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dc.creator.IDSILVA, R. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5044665204139896pt_BR
dc.contributor.advisor1MARTINS, Álissan Karine Lima.-
dc.contributor.advisor1IDMARTINS, A. K. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9488295463653611pt_BR
dc.contributor.referee1BOLONHA , Fabíola Jundurian.-
dc.contributor.referee2FERNANDES , Cláudia Maria.-
dc.description.resumoDurante o processo de hospitalização, o cotidiano da criança vê-se completamente alterado na medida em que os contatos com amigos, familiares e pessoas queridas tornam-se restritos por regras e rotinas do próprio ambiente hospitalar. Na busca pela melhora dessa problemática, surgem as técnicas da Clownterapia, que buscam trabalhar na perspectiva geral do deslocamento da doença para a saúde através de atividades ludoterápicas. A partir destas práticas, o cenário da assistência da equipe de enfermagem pode ser melhorado, pois um ambiente mais tranquilo, com crianças mais receptivas ao tratamento, começa a surgir. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo conhecer as repercussões da Clownterapia à criança hospitalizada sob a óptica dos profissionais de Enfermagem. Trata-se de estudo do tipo exploratório- descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido junto aos técnicos e enfermeiros que atuam nas práticas assistenciais à criança hospitalizada no Hospital Universitário Júlio Bandeira. O instrumento utilizado para a coleta consistiu em um roteiro de perguntas semiestruturadas, aplicado através de entrevista individual. Após sucessivas escutas, as falas foram transcritas na íntegra e, à medida que eram feitas leituras, os temas convergentes eram identificados e agrupados em categorias temáticas para análise. Foram considerados os aspectos éticos da pesquisa conforme orienta a Resolução N° 196/96, havendo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Cada entrevistado recebeu um pseudônimo específico de personagens de histórias infantis a fim de assegurar a privacidade e sigilo de todos os participantes. Através da análise das falas, foram evidenciadas três categorias: a) problemática inerente ao processo de hospitalização da criança, na ótica dos profissionais de enfermagem; b) modificações dadas a partir da Clownterapia sobre o processo de hospitalização da criança e c) clownterapia como facilitadora para as práticas de Enfermagem. Na visão da equipe de Enfermagem, alguns aspectos foram destacados como pontos facilitadores para a criança, seus responsáveis bem como os próprios profissionais, que tem em mente a contribuição da Clownterapia como facilitadora tanto para as práticas específicas da enfermagem, quanto no aspecto individual e coletivo das crianças hospitalizadas. Nesta perspectiva, vê a necessidade iminente que a atenção dada por parte da equipe de enfermagem pediátrica volte seu olhar para o preenchimento das necessidades afetivas da criança, incorporando novas tecnologias de cuidado que ofereçam e proporcionem a promoção da saúde da criança hospitalizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleRepercussões da CLOWNTERAPIA à criança hospitalizada sob a óptica dos profissionais de enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2012-11-12-
dc.description.abstractDuring the hospitalization, the child sees everyday completely changed in that the contacts with friends, family and loved ones become restricted by rules and routines of the hospital itself. In the quest for improvement of this problem, there are techniques of Clownterapia, seeking work in the general perspective shift from disease to health through activities ludoterápicas. From these practices, the setting of care nursing staff can be improved, for a quieter atmosphere, with children more receptive to treatment, begins to emerge. In this sense, the present study aims: Knowing the repercussions of Clownterapia on the practice of professional nursing for hospitalized children. This is an exploratory study, descriptive qualitative approach. The population considered as research subjects in this study was formed by the nursing staff (nurses and technicians) working in care practices for hospitalized children in IJB. The instrument used for data collection consisted of a semistructured interview guide, being prepared in accordance with the position taken by the professional. As a procedure for data collection was conducted individual interviews with each research subject. After successive wiretaps, the speeches were transcribed verbatim and as we were done reading, convergent themes were identified and grouped into thematic categories for analysis. In order to preserve the anonymity of research subjects and keep the agreement from the signing of Consent - Informed Consent, each respondent received a pseudonym specific characters from children's stories, thus, ensure privacy and confidentiality of all participants of this. Through analysis of the speeches, were found three categories: a) Problems inherent in the process of hospitalization, in the view of nursing, b) Modifications dealt from the Clownterapia about the process of the child's hospitalization and c) as a facilitator for Clownterapia Nursing practices. From the comparison of the data and analysis presented, obtained grants to state that in view of the nursing team some aspects were highlighted as points facilitators for children, their caregivers and the professionals themselves, having in mind the contribution of Clownterapia as facilitator for both the specific practices of nursing, as the individual and collective aspect of hospitalized children. In this perspective, we point to imminent need, the attention from the staff of pediatric nursing, return his gaze to fill the emotional needs of the child, incorporating new technologies that offer care and provide health promotion of hospitalized children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9701-
dc.date.accessioned2019-11-29T16:47:13Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2019-11-29T16:47:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectCriança hospitalizadapt_BR
dc.subjectLudoterapiapt_BR
dc.subjectPediatricspt_BR
dc.subjectHospitalized childpt_BR
dc.subjectLudotherapypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rogéria Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepercussions of CLOWNTHERAPY on hospitalized children from the perspective of nursing professionals.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rogéria Gomes da. Repercussões da CLOWNTERAPIA à criança hospitalizada sob a óptica dos profissionais de enfermagem. 2012. 54f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
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ROGÉRIA GOMES DA SILVA. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2012.pdfRogéria Gomes da Silva. Monografia Enfermagem. CFP 2012. 478 kBAdobe PDFView/Open


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