Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9717
Title: A influência das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: concepção dos discentes ingressantes.
Other Titles: The influence of pedagogical approaches on nurse manager education: conception of new students.
???metadata.dc.creator???: PORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINTO, Maria Benegelania.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
Keywords: Enfermagem;Formação;Gestão;Nursing;Formation;Management
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PORTO,Sarah Coêlho de Araújo Silva. A influência das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: concepção dos discentes ingressantes. 2014. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O papel da gerência de enfermagem, como gestora no processo de trabalho, tem como objetivos a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Neste sentido, os enfermeiros que trabalham na educação formal, ou seja, nas escolas de enfermagem, têm responsabilidade em relação à necessidade de refletir, de criticar os programas e métodos utilizados na formação de seus alunos. Assim, as abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação dos discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro como futuro enfermeiro gestor. Ancora-se metodologicamente no materialismo histórico dialético que propõe que o mundo empírico representa apenas a manifestação fenomênica da realidade, ou seja, são representações primárias decorrentes de suas projeções na consciência dos homens desenvolvendo-se à superfície da essência da concepção dos discentes ingressantes acerca das abordagens pedagógicas utilizadas em sala de aula. Fez uso da análise de discurso proposta por Fiorin através da pesquisa qualitativa realizada com seis discentes ingressantes do curso de enfermagem. É possível constatar que a maioria dos discentes entrevistados apontaram uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.
Abstract: The role of nursing management, such as managing the labor process, aims to work organization and human resources in nursing. In this sense, nurses working in formal education, ie in schools of nursing have a responsibility in relation to the need to reflect, evaluate the programs and methods used in the training of their students. Thus, pedagogical approaches acquire priority role in the teaching-learning relationship. The aim of this study was to reveal the contribution of pedagogical approaches to training of incoming students from the Bachelor of Nursing from a federal institution of higher education in northeastern Brazil. Methodologically anchored in dialectical historical materialism which proposes that the empirical world is just phenomenal manifestation of reality, ie, are primary representations arising from their projections in the developing consciousness of men to the surface of the essence of the design of freshmen students about the pedagogical approaches used in the classroom. Made use of discourse analysis proposed by Fiorin through qualitative research with six freshmen students of Kurdish Nursing. It can be seen that most of the students surveyed indicated use of sociocultural pedagogical approaches in the classroom converging to one concerned with the critical and reflective aspect since the beginning of the academic training of the nurse manager training.
Keywords: Enfermagem
Formação
Gestão
Nursing
Formation
Management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9717
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARAH COELHO DE ARAUJO SILVA PORTO - TCC ENFERMAGEM 2014.pdfSARAH COELHO DE ARAUJO SILVA PORTO - TCC ENFERMAGEM 20141.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.