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Title: Retextualização de mitos e lendas: contribuições para a prática docente do 8° e 9° anos do ensino fundamental.
Other Titles: Retextualization of myths and legends: contributions to 8th and 9th grade teaching practice.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Lêuda Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Henrique Miguel de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA ARRAIS , Maria de Nazareth.
Keywords: Retextualização;Abordagem interacionista;Gêneros textuais;Retextualization;Interactionist approach;Textual genres
Issue Date: 25-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Lêuda Fernandes. Retextualização de mitos e lendas: contribuições para a prática docente do 8° e 9° anos do ensino fundamental. 2019. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e descrever as práticas de produção textual em turmas de 8º e 9º anos de uma escola pública estadual do munícipio de Petrolina – PE e o lugar ocupado nela para o trabalho com a retextualização a partir dos gêneros textuais lendas e mitos. A pesquisa realizada é de natureza aplicada, qualitativa e descritiva. É, ainda, classificada, quanto ao método, de pesquisa etnográfica, uma vez que o pesquisador coletou os dados em situações reais, buscando compreender como acontecem as práticas de produção textual, dentro da sala de aula, sobretudo, com gêneros rotineiros da vida dos aprendizes, a exemplo dos mitos e das lendas. Dos textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, num total de 59, foi analisada uma amostra de 04 produções do corpus coletado com vistas a buscarmos subsídios para a produção de uma Proposta de Intervenção para o professor de Língua Portuguesa. Além dos textos dos alunos, foi realizada a entrevista com um professor colaborador. Enquanto aporte teórico, tomamos como apoio os estudos sobre os processos de leitura e de escrita numa abordagem sociointeracionista, com base nas ideias de Antunes (2009), Koch e Elias (2011) e Geraldi (2012), que parece ser a mais apropriada para o desenvolvimento do trabalho interativo em sala de aula, uma vez que considera o texto como unidade básica de ensino. A análise dos dados demonstrou que a concepção de língua do professor contempla, ao mesmo tempo, uma abordagem tradicional e inovadora, visto que aplica uma metodologia de ensino a partir de conceitos gramaticais, mas também por meio dos diversos gêneros textuais. Quanto aos textos dos alunos, no que tange ao processo de retextualização, as produções analisadas demostraram que os estudantes fazem uso efetivo de oito das nove operações de retextualização propostas por Marcuschi (2010), o que implica a validade de se trabalhar com tal procedimento para o desenvolvimento da competência escritora dos aprendizes da língua em sala de aula.
Abstract: The purpose aims to analyze and to describe the textual production practices in eighth and ninth classes from the basic education in a state public school from Petrolina city in Pernambuco, and the place occupied on it for the work developed with the retextualization from the textual genres legends and myths. The study conducted contains an applied, qualitative and quantitative nature. Then, with regard to the method, it is classified as an ethnographic research, since the researcher collected the data in real situation working to understand how the textual production practices happen in classroom, mainly with the routine genres from the learners’ life, for example the myths and the legends. From the 59 texts produced by the subjects of the research, it was analyzed a sample of 0 productions from the corpus collected with the aim to search subsidies for the production of a Proposal for Intervention to the Portuguese language teacher. In addition to the students’ texts, it was conducted the interview with a compliant teacher. As the theoretical input, we use as support the studies about the reading and writing processes in a socio-interactionist approach, based on the ideas from the Antunes. Koch and Elias (2011) and Geraldi (2012) which seems the most appropriate to the development of the interactive work in classroom, since that they consider the text as the basic unit of the teaching. The date analyzed demonstrated that the teacher’s conception about language contemplates, at the same time, a traditional and innovating approach, as long as it applies a teaching methodology from the grammatical concepts, but also through many textual genres. About the students’ texts, concerning to the retextualization process, the productions analyzed demonstrated that the students use effectively eight from the nine retextualization’ operations proposed by Marcuschi (2010), that involve the validity to work with this procedure for the development in classroom of the writing competence by the learners of the language.
Keywords: Retextualização
Abordagem interacionista
Gêneros textuais
Retextualization
Interactionist approach
Textual genres
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9621
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

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