Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9616
Title: Ensino de história nos anos iniciais do ensino Fundamental: formação docente nas instituições de ensino em Cajazeiras, PB.
Other Titles: History teaching in the early years of elementary school: teacher education in educational institutions in Cajazeiras, PB.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Ivo Ramalho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine de Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, Rômulo Feitosa.
Keywords: Ensino de história - ensino fundamenetal;História - ensino - séries iniciais;Ensino fundamental;History Teaching - Elementary School;History - Teaching - Early grades;Elementary School
Issue Date: 13-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Ivo Ramalho. Ensino de história nos anos iniciais do ensino Fundamental: formação docente nas instituições de ensino em Cajazeiras, PB. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho está inserido no campo da reflexão a respeito do ensino de História nos primeiros cinco anos do Ensino fundamental. Discute-se a formação do professor e a possibilidade deste dominar todos os conteúdos das áreas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, História e outras, com condições suficientes para contribuir com a formação de um aluno que seja capaz de refletir e compreender o mundo em que vive; de saber a importância dos conteúdos que são repassados em sala de aula e de conseguir fazer com que os alunos aprendam todas as disciplinas ministradas por ele, já que o mesmo nos anos iniciais é professor unidocente. Diante disso, essa pesquisa objetiva identificar como os cursos de Formação de Professores preparam os seus alunos para atuarem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de História. Através de uma análise documental, com abordagem qualitativa e utilizando como fonte os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia de duas Instituições do Ensino Superior e uma do Normal Nível Médio e os Planos de Cursos das disciplinas relacionadas ao ensino de História, constatou-se que nos três cursos as disciplinas que existem voltadas ao ensino de História são limitadas a ensinar métodos de ensino, avaliação e diretrizes do ensino de História no Brasil, mostrando a preocupação dos cursos com o como fazer, as metodologias e as práticas, deixando fora dos seus componentes curriculares a parte teórica, sem a qual fica difícil de existir o elo entre teoria e prática. Sendo assim, essa pesquisa demonstra que é importante que as escolas invistam em formação continuada para os professores, em suas áreas específicas, a qual proporcione um aprofundamento dos conteúdos mais complexos, o que permitirá uma prática docente mais eficaz. Assim como é necessário que haja maior atenção nos cursos de graduação voltados para essa formação em disciplinas específicas, seja com mudança na estrutura curricular ou com oferta de cursos extracurriculares.
Abstract: The present work was inserted in the field of the reflection about the teaching of History in the first five years of the Elementary School. The training of the teacher and the possibility of mastering all the contents of the areas of Science, Geography, Portuguese Language, History and others are discussed, with sufficient conditions to contribute to the formation of a student who is able to reflect and understand the world in that lives. To know the importance of content that is passed on in the classroom; and to get students to learn all the disciplines taught by him, since the same in the early years is a teacher multipurpose teacher. Thus, this research aims to identify how the Teacher Training courses prepare their students to work in Years Basic Education Early in the discipline of history. Through a documentary analysis, with a qualitative approach, using as a source the Pedagogical Political Projects of the Pedagogy Courses of two Institutions of Higher Education and one of the Normal Level and the Course plans of the disciplines related to the teaching of History. It was verified that in all three course the disciplines that exist to teach History are limited to teaching methods of teaching, evaluation and guidelines of History teaching in Brazil. Showing the concern of the courses with how to do it, methodologies and practices, leaving out of their curricular components the theoretical part, without which it is difficult to exist the link between theory and practice. Thus, this research demonstrates that it is important for schools to invest in continuing education for teachers, in their specific areas, which provides a more in-depth understanding of the more complex contents, which will allow a more effective teaching practice. Is a need for Greater attention in undergraduate courses aimed at this training in specific disciplines, either with a change in curricular structure or as an offer of extracurricular courses.
Keywords: Ensino de história - ensino fundamenetal
História - ensino - séries iniciais
Ensino fundamental
History Teaching - Elementary School
History - Teaching - Early grades
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9616
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVO RAMALHO PINTO. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2017.pdfIvo Ramalho Pinto. TCC. Licenciatura Plena em História.2017.299.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.