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dc.creator.IDSILVA, M. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, M. M. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2123326909056011pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Antônio de Pádua Dias da.-
dc.contributor.referee2ALVES, José Hélder Pinheiro.-
dc.description.resumoHa bastante tempo, inúmeras pesquisas vem mostrando que o ensino de Literatura e marcado por protocolos e convenções que circulam na escola, onde o texto literário e pretexto para o reconhecimento de fatos históricos e/ou figuras ou funções de linguagem (LAJOLO, 1988). Esse quadro pouco alentador toma-se mais preocupante quando o texto escolhido para a realização dessas atividades e a poesia que não ocupa lugar de destaque no fazer pedagógico de muitos professores. Diante disso, esta pesquisa objetiva mostrar que e possível despertar o gosto pela leitura de poesia desde que as atividades desenvolvidas sejam pensadas, sistematizadas e, quando necessário, reformuladas. Entretanto, procurar apresentar abordagens diferentes para o trabalho com o texto literário em sala de aula e uma tarefa árdua, devido não só a falta de estímulos tanto do professor quanta dos alunos, mas também devido a necessidade de reformulação de velhas praticas e concepções errôneas sobre o papel que a literatura deve ocupar no cenário educacional. Consciente disso, procurei desenvolver com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atividades de leitura de poesia. A partir da observação das reações desses alunos diante dos poemas lidos e da reflexão sobre as respostas deles a um questionário, uma das conclusões a que cheguei e que o gosto pelo literário pode ser, sim, despertado a partir de atividades desenvolvidas em sala de aula. Por outro lado, o que não e possível de ser garantido e a sua permanência fora dos muros da escola. Diante disso, reitero que, assim como brincar, assistir a televisão, ler revistas de fofocas são, para os alunos-colaboradores desta pesquisa, necessidades imperiosas, a literatura pode se tornar uma dessas necessidades desde que o trabalho com o texto literário se tome uma pratica efetiva inserida no cotidiano da sala de aula, uma vez que os dados coletados levam a crer que parece que e só no espaço escolar que muitos dos alunos tem acesso a esse bem simbólico que e a literatura, e não podemos, como ensina Candido (1995), negar-lhes este direito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleFalando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647-
dc.date.accessioned2019-11-28T13:36:25Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2019-11-28T13:36:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeitura Literária-
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJA-
dc.subjectEnsino-
dc.subjectPoesia-
dc.subjectRecepção-
dc.subjectCartografia-
dc.subjectLeitura-
dc.subjectPoema-
dc.subjectTextos Literários-
dc.subjectProfessor-
dc.subjectLecture Litterairee-
dc.subjectEducation des Jeunes et Adults - EJA-
dc.subjectEnseigne-
dc.subjectPoesie-
dc.subjectReception-
dc.subjectCartographie-
dc.subjectLa Lecture-
dc.subjectPoem-
dc.subjectTextes Littéraires-
dc.subjectEnseignant-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marcelo Medeiros da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpeaking of reading, poetry and love with students graduating from youth and adult education: a case study.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Medeiros da. Falando em leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. 2006. 216f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9647pt_BR
dc.description.resumeII y a suffisant temps, innombrablees recherchers vainent montrant qui I'enseignement de litterature est marque pour protocols et conventions qui circulent dans I'ecole, ou le texte litteraire est pretexte pour la reconnaissance de faits historiques et/ou figures ou fonctions de langage (LAJOLO, 1988). Celui carre peu encourage se changer plus preoccupere quand le texte choisi pour la realizacion des celles activites est la poesie qui non occupe lieu de preeminence dans le faire pedagogique de tres professeures. Devant de cela, cette recherche objectif montrer qui est possible eveiller le gout par lecture de la poesie depuis qui I'activites developpees qu'il soient pensees, systematisees et, quand necessaire, reformees. Pourtant, chercher presenter abordages differents par le travaille avec le texte litteraire dans le salle de classe est une tache arduse, du non seul la faute de stimulation tant du professeur combien d'eleves, mais aussi juste la neccessite de modifier vieilles pratiques et conceptions erronee sur la papier qui le litterature devoint occuper dans le mise d' seine educationnelle. Conscient de cela, ai recherche developper avec eleves eloignes d' Education de Jeunes et Adultes (EJA) activites de lecture et poesie. Partageant d'observation des reactions des ces eleves devant des poemes instruits et du reflexion sur sas reponses avec une questonnaire, une des conclusions qui ai arrive est qui le gout pour la litteraire peutetre oui, eveille, partageant d'activittes developpees dans le salle de classe. D'ailleurs, qui n'est pas possible d'etre garanti est sa permanence hors des murs d'ecole. En face de cela, reitere qui, ainsi comme jouer, regarder le television, lire revues qui parlent sur les personnes des medias sont, pour I'eleves collaborateurs de cette recherche, necessites imperieuses, la litterature pouvoit se redevenir une des cettes necessites depuis qui le travaille avec le texte litteraire se redevait une pratique effective inseree dans le quotidien de salle de classe, une fois qui les donnes collectes partent la croire qui semble qu' est seule dans le espace ecolier qui beaucoup d'eleves ont acces le ce bien symbolique qui'est la litterature, et non pouvons, avec enseigne Candido (1995), lui nier ce droit.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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