediante uma hibridez de gêneros, tais como, contos de fada, epopeia, utopia, distopia, e intertextualidade com diversos textos de tradições literárias distintas - o que enseja um valioso trabalho de valorização do sentimento de pertença e da cultural local. Como ponto de partida, refletiremos sobre a abordagem da leitura e da literatura no contexto escolar, bem como da importância que a habilidade de leitura desempenha na vida de um indivíduo na sociedade atual. Abordaremos a Literatura regional como estratégia que viabiliza ao professor de Língua Portuguesa uma aproximação do aluno com a leitura e, consequentemente, com a sua comunidade, fortalecendo suas identidades individual e coletiva. Buscamos, assim, contribuir com a escola de educação básica no processo de ensino-aprendizagem da leitura, na promoção de conhecimentos científicos e saberes necessários ao sujeito educando, através de um projeto interdisciplinar que envolve leitura e escrita. Assim, elegemos, como objetivo, utilizar literatura regional infanto-juvenil em sala de aula com o propósito de auxiliar o professor de Língua Portuguesa em suas aulas, buscando um ensino dinâmico e crítico do texto literário. Para esta empreitada, adotamos os postulados da pesquisa qualitativa, e baseamo-nos nos postulados de Koch e Elias (2010), Cosson (2016), Freire (2009, 2015), Compagnon (2009, 2010), Pennac (1993), Bauman (2005), Bonnici(2005), Candau (2012), Fazenda (1994), Lerner (2002), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLiteratura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis research has as its main objective to propose activites that motivate a pleasant and meaningful teaching of literature reading for the 9th grade of the Elementary School Years, through an interdisciplinary project, having as its starting point an awarded children’s book O mistério das 13 portas no castelo encantado da ponte fantástica [ The mystery of the 13 doors in the spelled castle of the fantastic bridge] (2012), by the northeastern Brazilian writer, José Flávio Vieira. This work, of hybrid nature, since there are many local folk songs in it, such as those of the “repente” genre, among others, tells the story of historical and fictional characters of the Brazilian northeastern region called Crato, in the State of Ceará – through the use of different genres, such as fairy tales, epic, utopia, dystopia, besides intertextuality with several texts of diferente literary traditions – what allows a rich work of highlightening the value of local culture and the feeling of belonging. As a starting point, we will discuss about the teaching of reading and literature in the school context, as well as the importance of reading skills and their impact on the life of an individual in today’s society. We will also debate about the use of regional literature as a strategy for the teacher of Portuguese to motivate students to have contact with the universe of reading and also with his community, strengthening his individual and colective identities. Thus, we aim at helping lowers level schools in the teaching-learning processes, and in the spreading of (scientific) knowledge which are necessary for the students, all this through ap interdisciplinar Project that envolves reading and writing. Thus, we chose as objective to use regional literature for children (and teenagers) in class, in order to help teachers of Portuguese in search for a dynamic and critical teaching of the literary text. For such an enterprise, we opted for a qualitative kind of research, and chose the theoretical support of Koch and Elias (2010), Cosson (2016), Freire (2009, 2015), Compagnon (2009, 2010), Pennac (1993), Bauman (2005), Bonnici(2005), Candau (2012), Fazenda (1994), Lerner (2002), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9602-
dc.date.accessioned2019-11-27T14:15:51Z-
dc.date.available2019-11-27-
dc.date.available2019-11-27T14:15:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLiteratura regionalpt_BR
dc.subjectLiteratura- infanto - juvenilpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectRegional Literaturept_BR
dc.subjectChildren's Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFÉLIX, Wanilly do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChildren's literature and local identity: intervention project for the 9th grade.pt_BR
dc.identifier.citationFÉLIX, Wanilly do Nascimento. Literatura infanto-juvenil e identidade local: projeto de intervenção para o 9º ano. 2019. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANILLY DO NASCIMENTO FÉLIX - DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfWanilly do Nascimento Félix - Dissertação PROFLETRA.2019.1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.