Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOURENÇO, D. C. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953425533931501pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Denise Lino de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, DENISE LINO DEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.referee2SILVA, Wagner Rodrigues.-
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Roziane Marinho.-
dc.description.resumoNesta dissertação, abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir dos objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades. Assim, temos como finalidade responder à questão da pesquisa: Qual a natureza dos objetos de conhecimento do eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF)? Propomos como objetivo geral: investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Como objetivos específicos, almejamos: (i)Inferir, a partir da literatura estudada, a abordagem da natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S; (ii) Identificar na BNCC a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S nos AF-EF; (iii) Desvelar a proposta de aprendizagem do eixo AL/S na BNCC (AF-EF). A metodologia empreendida caracteriza-se como de natureza qualitativa e interpretativista, no seio de uma Linguística Aplicada crítica e indisciplinar (MOITA LOPES, 2001), através de uma pesquisa documental (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). Os principais subsídios teóricos são os conceitos de currículo (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) e os conceitos amalgamados que subjazem na BNCC: objetos de conhecimento (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), competências e habilidades (PERRENOUD, 1999). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. O corpus de análise foi retirado da BNCC de Língua Portuguesa, Ensino Fundamental – Anos Finais, cujo recorte de investigação focaliza os objetos de conhecimento e suas habilidades do eixo Análise linguística/Semiótica, a partir das categorias analíticas, a saber, textualidade, discursividade, gramaticalidade e multimodalidade. Os resultados apontam que o trabalho com a análise linguística configura-se como um movimento pendular, entre tradição e inovação, na BNCC: ora propõe uma aprendizagem dos aspectos estruturais da língua, ora propõe uma aprendizagem voltada para os aspectos da textualidade. Em contrapartida, a semiótica não aparece, de forma evidente, nos objetos de conhecimento transversais, ou seja, essa área não ocupa um lugar de relevo junto à análise linguística, no tocante a esse movimento pendular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem e Ensinopt_BR
dc.titleO eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2019-09-30-
dc.description.abstractIn this essay, it is approached the axis Linguistic/Semiotics Analysis (L/S A) in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) from the knowledge objects and their respective skills. Thus, the purpose to answer the research question is: What is the nature of the knowledge objects of the Linguistic / Semiotic Analysis (L/ S A) axis in the BNCC in the Final Years of Elementary School (FY-ES)? It is proposed as a general aim: to investigate the nature of the knowledge objects of the L/S A axis presented at the BNCC for the Final Years of Elementary School (FY-ES). As specific purposes, it is expected: (I) infer from the studied literature the approach of nature of knowledge object of (L/S A); (II) Identify in the BNCC the nature of the L/S A axis knowledge objects in FY-ES, (III) Unveiling the L/S A axis learning proposal at BNCC (FY-ES). The methodology used in this essay is characterized as of qualitative and interpretative nature, within a critical and it is not related to an only discipline, for this reason is undisciplinar Applied Linguistics, (MOITA LOPES, 2001), through a documented research (LE GOFF, 1997; CELLARD, 2008). The main theoretical subsidies are curriculum concepts (MOREIRA, 1999; SILVA, 2017; MACEDO, 2018) and the combined concepts that underlie the BNCC: knowledge objects (SACRISTAN, 1998; LINO DE ARAÚJO, 2014), skills and abilities (PERRENOUD, 1999). To carry out the analysis, It relies on studies on linguistic analysis (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) and semiotics, in the social and multimodal bias (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) with a view to achieving the defined objectives. The corpus of analysis was taken from the Portuguese Language of BNCC, Elementary School - Final Years, whose research focuses on the knowledge objects and their skills of the Linguistic / Semiotic Analysis axis, from the analytical categories, namely textuality, discursivity, grammaticality and multimodality. The results indicate that the work with linguistic analysis is configured as a pendulum movement, between tradition and innovation, at BNCC: sometimes it will propose a learning of the structural aspects of language; sometimes it will propose a learning focused on the aspects of textuality. On the other hand, semiotics do not appear in an evident form, in transverse knowledge objects, that is, this area does not occupy a prominent place next to linguistic analysis, in relation to this pendulum movement.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626-
dc.date.accessioned2019-11-28T09:52:00Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2019-11-28T09:52:00Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectObjetos de Conhecimentopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLinguistic Analysispt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectObjects of Knowledgept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Delane Cristina Galiza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe linguistic / semiotic analysis axis in the BNCC: the nature of knowledge objects for the final years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, D. C. G. O eixo análise linguística/semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento para os anos finais do ensino fundamental. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9626pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELANE CRISTINA GALIZA LOURENÇO - DISSERTAÇÃO PPGLE CH 2019.pdfDelane Cristina Galiza Lourenço - Dissertação PPGLE CH 20192.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.