Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9760
Title: Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano.
Other Titles: Popular education and health: the educational work of community health agents in Damião - PB - links between scientific knowledge and everyday knowledge.
Educación popular y salud: el trabajo educativo de los agentes comunitarios de salud en Damião - PB - vínculos entre el conocimiento científico y el conocimiento cotidiano.
???metadata.dc.creator???: MOTA, Cristiane Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, André Antunes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
Keywords: Educação Popular e Saúde;Agentes Comunitários;Ações Educativas;Popular Education and Health;Community Agents;Educational Activities;Educación Popular y Salud;Acciones Educativas
Issue Date: 28-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOTA, Cristiane Gomes. Educação popular e saúde: o trabalho educativo dos agentes comunitários de saúde em Damião – PB – elos entre o saber científico e o saber cotidiano. 2014. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de educação e saúde, desde muito tempo, tem sido motivo de estudos por muitos pesquisadores que buscam entender de que forma essa relação pode estar presente em nossas vidas. Compreendemos que as comunidades inseridas nos serviços públicos precisam ter ação participativa no processo de desenvolvimento das políticas, não basta apenas ouvir e estar presente, mas construir, colaborar e fazer das ações públicas mediadoras do conhecimento cotidiano. É nesse sentido que sentimos a necessidade de desenvolver um trabalho de pesquisa que pudesse analisar o sujeito como um ser capaz de conhecer e entender seu cotidiano na relação com as políticas de assistência à saúde. Para isso nos propomos metodologicamente a uma revisão de literatura sobre o tema, como também uma pesquisa de campo numa abordagem de observação participante, para compreendermos a dinâmica de trabalho dos agentes comunitários de saúde da cidade de Damião – PB e as relações que se estabelecem entre as proposições de políticas de atenção básica a saúde e as dinâmicas comunitárias do cotidiano. A partir da análise das anotações realizadas no caderno de campo constatamos que os ACSs desempenham um papel educativo de suma importância e de forma espontânea conseguem realizar uma abordagem de educação em saúde dentro do cotidiano das famílias.
Abstract: The process of education and health, for a long time, has been the subject of studies by many researchers seeking to understand how this relationship may be present in our lives. We understand that communities embedded in public services need to have participatory action in the policy development process, not just simply listen and be present , but building , collaborating and mediating the actions of public everyday knowledge . That is why we feel the need to develop a research project that would examine the subject as a being able to know and understand their daily lives in relation to the politics of health care. For this we propose a methodological review of the literature on the subject, as well as a field survey of a participant observation approach to understanding the dynamics of work of community health workers from the city of Damião - PB and the relationships established between propositions of policies for primary health care and community dynamics of everyday life. From the analysis of notes taken in the field notebook found that ACHs play an educational role of paramount importance and can perform a spontaneous approach to health education into the daily lives of families.
???metadata.dc.description.resumen???: El proceso de educación y salud, desde hace mucho tiempo, es objeto de estudio de muchos investigadores que buscan comprender cómo esa relación puede estar presente en nuestras vidas. Entendemos que las comunidades incluidas en los servicios públicos necesitan tener una acción participativa en el proceso de elaboración de políticas, no basta con escuchar y estar presentes, sino con construir, colaborar y hacer de las acciones públicas mediadores del conocimiento cotidiano. Es en ese sentido que sentimos la necesidad de desarrollar un trabajo de investigación que pueda analizar al sujeto como un ser capaz de conocer y comprender su cotidiano en relación a las políticas de atención a la salud. Para ello, proponemos metodológicamente una revisión de la literatura sobre el tema, así como una investigación de campo con enfoque de observación participante, para comprender la dinámica de trabajo de los agentes comunitarios de salud en la ciudad de Damião - PB y las relaciones que se establecen entre las proposiciones de políticas de atención primaria de salud y dinámicas comunitarias cotidianas. Del análisis de los apuntes realizados en el cuaderno de campo, encontramos que los ACS cumplen un rol educativo sumamente importante y logran espontáneamente realizar un acercamiento a la educación en salud dentro del cotidiano de las familias.
Keywords: Educação Popular e Saúde
Agentes Comunitários
Ações Educativas
Popular Education and Health
Community Agents
Educational Activities
Educación Popular y Salud
Acciones Educativas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9760
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE GOMES MOTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014.pdfCristiane Gomes Mota - TCC Bacharelado em Ciências Biológicas CES 20141.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.