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Title: Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais
Other Titles: Production, use and reuse of paper in the perception of the social actors
???metadata.dc.creator???: PEIXOTO, Maria de Fátima da Costa Cabral.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Joedla Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: CALEGARI, Leandro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BAKKE, Ivonete Alves.
Keywords: Papel;Percepção ambiental;Atores sociais;Práticas sustentáveis;Paper;Environmental Perception;Social Actors;Sustainable Practices.
Issue Date: 27-May-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEIXOTO, Maria de Fátima da Costa Cabral. Produção, uso e reaproveitamento do papel na percepção de atores sociais. 2011. 43f. Dissertação (Pós-Graduação em Ciências Florestais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Patos - PB, 2011.
???metadata.dc.description.resumo???: Os registros da história humana surgiram por volta de 6.000 anos a . C , com a utilização de entalhes na pedra, na madeira ou em placas de argila. Com o aperfeiçoamento deste processo artesanal, surgiu o papiro para registro de informações, depois o pergaminho e o papel. Assim, a evolução das técnicas de produção industrial do papel contribuiu para a degradação ambiental. Diante disso, o objetivo do trabalho é avaliar a percepção dos atores sociais quanto aos impactos ambientais resultantes da produção e uso do papel, sob o foco da sustentabilidade ambiental. A metodologia empregada nesta pesquisa foi o uso de estudo de caso, embasado por uma revisão bibliográfica, aplicação de questionários semi estruturados em duas Instituições de Ensino Superior e com atores sociais e, ao final, apresentam-se propostas para auxiliar projetos de educação ambiental. Identificou-se, no ambiente acadêmico, em relação à percepção, sustentabilidade e impactos ambientais, uma visão globalizante, evidenciando-se as relações recíprocas entre natureza e sociedade. Em ambas as lESs, constatou-se que há um maior entendimento quanto à produção de papel, enquanto que a reutilização, a reciclagem e o descarte de papel foram pouco abordados. Quanto às práticas pedagógicas, poucos projetos são desenvolvidos, ficando a discussão voltada mais para sala de aula. Os atores sociais consideraram a prática do reuso do papel necessária para a reciclagem, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a preservação dos recursos naturais, embora não representem segurança econômica. As propostas para alcançar a sustentabilidade no âmbito acadêmico devem partir de diretrizes e ações que contribuam para o ensino, a pesquisa e a extensão, dando suporte às experiências locais de reuso e reciclagem do papel na preservação ambiental.
Abstract: The records of human history appeared around 6000 years BC, with the use of stone and wood carvings or clay tablets. With the improvement of this handmade process, papyrus emerged in order to record information, and then came parchment and afterwards paper. Thus the evolution of industrial production techniques of paper contributed to environmental degradation. Therefore, the objective of this project is to assess the perception of the social actors regarding environmental impacts resulting from production and use of paper under the focus of environmental sustainability. The methodology used in this research was the use of case study, based on a literature review, application of semi-structured questionnaires in two higher education institutions and with social actors. In the end, proposals were presented in order to help environmental education projects. It was identified, within the academic environment, regarding perception, sustainability and environmental impacts, a global view, highlighting the mutual relations between nature and society. In both Institutions, we found that there is a great understanding about the paper production, whereas reusing, recycling and discarding paper was rarely mentioned. In regard to the pedagogical practices, few projects are carried out, so the discussion occurs mostly in the classroom. The social actors considered the practice of reuse of paper necessary for recycling, minimizing environmental impacts and contributing to the preservation of natural resources, although it may not be financially viable. Proposals to achieve sustainability in the academic environment must come from guidelines and actions which contribute to teaching, research and extension, supporting local experience of reusing and recycling paper, as they play an essential role in environmental preservation.
Keywords: Papel
Percepção ambiental
Atores sociais
Práticas sustentáveis
Paper
Environmental Perception
Social Actors
Sustainable Practices.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Agrárias
Engenharia Florestal
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/964
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Florestais.

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