Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9685
Title: Utilização de mapas conceituais como instrumento de ensino-aprendizado de conceitos químicos na disciplina de ciências naturais.
Other Titles: Use of concept maps as a teaching-learning instrument of chemical concepts in the natural sciences discipline.
Uso de mapas conceptuales como herramienta de enseñanza-aprendizaje de conceptos químicos en la asignatura de ciencias naturales.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rayane de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PAULA, José Carlos de Freitas.
Keywords: Química;Química Ensino Fundamental;Mapas Conceituais;Chemistry;Elementary School Chemistry;Concept Maps;Química de la escuela primaria;Mapas conceptuales
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rayane de Oliveira. Utilização de mapas conceituais como instrumento de ensino-aprendizado de conceitos químicos na disciplina de ciências naturais. 2014. 84 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve por objetivo analisar as perspectivas dos estudantes da educação básica sobre o estudo de química no 9º ano do Ensino Fundamental e as contribuições dos mapas conceituais para o ensino-aprendizado de conceitos químicos trabalhados na disciplina de Ciências Naturais nesse nível de ensino. A pesquisa foi realizada na escola pública estadual André Vidal de Negreiros, localizada na cidade de Cuité no estado da Paraíba. A análise documental sobre a organização curricular dos conteúdos de Química para o Ensino Fundamental, apontou que os conteúdos de Química nesse documento estão estruturados para o Ensino Fundamental desde o 6º até o 9º ano, mas na prática, os conteúdos de química estão sendo trabalhados apenas no 9º ano como um ensaio para as séries posteriores, de forma fragmentada, tradicional e disciplinar, tendo o livro didático como o principal instrumento influenciador no planejamento de aula do professor. O momento de investigação das perspectivas dos estudantes sobre o estudo de química, evidenciou pelo questionário semiestruturado, que o mesmos possuem uma concepção prática e contextualizada da Química. O momento de investigação das ideias prévias dos estudantes sobre o conceito de Ligações Químicas, evidenciadas pelos mapas conceituais, colaborou para que eles tivessem um contato prévio com os conteúdos, despertando nos mesmos não só a curiosidade como também a exploração do seu potencial cognitivo. A construção dos mapas conceituais além de ajudar a evidenciar as concepções prévias dos estudantes sobre o conceito em estudo, estimulou o pensamento reflexivo tornando a aprendizagem dos mesmos mais significativa, além de ser uma ferramenta útil para o planejamentos das aulas do professor. Os resultados desta investigação também revelaram que a utilização de mapas conceituais nesse nível de ensino mostrou-se uma estratégia bastante válida, uma vez que os mesmos se mostraram uma ferramenta bastante versátil com contribuições que vão desde o planejamento curricular dos conteúdos a serem ensinados até o processo avaliativo do aprendizado.
Abstract: This study aimed to analyze the perspectives of elementary education students about the study of chemistry in the 9th grade of elementary school and the contributions of concept maps for teaching-learning of chemical concepts used in the discipline of Natural Science at this level of education. The survey was conducted in the state school André Vidal de Negreiros, Cuité located in the state of Paraíba. The documentary analysis of the curriculum content organization in Chemistry for Elementary Education, pointed out that the contents of this document are structured Chemistry for Elementary School from the 6th to the 9th grade, but in practice, the contents of chemical being worked only in year 9 as a test for the later series, fragmented, and traditional disciplinary way, taking the textbook as the main influencer tool in planning classroom teacher. The time of the investigation of students' perspectives on the study of chemistry, evidenced by semi-structured questionnaire, that they have a practical concept and context of chemistry. The timing of previous research students' ideas about the concept of Chemical Bonds evidenced by concept maps, they had contributed to an early contact with the contents, awakening in them not only curiosity but also exploit their cognitive potential. The construction of concept maps and help highlight the students' preconceptions about the concept under study, stimulated reflective thinking of making learning more meaningful same, besides being a useful tool for planning school teacher. The results of this investigation also revealed that the use of concept maps in this level of education proved to be a very valid strategy, since they proved a very versatile tool with contributions ranging from the planning of curricular content to be taught to the evaluation process of learning.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo tuvo como objetivo analizar las perspectivas de los estudiantes de educación básica sobre el estudio de la química en el 9º año de la Enseñanza Fundamental y los aportes de los mapas conceptuales para la enseñanza-aprendizaje de los conceptos químicos trabajados en la disciplina de Ciencias Naturales en este nivel educativo. La investigación se llevó a cabo en la escuela pública estatal André Vidal de Negreiros, ubicada en la ciudad de Cuité, en el estado de Paraíba. El análisis documental sobre la organización curricular de los contenidos de Química para la Enseñanza Básica, señaló que los contenidos de Química en este documento están estructurados para Enseñanza Básica de 6º a 9º grado, pero en la práctica los contenidos de Química están siendo trabajados sólo en 9º. año como ensayo para los grados posteriores, de forma fragmentada, tradicional y disciplinaria, teniendo el libro de texto como principal instrumento de influencia en la planificación de las lecciones del docente. El momento de indagación de las perspectivas de los estudiantes sobre el estudio de la química, evidenciado por el cuestionario semiestructurado, que tienen una concepción práctica y contextualizada de la Química. El momento de indagación de las ideas previas de los estudiantes sobre el concepto de Enlace Químico, evidenciadas por los mapas conceptuales, les ayudó a tener un contacto previo con los contenidos, despertando en ellos no solo su curiosidad sino también la exploración de su potencial cognitivo. La construcción de mapas conceptuales, además de ayudar a resaltar las concepciones previas de los estudiantes sobre el concepto en estudio, estimuló el pensamiento reflexivo, tornando más significativo su aprendizaje, además de ser una herramienta útil para la planificación de lecciones del docente. Los resultados de esta investigación también revelaron que el uso de mapas conceptuales en este nivel educativo demostró ser una estrategia muy válida, ya que demostraron ser una herramienta muy versátil con aportes que van desde la planificación curricular de los contenidos a impartir hasta la proceso de evaluación del aprendizaje.
Keywords: Química
Química Ensino Fundamental
Mapas Conceituais
Chemistry
Elementary School Chemistry
Concept Maps
Química de la escuela primaria
Mapas conceptuales
???metadata.dc.subject.cnpq???: Química
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9685
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYANE DE OLIVEIRA SILVA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2014.pdfRayane de Oliveira Silva - TCC Licenciatura em Química CES 20142.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.