Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9715
Title: Contribuições das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: limites e possibilidades da prática laboral nos serviços de saúde.
Other Titles: Contributions of pedagogical approaches in nurse manager training: limits and possibilities of working practice in health services.
Aportes de los enfoques pedagógicos en la formación de enfermeras gestoras: límites y posibilidades de la práctica laboral en los servicios de salud.
???metadata.dc.creator???: ESPÍNOLA, Fernanda de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINTO, Maria Benegelania.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TRIGUEIRO, Janaína von Söhsten.
Keywords: Enfermagem;Enfermagem - ensino-aprendizagem;Enfermeiro - gestor;Nursing;Nursing - teaching-learning;Nurse - Manager;Enfermería;Enfermería: enseñanza-aprendizaje;Enfermera - gerente
Issue Date: 2-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ESPÍNOLA, Fernanda de Oliveira. Contribuições das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: limites e possibilidades da prática laboral nos serviços de saúde. 2014. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O gerenciamento dos serviços de enfermagem é uma atividade complexa e exige competência profissional. Com esta pesquisa, objetivou-se avaliar os limites e possibilidades das abordagens pedagógicas, utilizadas nas atividades acadêmicas das disciplinas que envolvem administração e gestão, do Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma Universidade Federal de Ensino Superior Nordestina. No intuito de fundamentar o estudo, foi utilizado o referencial teórico envolvendo aspectos do enfermeiro gestor, visão histórica do curso de enfermagem e as abordagens pedagógicas de José Carlos Libâneo. Propõe-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa baseada na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva – (TIPESC). Para a análise dos dados coletados foi realizada a técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Conclui-se a importância de utilizar-se de pedagogias críticas, problematizadoras e emancipatórias, que favoreçam uma formação de enfermeiros preocupados com os aspectos sociais e que atendam às demandas do indivíduo, família e comunidade, além da equipe multidisciplinar que ele irá administrar.
Abstract: The management of nursing services is a complex task and requires professional competence. With this study, we aimed to evaluate the limits and possibilities of pedagogical approaches used in academic activities of the disciplines that involve administration and management of the Bachelor of Nursing from a Federal Higher Education Northeastern University. In order to make the study, the theoretical aspects involving the nurse manager, historical view of nursing pedagogical approaches and José Carlos Libâneo was used. We propose a descriptive exploratory study with a qualitative approach based on Theory of Praxis Intervention of Community Health Nursing - TIPESC. For data analysis the technique of discourse analysis proposed by Fiorin was performed. In conclusion the importance of using is critical pedagogies, problem-solving and emancipatory favoring a formation of nurses concerned with the social aspects that meet the demands of the individual, family and community, the multidisciplinary team he will manage.
???metadata.dc.description.resumen???: La gestión de los servicios de enfermería es una actividad compleja y requiere competencia profesional. Con esta investigación, el objetivo fue evaluar los límites y posibilidades de los enfoques pedagógicos, utilizados en las actividades académicas de las disciplinas que involucran administración y gestión, de la Licenciatura en Enfermería de una Universidad Federal de Educación Superior Noreste. Para sustentar el estudio se utilizó el marco teórico que involucra aspectos del enfermero gerente, la mirada histórica del curso de enfermería y los enfoques pedagógicos de José Carlos Libâneo. Se propone una investigación descriptiva y exploratoria, con enfoque cualitativo basado en la Teoría de la Intervención Praxis en Enfermería de Salud Colectiva - (TIPESC). Para analizar los datos recolectados se utilizó la técnica de análisis del discurso propuesta por Fiorin. Se concluye la importancia de utilizar pedagogías críticas, problematizadoras y emancipadoras, que favorezcan una formación de enfermeros preocupados por los aspectos sociales y que atiendan las demandas del individuo, la familia y la comunidad, además del equipo multidisciplinario que dirigirá.
Keywords: Enfermagem
Enfermagem - ensino-aprendizagem
Enfermeiro - gestor
Nursing
Nursing - teaching-learning
Nurse - Manager
Enfermería
Enfermería: enseñanza-aprendizaje
Enfermera - gerente
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9715
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA DE OLIVEIRA ESPÍNOLA - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2014.pdfFernanda de Oliveira Espínola - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2014454.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.