Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9697
Title: Medidas não farmacológicas para alívio da dor no trabalho de parto.
Other Titles: Non-pharmacological measures for pain relief in labor.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Katiana Macêdo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Mércia de França.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREIRE, Roberta de Miranda Henrique.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
Keywords: Dor do parto;Saúde da mulher;Equipe de Enfermagem em Obstetrícia;Labor pain;Women's Health;Obstetrics Nursing Team
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Katiana Macêdo. Medidas não farmacológicas para alívio da dor no trabalho de parto. 2013. 48f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O parto é considerado um dos momentos mais importantes para a mulher, porém o mesmo é também lembrado como sendo um processo de intensa dor e sofrimento. Este estudo tem por objetivo identificar os métodos não farmacológicos para o alívio da dor no trabalho de parto e parto, que são implementadas pela equipe de enfermagem durante o processo de parturição. Trata-se de um estudo descritivo, de campo, com abordagem quantitativa, que foi realizado na maternidade Dr. Deotado Cartaxo anexo ao Hospital Regional de Cajazeiras – PB, entre os meses de agosto e setembro de 2013. A pesquisa contou com uma população de 21 puérperas e amostra de 17 puérperas que tiverem seus filhos através do parto eutócico e que se enquadraram nos critérios de inclusão da pesquisa. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado com questões fechadas que foram elaboradas a fim de responder os objetivos em estudo. Identificou-se que as medidas não farmacológicas mais utilizadas pela equipe de enfermagem foram as orientações a cerca da respiração e a deambulação. No que se refere ao alivio da dor observou- se que, as orientações a cerca da respiração e a bola suíça foram as que mais contribuíram para amenizar a dor. Conclui-se que os métodos não farmacológicos para o alívio da dor no trabalho de parto é uma ferramenta importante na construção de uma assistência ao parto mais humanizado e com mais conforto para a parturiente. Neste sentido, sugere-se que mais estudos nessa área sejam realizados a fim de esclarecer, os benefícios que cada um dos métodos promove à mulher no processo de parturição.
Abstract: Childbirth is considered one of the most important moments for the woman, but the same is also remembered as a process of intense pain and suffering. This study aims to identify the non-pharmacological methods for pain relief in labor and delivery, which are implemented by the nursing staff during the delivery process. This is a descriptive study of the field, with a quantitative approach, which was conducted in the maternity Dr. Deotado Cartaxo attached Regional Hospital Cajazeiras - PB, between the months of August and September 2013. The survey had a population of 21 postpartum women and a sample of 17 women that had their children through normal delivery and that met the inclusion criteria of the study. To collect the data we used a structured questionnaire with closed questions which have been prepared in order to meet the objectives of the study. It was found that the non-pharmacological measures most used by nursing staff were guidelines about breathing and walking. With regard to pain relief was observed that the guidelines about breathing and Swiss ball were the ones that most contributed to ease the pain. We conclude that non- pharmacological methods for pain relief in labor is an important tool in building a more humanized birth care and more comfort for the mother. In this sense, it is suggested that further studies in this area are conducted to clarify the benefits that each method promotes the woman in labor.
Keywords: Dor do parto
Saúde da mulher
Equipe de Enfermagem em Obstetrícia
Labor pain
Women's Health
Obstetrics Nursing Team
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9697
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KATIANA MACÊDO DUARTE. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2013.pdfKatiana Macêdo Duarte. Monografia Enfermagem. CFP 2013.616.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.