Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9604
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0300555045682379pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo, refletir sobre a relevância do trabalho com a retextualização na produção textual de novos gêneros. As teorias que a embasaram, estão fundamentadas, principalmente, nos estudos desenvolvidos por Soares (2010), Marcuschi (2001), Dell’Isola (2007), Fiorussi (2003) e Kleiman (2010). No que se refere à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros, teses dissertações e artigos acadêmicos, sob uma abordagem qualitativa. Em se tratando do universo da pesquisa, esta está direcionada a leituras sobre o processo de retextualização, letramento, gêneros textuais, cordéis e contação de histórias. Através dos estudos realizados, percebemos a importância do processo de retextualização, na perspectiva do letramento, para o desenvolvimento da oralidade e da escrita, por meio dos gêneros textuais, em sala de aula. Este se apresenta como um processo de aquisição de conhecimento e de construção de novos textos, em que deve ser considerado, não somente a temática explícita no texto, mas também os conhecimentos prévios de cada aluno que podem enriquecer a sua compreensão. Além disso, possibilita aos alunos expor suas experiências e expressões artísticas, de uma forma espontânea e prazerosa como é o ato de recontar, ouvir e inventar. Com a finalidade de contribuir com a prática pedagógica do professor, no que se refere ao trabalho com a oralidade e a escrita, realizamos uma proposta de intervenção, a ser apresentada a professores do 6° ano do ensino fundamental, por meio da retextualização da oralidade para a escrita do gênero textual cordel para a contação de histórias, através de uma prática de letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias.pt_BR
dc.date.issued2019-06-26
dc.description.abstractThis research purpose to reflect on the relevance of the work with the retextualization in the textual production of new genres. The theories that support it, are mainly based on the studies developed by Soares (2010), Marcuschi (2001), Dell'Isola (2007), Fiorussi (2003) and Kleiman (2010). As far as the methodology is concerned, it is a bibliographical research, based on books, dissertations and academic articles, under a qualitative approach. When it comes to the universe of research, it is directed to readings about the process of retextualization, literacy, textual genres, cords and storytelling. Through the studies carried out, we could perceive the importance of the process of retextualization, in the perspective of literacy, for the development of orality and writing, through the textual genres, in the classroom. This is presented as a process of acquisition of knowledge and construction of new texts, in which not only the explicit theme in the text, but also the previous knowledge of each student that can enrich their understanding must be considered. In addition, it allows the students to expose their experiences and artistic expressions, in a spontaneous and pleasurable way as the act of retelling, listening and inventing. In order to contribute to the pedagogical practice of the teacher, with regard to the work with orality and writing, we made a proposal of intervention, to be presented to teachers of the 6th grade of elementary school, through the retextualization of orality for the writing of the textual genre cordel for storytelling, through a practice of literacy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9604
dc.date.accessioned2019-11-27T15:20:58Z
dc.date.available2019-10-27
dc.date.available2019-11-27T15:20:58Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectLetramento - práticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectLiteracy - Practicept_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Mikaelly Cabral.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling as a literacy practice: a process of string retextualization for storytelling.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Mikaelly Cabral. A contação de histórias como prática de letramento: um processo de retextualização do cordel para a contação de histórias. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIKAELLY CABRAL PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2019.pdfMikaelly Cabral Pereira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2019.1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.