Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9717
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPorto, S. C. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643933972818917pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, L. D. F. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078930160348703pt_BR
dc.contributor.referee1PINTO, Maria Benegelania.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.-
dc.description.resumoO papel da gerência de enfermagem, como gestora no processo de trabalho, tem como objetivos a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Neste sentido, os enfermeiros que trabalham na educação formal, ou seja, nas escolas de enfermagem, têm responsabilidade em relação à necessidade de refletir, de criticar os programas e métodos utilizados na formação de seus alunos. Assim, as abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação dos discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro como futuro enfermeiro gestor. Ancora-se metodologicamente no materialismo histórico dialético que propõe que o mundo empírico representa apenas a manifestação fenomênica da realidade, ou seja, são representações primárias decorrentes de suas projeções na consciência dos homens desenvolvendo-se à superfície da essência da concepção dos discentes ingressantes acerca das abordagens pedagógicas utilizadas em sala de aula. Fez uso da análise de discurso proposta por Fiorin através da pesquisa qualitativa realizada com seis discentes ingressantes do curso de enfermagem. É possível constatar que a maioria dos discentes entrevistados apontaram uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleA influência das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: concepção dos discentes ingressantes.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe role of nursing management, such as managing the labor process, aims to work organization and human resources in nursing. In this sense, nurses working in formal education, ie in schools of nursing have a responsibility in relation to the need to reflect, evaluate the programs and methods used in the training of their students. Thus, pedagogical approaches acquire priority role in the teaching-learning relationship. The aim of this study was to reveal the contribution of pedagogical approaches to training of incoming students from the Bachelor of Nursing from a federal institution of higher education in northeastern Brazil. Methodologically anchored in dialectical historical materialism which proposes that the empirical world is just phenomenal manifestation of reality, ie, are primary representations arising from their projections in the developing consciousness of men to the surface of the essence of the design of freshmen students about the pedagogical approaches used in the classroom. Made use of discourse analysis proposed by Fiorin through qualitative research with six freshmen students of Kurdish Nursing. It can be seen that most of the students surveyed indicated use of sociocultural pedagogical approaches in the classroom converging to one concerned with the critical and reflective aspect since the beginning of the academic training of the nurse manager training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9717-
dc.date.accessioned2019-12-02T09:44:52Z-
dc.date.available2019-12-02-
dc.date.available2019-12-02T09:44:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectNursingpt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectEnfermería-
dc.subjectFormación-
dc.subjectGestión-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of pedagogical approaches on nurse manager education: conception of new students.pt_BR
dc.title.alternativeLa influencia de los enfoques pedagógicos en la formación de enfermeras gestoras: concepción de los estudiantes entrantes.-
dc.identifier.citationPORTO, Sarah Coêlho de Araújo Silva. A influência das abordagens pedagógicas na formação do enfermeiro gestor: concepção dos discentes ingressantes. 2014. 59 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEl papel de la dirección de enfermería, como gestora en el proceso de trabajo, tiene como objetivos la organización del trabajo y los recursos humanos de enfermería. En este sentido, los enfermeros que laboran en la educación formal, es decir, en las escuelas de enfermería, son responsables de la necesidad de reflexionar, de criticar los programas y métodos utilizados en la formación de sus estudiantes. Así, los enfoques pedagógicos adquieren un papel prioritario en la relación enseñanza-aprendizaje. El objetivo de este estudio fue dar a conocer la contribución de los enfoques pedagógicos a la formación de estudiantes que ingresan a la carrera de Licenciatura en Enfermería en una institución federal de educación superior en el noreste de Brasil como futuras enfermeras gerentes. Metodológicamente, se ancla en el materialismo histórico dialéctico que propone que el mundo empírico representa solo la manifestación fenoménica de la realidad, es decir, son representaciones primarias que surgen de sus proyecciones en la conciencia de los hombres, desarrollándose en la superficie de la esencia de la realidad. concepción de los estudiantes entrantes sobre los enfoques pedagógicos utilizados en el aula. Se utilizó el análisis del discurso propuesto por Fiorin a través de una investigación cualitativa realizada con seis estudiantes que ingresan al curso de enfermería. Es posible observar que la mayoría de los estudiantes entrevistados señalaron el uso de enfoques pedagógicos socioculturales en el aula, convergiendo hacia una formación académica preocupada por el aspecto crítico y reflexivo desde el inicio de la formación del enfermero gerente.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARAH COELHO DE ARAUJO SILVA PORTO - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2014.pdfSarah Coêlho de Araújo Silva Porto - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2014802.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.