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Title: Perfil Nutricional de Escolares de Seis a Dez Anos de Idade Matriculados na Rede Municipal de Ensino de um Município Paraibano.
Other Titles: Nutritional Profile of Schoolchildren from Six to Ten Years Old Enrolled in the Municipal Education Network of a Paraibano Municipality.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Fransuélio Félix do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edineide Nunes da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITE, Eliane de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PINHEIRO , Maria Berenice Gomes Nascimento.
Keywords: Antropometria;Estado nutricional;Escolares;Anthropometry;nutritional status;Schoolchildren
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Fransuélio Félix do. Perfil Nutricional de Escolares de Seis a Dez Anos de Idade Matriculados na Rede Municipal de ensino de um Município Paraibano. 2013. 59f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A nutrição é componente primordial para a promoção, proteção e manutenção da saúde, permitindo o pleno potencial de crescimento e desenvolvimento humano, sendo a avaliação do estado nutricional uma ferramenta essencial para o acompanhamento das condições de saúde dos indivíduos, principalmente a população infantil, que é mais vulnerável a alterações nutricionais. A pesquisa objetivou traçar o perfil nutricional de escolares de seis a dez anos de idade matriculados na rede municipal de ensino de um município paraibano. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter transversal, com abordagem quantitativa, desenvolvida com escolares, de seis a dez anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino da zona urbana do município de São João do Rio do Peixe – Paraíba. A amostra foi composta por 110 escolares, na faixa de seis a dez anos de idade, escolhidos através de uma amostragem não probabilística. O estudo ocorreu no mês de setembro de 2013, sendo os dados coletados a partir de um formulário estruturado em duas partes. A primeira contemplando os dados sócios demográficos e escolares e a segunda os dados antropométricos e nutricionais, tais como: peso, altura, IMC, estado nutricional e distúrbio nutricional, através da avaliação antropométrica (aferição de peso, altura e IMC). Os dados coletados foram digitados no programa WHO Anthro Plus, para o cálculo dos escores - z, para os indicadores: peso para idade, estatura para idade e IMC para idade. Em seguida foram importados para o SPSS, para análises estatísticas descritivas, sendo posteriormente construídos os gráficos no Microsoft Office Excel e uma tabela no Microsoft Office Word para representação visual dos achados. Os resultados evidenciaram que a amostra é predominantemente do sexo feminino (58,2%), com a maioria na faixa de oito a nove anos de idade (59,1%), sendo 59,1% residindo na zona urbana e 40,9% na zona rural. Constatou-se que 61,81% da amostra estão matriculados no ano escolar adequado para sua idade, no entanto, nota-se que 38,19% da amostra apresenta atrasos de um, dois ou três anos em sua formação escolar. Observou-se também que 74,54% dos pesquisados encontram-se em eutrofia, enquanto que 25,46% da amostra manifestam algum tipo de alteração no estado nutricional, com destaque para a obesidade presente em 9,09% dos escolares. Identificou-se ainda, que as crianças que residem na zona rural apresentaram os resultados mais negativos em relação à presença de sobrepeso (15,55%), obesidade (11,11%) e obesidade grave (6,66%) quando comparados aos escolares que moram na zona urbana. Quando distribuídos por gênero percebeu-se que apesar dos escolares do sexo feminino apresentarem prevalência de 75,00% de eutrofia, exibem maior percentual de sobrepeso (17,18) em relação ao sexo masculino (6,52). Conclui-se que os elevados índices de excesso de peso (25,46%) encontrados nestes resultados reforçam a presença de alterações do estado nutricional dos escolares, demonstrando a necessidade da implementação de um trabalho contínuo de intervenção nutricional e de atividades física nas escolas pesquisadas.
Abstract: Nutrition is key component for the protection, promotion and maintenance of health, allowing the full potential of human growth and development, and the assessment of nutritional status an essential tool for monitoring the health of individuals, especially the child population, which is more vulnerable to nutritional changes. The research aimed to determine the nutritional status of schoolchildren from six to ten years of age enrolled in municipal schools in a municipality Paraiba. This is a search field , transversal and quantitative approach , developed with students , six to ten years of age, enrolled in municipal schools in the urban area of São João do Rio do Peixe - Paraíba . The sample consisted of 110 students, ranging from six to ten years of age, chosen through a non-probability sampling. The study took place in September 2013, with data collected from a form structured in two parts. The first containing the data members and school demographics and the second and nutritional anthropometric data such as weight, height, BMI, nutritional status and nutritional disorders, through anthropometric evaluation (measurement of weight, height and BMI ). The collected data were entered into the WHO Anthro Plus, for the calculation of z - scores for the indicators: weight -for-age, height-for- age and BMI -for-age. Were then imported into SPSS for descriptive statistical analysis, and subsequently built the graphics in Microsoft Office Excel and Microsoft Office Word table for visual representation of the findings. The results showed that the sample is predominantly female ( 58,2 % ) , with most in the range of eight to nine years of age ( 59,1 % ) , with 59.1 % living in urban areas and 40,9 % in rural areas. It was found that 61,81 % of the sample are enrolled in the school year suitable for their age , however , it is noted that 38,19 % of the sample has delays of one, two or three years in their education . It was also observed that 74,54 % of respondents are eutrophic , while 25,46 % of the sample expressed some kind of change in nutritional status , particularly obesity present in 9,09 % of the school . It was also found that children residing in rural areas showed the worst results regarding the presence of overweight ( 15,55% ) , obesity ( 11,11 % ) and severe obesity ( 6,66% ) compared to schoolchildren living in urban areas. When divided by gender noticed that despite female students present prevalence of 75.00 % eutrophic, exhibiting the highest percentage of overweight ( 17,18 ) compared to males ( 6,52 ) . We conclude that high rates of overweight ( 25,46 % ) found these results support the presence of changes in nutritional status of schoolchildren , demonstrating the need to implement a continuous nutritional intervention and physical activity in schools surveyed .
Keywords: Antropometria
Estado nutricional
Escolares
Anthropometry
nutritional status
Schoolchildren
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9758
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