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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9724
Title: | As práticas educativas que ancoram os processos de formação de recursos humanos em enfermagem no âmbito da administração dos serviços de saúde e suas relações com os pressupostos de Paulo Freire. |
Other Titles: | The educational practices that anchor the processes of human resources formation in nursing within the administration of health services and their relations with Paulo Freire's assumptions. Las prácticas educativas que anclan los procesos de formación de recursos humanos en enfermería dentro de la administración de los servicios de salud y su relación con los supuestos de Paulo Freire. |
???metadata.dc.creator???: | GERMANO, Haline dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PINTO, Maria Benegelania. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | OLIVEIRA, Luana Carla Santana. |
Keywords: | Enfermagem;Ensino;Administração;Nursing;Teaching;Administration;Enfermería;Enseñando;Gestión |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | GERMANO, Haline dos Santos. As práticas educativas que ancoram os processos de formação de recursos humanos em enfermagem no âmbito da administração dos serviços de saúde e suas relações com os pressupostos de Paulo Freire. 2014. 70 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O enfermeiro engajado na área administrativa deve ser apto para atuar como pensador crítico considerando as transformações da realidade e, adequando-a ao processo de gerenciamento. Para tanto, é necessário que este profissional encontre no seu processo de formação acadêmica bases que respaldem essa atuação. O objetivo do presente estudo consistiu em analisar os limites e possibilidades das práticas educativas, utilizadas nas atividades acadêmicas da disciplina Administração e Gestão em Serviços de Saúde I do curso de Bacharelado em Enfermagem de um município do Curimataú Ocidental Paraibano. A metodologia foi fundamentada na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva – TIPESC e partiu da análise de discurso proposta por Fiorin (2008) para discussão e análise dos dados. Através da pesquisa qualitativa, realizada com dez alunos que cursaram a disciplina Administração e Gestão em Serviços de Saúde I, foi possível constatar o descompasso entre o processo de formação profissional e o que é requerido na práxis. O método proposto por Paulo Freire norteou a construção do estudo e pode ser usado como arcabouço teórico na formação acadêmica dos alunos de enfermagem. |
Abstract: | The nurse engaged in the administrative area should be able to act as critical thinker considering the transformations of reality, and adapting it to the management process. Therefore, it is necessary to find these professionals in the process of academic training bases that support this action. The aim of this study was to analyze the limits and possibilities of educational practices used in the academic activities of the discipline Business Administration in Health Services I of course Bachelor of Nursing from a town in Western Curimataú Paraiba. The methodology was based on the Theory of Praxis Intervention of Community Health Nursing - TIPESC and left of discourse analysis proposed by Fiorin (2008) for discussion and analysis. Through qualitative research conducted with ten students taking this course Business Administration in Health Services I, there has been a mismatch between the process of training and what is required in practice. The method proposed by Paulo Freire guided the construction of the study and can be used as theoretical framework in the academic education of nursing students. |
???metadata.dc.description.resumen???: | La enfermera involucrada en el área administrativa debe ser capaz de actuar como un pensador crítico considerando los cambios de la realidad y adaptándola al proceso de gestión. Por tanto, es necesario que estos profesionales encuentren bases en su proceso de formación académica que sustenten este desempeño. El objetivo del presente estudio fue analizar los límites y posibilidades de las prácticas educativas utilizadas en las actividades académicas de la disciplina Administración y Gestión en Servicios de Salud I de la Licenciatura en Enfermería en un municipio de Curimataú Ocidental Paraibano. La metodología se basó en la Teoría de la Intervención Praxis en Enfermería en Salud Colectiva - TIPESC y partió del análisis del discurso propuesto por Fiorin (2008) para la discusión y análisis de datos. A través de una investigación cualitativa, realizada con diez estudiantes que cursaron la asignatura Administración y Gestión en Servicios de Salud I, se pudo constatar el desajuste entre el proceso de formación profesional y lo que se requiere en la praxis. El método propuesto por Paulo Freire orientó la construcción del estudio y puede ser utilizado como marco teórico en la formación académica de los estudiantes de enfermería. |
Keywords: | Enfermagem Ensino Administração Nursing Teaching Administration Enfermería Enseñando Gestión |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Enfermagem de Saúde Pública |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9724 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias |
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