Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9646
Title: Demanda profissional e letramento(s) em contexto de Educação de Jovens e Adultos.
Other Titles: Professional demand and literacy (s) in the context of youth and adult education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Kátia Coeli Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Williany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Adir Luiz.
Keywords: Letramento Escolar;Letramento Profissional;Demanda Profissional;Programa Educação do Trabalhador - PET;Educação de Jovens e Adultos - EJA;Escola e Empresa;Ensino Médio;Recrutamento;Mobilidade;Aluno Trabalhador;Alphabétisation Scolaire;Alphabétisation Professionnelle;Demande Professionnelle;Programme de Formation des Travailleurs - PET;Éducation des Jeunes et des Adultes - EJA;Ecole et Entreprise;Lycée;Recrutement;Mobilité;Travailleur Étudiant
Issue Date: Sep-2007
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Kátia Coeli Barbosa da. Demanda profissional e letramento(s) em contexto de Educação de Jovens e Adultos. 2007. 99f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9646
???metadata.dc.description.resumo???: A volta do aluno trabalhador a escola se reveste de duas demandas básicas; a do empregador, e a do funcionário Na condição de professora do Programa Educação do Trabalhador, desenvolvido pelo SESI - PB, pude identificar indícios de divergências entre essas demandas. Nesse sentido, o ponto de partida para nossa investigação incidiu sobre o contexto de aprendizagem e o contexto de atuação profissional, uma vez que nesses espaços temos imbricadas praticas de letramento escolar e de letramento profissional. Os questionamentos que nortearam nossa investigação, a partir desse objeto de estudo foram: (1) Quais as praticas caracterizadoras do letramento profissional e do escolar em contexto de EJA e suas respectivas convergências e divergências?; (2) Qual a eficacia do modelo de letramento funcional adotado pela EJA para a demanda profissional do aluno trabalhador? (3) O que influencia ou norteia a adoção do modelo de letramento funcional em contexto escolar? O respaldo teórico dessa pesquisa inscreve-se nos Novos Estudos do Letramento, e a condução metodológica encaminha-se pela pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica. Os objetivos centrais dessa investigação são: (a) descrever e comparar as praticas escolares e profissionais de leitura e escrita; (b) investigar as convergências e as divergências entre as praticas letradas em ambiente escolar e profissional; (c) apontar a (in)eficacia do modelo de letramento predominante em contexto de EJA para atender as demandas profissionais do aluno trabalhador. Três são os cenários da investigação, 15 são os sujeitos, e o corpus constitui-se de entrevistas com os informantes, transcrições das aulas gravadas em vídeo, anotações no Diário de Campo, materiais escritos oriundos dos professores e das empresas visitadas. A analise desse corpus revelou que ha convergências e divergências entre o letramento escolar e o letramento profissional sugerindo que tais modelos de letramento se entrecruzam e se auto influenciam coincidentemente.
???metadata.dc.description.resume???: Le retour de I'eleve travailleur a I'ecole se revetit de deux demandes basiques: celle de I'employeur et celle de I'employe. En tant qu'enseignante du Programme Education du Travailleur, developpe par le SESI -PB, j'ai pu identifier des indices de divergences entre ces demandes. Dans ce sens, le point de depart de notre enquete est tombe sur le contexte d'apprentissage et le contexte professionnel, puisque dans ces espaces il y a des pratiques imbriquees de «letramento» scolaire et de « letramento» professionnel. A partir de cet objet d'etude, notre enquete a ete orientee par les questions suivantes : (1) Quelles pratiques caracterisent le « letramento» professionnel et scolaire en contexte de I'EJA, et quelles divergences et convergences leur concernent ? (2) Quelle est I efficacite du modele de « letramento » fonctionnel adopte par I'EJA pour la demande professionnelle de I'eleve travailleur ? (3) Qu'est-ce qui influence ou oriente I'adoption du modele de « letramento » fonctionnel en contexte scolaire ? Les fondements theoriques de cette recherche s'inscrit sur les Nouvelles Etudes du « Letramento » et le parcours methodologique suit la recherche qualitative d'inspiration etnographique. Ce sont des objectifs centraux de cette enquete: (a) decrire et comparer les pratiques scolaires et professionnelles de lecture et d'ecriture ; (b) rechercher les convergences et les divergences entre les pratiques letrees en ambiance scolaire et professionnel ; (c) montrer I'(in)efficacite du modele de « letramento » qui predomine en contexte de I'EJA pour s'occuper des demandes professionnelles de I'eleve travailleur. II y a a trois decors et quinze sujets dans cette enquete, tandis que son corpus est compose d'interviews avec les renseignants, de transcriptions des cours enregistres sur video, d'annotations sur la Journee de Campagne, de materiaux ecrits originaires des enseignants et des entreprises visitees. L'analyse de ce corpus a montre qu'il y a des convergences entre le « letramento » scolaire et le « letramento » professionnel ce qui suggere que ces modeles de « letramento » s'entrecroisent et s'autoinfluencent coincidentement.
Keywords: Letramento Escolar
Letramento Profissional
Demanda Profissional
Programa Educação do Trabalhador - PET
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Escola e Empresa
Ensino Médio
Recrutamento
Mobilidade
Aluno Trabalhador
Alphabétisation Scolaire
Alphabétisation Professionnelle
Demande Professionnelle
Programme de Formation des Travailleurs - PET
Éducation des Jeunes et des Adultes - EJA
Ecole et Entreprise
Lycée
Recrutement
Mobilité
Travailleur Étudiant
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9646
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA COELI BARBOSA DA SILVA - DISSERTAÇÃO POSLE 2007.pdfKátia Coeli Barbosa da Silva - Dissertação POSLE CH 200716.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.