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Title: Gravidez na adolescência: sentido da formação profissional e expectativas de futuro.
Other Titles: Teenage pregnancy: sense of vocational training and future expectations.
???metadata.dc.creator???: PEDROSA, Jéssika Roberto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aissa Romina Silva do.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ALMEIDA, Monica Rafaela de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Mércia de França Nóbrega.
Keywords: Gravidez na Adolescência;Expectativa de futuro - adolescente grávida;Formação profissional;Teenage pregnancy;Future Expectation - Pregnant Teen;Professional qualification
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEDROSA, Jéssika Roberto. Gravidez na adolescência: sentido da formação profissional e expectativas de futuro. 2013. 46f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A adolescência é uma etapa fundamental no processo de crescimento e desenvolvimento humano. E a sexualidade é necessária não só para a reprodução, como também para o bem-estar do indivíduo, devendo, por isso, estar relacionado a outros aspectos, como sentimentos, afeto, prazer, namoro, casamento, filhos, projetos de vida etc. Nesse contexto, os estudos mostram um crescimento nos índices de gravidez e mudanças nas perspectivas de vida. Assim, a gravidez na adolescência tem se tornado um problema de saúde pública, e os discursos sobre o tema tem adotado um tom homogeneizante e estigmatizante, acentuando seus aspectos negativos. Desse modo, há a necessidade de repensar esses discursos e ações de proteção, saúde, educação e assistência social às jovens mães. Neste sentido, a presente pesquisa analisou as expectativas de futuro e o sentido da formação profissional para adolescentes grávidas e em período maternal. Participaram da pesquisa 05 jovens que se encontravam em estado gestacional e/ou maternal. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semi-estruturada com questões objetivas que traçaram o perfil sócio-demográfico das participantes, e questões subjetivas que avaliaram o lugar da maternidade na constituição da subjetividade das adolescentes. Os dados foram analisados de acordo com a Análise de Conteúdo Temática, proposta por Minayo (2008). Assim, percebeu-se que a maternidade é um acontecimento fundamental para a constituição da subjetividade dessas adolescentes, possibilitando a construção de ideais e a articulação de um projeto de futuro. Verificou-se também que as adolescentes têm o desejo de assumir suas responsabilidades, incorporando o papel de cuidadora, trocando o papel de filha pelo de mãe. A falta de informações sobre o momento ideal para o exercício da sexualidade foi um dos fatores de risco encontrados nesta pesquisa, assim como a falta de orientação quanto ao uso de métodos contraceptivos. Percebeu-se que o futuro pessoal e profissional dessas jovens está sendo prejudicado pela gravidez não planejada, mas isto não está meramente associado à gestação precoce, outros fatores estão relacionados a esta questão, o mercado de trabalho e a escola não estão preparados para receber a mãe adolescente. As leis trabalhistas, os meios de qualificação profissional, as vagas para empregos não contemplam essa faixa da população. Assim, o apoio sócio- familiar mostrou-se como fundamental para que estas jovens dêem continuidade aos seus estudos, o que contribui para a construção de melhores possibilidades de ascensão pessoal e profissional. Espera-se que tais achados contribuam para a prática dos profissionais de saúde que assistem gestantes e mães adolescentes nos diferentes níveis de atenção. O grande desafio é instituir medidas de apoio e estímulos educativos e socioculturais extensivos para que resgate a importância dessas novas vivências para essa jovem, assim como dê continuidade a seus projetos de vida, como seu retorno à escola.
Abstract: Adolescence is a fundamental phase in the process of human growth and development. And the sexuality is necessary not only to reproduction, but also to the welfare of the individual, should, therefore, be related to other aspects, as feelings, affection, dating, marriage, children, life’s Project, etc. In this context, the studies shows a growing in the indices pregnancy and changes in life’s perspectives. Thus, teenage pregnancy has become a health public problem, and the speeches about the subject has adopted a homogenizing and stigmatizing tone, emphasizing their negatives aspects. In this way, there is a need to rethink these speeches and actions of protection, health, education and social assistance to young mothers. In this regard, the present research analysed the future expectations and the meaning of professional education to teenage pregnant and in maternal period. Took part of this study 05 (Five) young women who were in pregnancy and/or maternal status. Used as instrument for data collection a semi- structured interview guide with objective questions which describe the socio- demographic profile of the participants, and subjective questions which evaluated the motherhood place in the constitution of teenagers subjectivity. Data were analysed according to the thematic content analysis, proposed by Minayo (2008). So, it was realized that motherhood is a fundamental event for the constitution of subjectivity of this teenagers, allowing the construction of ideals and the building of a future Project. It was also found that the teenagers has the wish to assume their responsibilities, united the role of carer, changing the daughter for the mother paper. The lack of information about the ideal moment to the exercise of sexuality was one of the factors found in this research, as well as the lack of orientation to the use of contraceptive methods. It was realized that, the personal and professional future of these young women has been harmed by unplanned pregnancy, but this is not associated with early pregnancy, other factors are related with this question, the labour market and the school are not prepared to receive the teenager mother. Labour laws, the means of Professional qualification, the Jobs vacancies do not include this population. Thus, the social-family support proved to be essential for these young women to give continuity to their studies, which contributes to the building of better possibilities for personal and professional ascension. It is hoped that this findings contribute to the practice of health professionals who assist pregnant and teenagers mothers in the different levels of care. The biggest challenge is to institute support measures and extensive incentives educational and socio-cultural to rescue the importance of these new experiences for this young woman, as well as, to continue their life projects, as their return to the school.
Keywords: Gravidez na Adolescência
Expectativa de futuro - adolescente grávida
Formação profissional
Teenage pregnancy
Future Expectation - Pregnant Teen
Professional qualification
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9648
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