Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802750303678608pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, R. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objeto de estudo o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contendo como objetivo geral a análise das concepções de professores dos Anos Iniciais acerca da sua prática docente no Ensino de História. E como desdobramento deste, apresentou por objetivos específicos discutir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor em sala de aula; refletir acerca da contribuição de novas metodologias aplicáveis ao ensino de História; apontar a importância dos docentes e das ações cotidianas para a construção da História. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com 5 (cinco) professoras que lecionam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental numa instituição pública da rede municipal de Cajazeiras-PB. O estudo possui abordagem qualitativa, sendo também de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados deu-se através da aplicação de entrevistas semiestruturadas organizadas em formato de roteiro, sendo, portanto, o instrumento utilizado no estudo. Os dados foram examinados e interpretados através da técnica de Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Pudemos constatar que o Ensino de História, apesar de ter avançado ainda mostra-se insuficiente do ponto de vista prático. Existe uma exigência visível que revela a necessidade de se repensar o modelo de ensino característico nas aulas da disciplina principalmente nos primeiros anos, pois o trabalho com crianças requer o emprego de metodologias variadas que contemple a produção de situações dinâmicas. Assim, é necessário romper com as barreiras que impedem o aluno e o docente de manterem uma relação de intimidade com os saberes históricos. É necessário reafirmar a luta outrora iniciada em torno desse ensino, visto que ainda há muito a se fazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2018-12-07-
dc.description.abstractThe present work had as object of study the Teaching History in the Initial Years of Elementary Education. Containing as general objective the analysis of the conceptions of teachers of the Initial Years about their teaching practice in Teaching History. And as unfolding of this, it presented as for specific objectives to discuss the pedagogical practices developed by the teacher in the classroom; reflect on the contribution of new methodologies applicable to the teaching of History; to point out the importance of teachers and daily actions for the construction of History. This is a field research carried out with 5 (five) teachers who teach in the Initial Years of Elementary School in a public institution of the municipal network of Cajazeiras-PB. The study has a qualitative approach, being also exploratory and descriptive. The data collection was done through the application of semi-structured interviews organized in script format, being, therefore, the instrument used in the study. The data were examined and interpreted using the Bardin Content Analysis (AC) technique. We could verify that the Teaching of History, despite having advanced, is still insufficient from the practical point of view. There is a visible demand that reveals the need to rethink the typical teaching model in the classes of the discipline, especially in the first years, since working with children requires the use of varied methodologies that contemplate the production of dynamic situations. Thus, it is necessary to break with the barriers that prevent the student and the teacher from maintaining a relation of intimacy with the historical knowledge. It is necessary to reaffirm the struggle once begun around this teaching, since much remains to be done.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9612-
dc.date.accessioned2019-11-27T17:28:27Z-
dc.date.available2019-11-27-
dc.date.available2019-11-27T17:28:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - históriapt_BR
dc.subjectHistória - prática de ensinopt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectElementary School - Historypt_BR
dc.subjectHistory - Teaching Practicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Daiane Mangueira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of history in the early years of elementary school: [RE] thinking about pedagogical practice.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Daiane Mangueira. O ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental: [RE]pensando a prática pedagógica. 2018. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE MANGUEIRA PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfDaiane Mangueira Pereira. Monografia Pedagogia. CFP 2018.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.