Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.description.resumoA presente pesquisa consiste em um estudo diacrônico da língua portuguesa apresentando por meio do gênero textual história em quadrinhos, uma forma de inserir o contexto histórico da língua em sala de aula. Dessa forma, temos por objetivo geral: contribuir para abordagens da história da língua portuguesa no Ensino Fundamental através da história em quadrinhos. Para chegarmos a esse objetivo, traçamos os seguintes objetivos específicos: estudar as principais características do latim clássico, do latim vulgar e do galego-português; analisar os principais fatores políticos e linguísticos que contribuíram para a formação do português de Portugal e do português brasileiro; e elaborar uma história em quadrinhos acerca do contexto histórico da língua portuguesa, direcionada ao Ensino Fundamental. Para realização desta pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, nas concepções teóricas de Coutinho (2011), Assis (2011), Teyssier (2001), dentre outros que abordam a temática. Quanto à natureza metodológica do trabalho, a pesquisa pode ser considerada bibliográfica, por fazer uso de teorias já comprovadas e debatidas por estudiosos da área. Este trabalho tem como resultado final a história em quadrinhos- A História da Língua Portuguesa, direcionada ao Ensino Fundamental, visando possibilitar uma ferramenta didática para o ensino da história da língua portuguesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO estudo diacrônico da língua portuguesa: a história em quadrinhos como proposta didática para o ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-07-11
dc.description.abstractThe present research consists of a diachronic study of the Portuguese language presenting through the textual genre comics, a way of inserting the historical context of the language in the classroom. Thus, we have as a general objective: to contribute to approaches to the history of the Portuguese language in elementary school through comics. To reach this goal, we draw the following specific objectives: to study the main characteristics of classical Latin, Vulgar Latin and Galician-Portuguese; to analyze the main political and linguistic factors that contributed to the formation of the Portuguese of Portugal and the Brazilian Portuguese; and to elaborate a comic book about the historical context of the Portuguese language, directed to Elementary School. For the accomplishment of this research, we are based, mainly, on the theoretical conceptions of Coutinho (2011), Assis (2011), Teyssier (2001), among others that approach the subject. As to the methodological nature of the work, the research can be considered bibliographical, by making use of theories already proven and debated by scholars of the area. This work has as a final result the comics - The History of the Portuguese Language, directed to Elementary School, aiming to make possible a didactic tool for the teaching of the history of the Portuguese language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9603
dc.date.accessioned2019-11-27T14:42:43Z
dc.date.available2019-11-27
dc.date.available2019-11-27T14:42:43Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectPortuguese Language Historypt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectComicpt_BR
dc.subjectText Genrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cicera Eliziene Alves da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe diachronic study of the Portuguese language: the comic strip as a didactic proposal for the elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cicera Eliziene Alves da. A oralidade nas séries finais do ensino fundamental II: gênero exposição oral. 2019. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA ELIZIENE ALVES DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfCicera Eliziene Alves da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.7.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.