Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENDES NETO, F. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5725021666916341pt_BR
dc.contributor.advisor1BRASILEIRO, Francisco Vilar.-
dc.contributor.advisor1IDBrasileiro, F.V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.contributor.referee1BARROS , Marcelo Alves de.-
dc.contributor.referee2DOMÍNGUEZ, Arturo Hernández.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo projetar e implementar uma ferramenta que possibilite aos alunos de Cursos a Distância baseados na World Wide Web, também conhecida como Web, interagirem entre si e com um ou mais Facilitadores para a realização de trabalhos em grupo, tão importantes pedagogicamente em cursos presenciais. Mais ainda, viabilizar a utilização dos recursos da Web para possibilitar aos alunos novas formas de interação, coordenação de trabalhos, alocação de tarefas e outras atividades não disponíveis atualmente em cursos presenciais. Apesar de existirem no mercado bons sistemas que dão suporte ao trabalho em grupo através da Web, tais ferramentas não são voltadas para Aprendizagem Colaborativa Suportada por Computador (CSCL Computer Supported Collaborative Learning) mas sim para Trabalho Cooperativo Suportado por Computador (CSCW −Computer Supported Cooperative Work), ou seja, são ferramentas para trabalho em grupo de uso genérico e que não foram projetadas conforme requisitos específicos da Aprendizagem Colaborativa. Entre esses requisitos, citam-se os ligados aos aspectos pedagógicos relacionados à construção do conhecimento em ambientes distribuídos suportados por computador ou aspectos psicossociais relacionados à figura do professor que, em cursos presenciais, esclarece as dúvidas dos alunos e os estimulam, em momentos de desânimo e pouca produção, a continuarem desenvolvendo determinados trabalhos, ressaltando sua importância. Outro aspecto significativo é o tipo diferente de interação existente entre os usuários do sistema, pois a realização do trabalho está intimamente ligada à obtenção de conhecimentos e há, geralmente, um comprometimento entre os usuários em atingir este objetivo, não sendo suficiente apenas que o trabalho esteja pronto e correto na data prevista para entrega, mas que todos os integrantes do grupo tenham assimilado os conhecimentos necessários ao cumprimento do trabalho. Na realização de atividades em grupo voltadas para a Aprendizagem Colaborativa, a obtenção de conhecimentos é mais importante do que o trabalho em si. O Ambiente para Suporte à Aprendizagem Colaborativa Baseada na Web (e-Grupo) desenvolvido neste trabalho tenta atender aos principais requisitos da área de pesquisa CSCL.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleE-grupo: um ambiente para suporte à aprendizagem colaborativa baseada na web.pt_BR
dc.date.issued2000-08-29-
dc.description.abstractThis work has as objective to project and to implement a tool that facilitates the students of Distance Courses Based on the World Wide Web to communicate with each other and with one or more facilitators for the accomplishment of group works. Pedagogically, this type of activity is very important in conventional courses. Further, it aims to make possible the use of the resources available in the Web to provide these students with new ways to interact, coordinate their work, allocate tasks among themselves, and to perform other activities that they cannot perform in conventional courses. Although there are good systems available that can support group work, none of them are aimed to support Computer Supported Collaborative Learning (CSCL). This tools are aimed to support Computer Supported Cooperative Work (CSCW) at large and do not take into account specific requirements of collaborative learning. Among these requirements we can mentioned those linked to the pedagogic aspects related with the process of knowledge construction in distributed environments supported by computers and psycho-social aspects linked to role of the teacher in a conventional course. Another important aspect is the nature of the interaction between the users of the systems; here accomplishing success in the development of a given task is strongly related with the acquisition of knowledge by all users involved and not solely with the generation of a product to be delivered. The Web based CSCL environment developed in this work aims to satisfy the aforementioned requirements.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9719-
dc.date.accessioned2019-12-02T10:33:19Z-
dc.date.available2019-12-02-
dc.date.available2019-12-02T10:33:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSistemas Distribuídospt_BR
dc.subjectAprendizagem Colaborativa Baseada na Webpt_BR
dc.subjectEnsino à Distânciapt_BR
dc.subjectTrabalho em Grupopt_BR
dc.subjectDistributed Systemspt_BR
dc.subjectWeb-Based Collaborative Learningpt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectGroup Workpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENDES NETO, Francisco Milton.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeE-group: an environment to support collaborative learning on the web.pt_BR
dc.identifier.citationMENDES NETO, F. M. E-grupo: um ambiente para suporte à aprendizagem colaborativa baseada na web. 2000. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9719pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO MILTON MENDES NETO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2000.pdfFrancisco Milton Mendes Neto - Dissertação (PPGCC) 2000.861.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.