Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9762
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, D. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5322294438385974pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, José Carlos Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, C. A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280066178376014pt_BR
dc.contributor.referee1CASTRO, Francisco José Victor de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Michele Gomes.-
dc.description.resumoSabe-se que a educação é responsável por todas as transformações sociais, portanto, a formação inicial dos profissionais que nela atuam é de extrema importância. Pois, é neste momento que os licenciandos estão abertos para novos conhecimentos, preparando-se para atuar na realidade da sala de aula. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) propõe o incentivo à formação docente em nível superior por meio de ações didático-pedagógicas que aproximem o licenciando da realidade escolar, articulando ensino superior e a educação básica. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar as possíveis contribuições do programa à formação inicial de futuros professores em Ciências Biológicas do CES-UFCG. Esta pesquisa em educação insere-se numa abordagem qualitativa e realizou-se mediante a aplicação de questionários estruturados, nos quais os entrevistados relataram suas experiências adquiridas no contexto do PIBID. Ao analisar os discursos dos participantes da pesquisa e interpretá-los, classificando-os de acordo com nossa interpretação dos objetivos do programa, percebeu-se que ao propor o incentivo à formação docente, a valorização do magistério, a integração entre ensino superior e educação básica, a prática no ambiente profissional, a participação efetiva dos professores do Ensino Médio, e a articulação entre teoria e prática, o programa buscou proporcionar aos licenciandos uma formação fundamentada na reflexão e na problematização de situações reais relacionadas à atividade docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleContribuições do projeto PIBID – Biologia na formação de professores em ciências biológicas no CES/UFCG.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractIt is known that education has a great role in all social changes; therefore, the initial formation of its professionals is extremely important. Because that way, the students of a degree in education are open-minded to new knowledges, so that they face the true classroom reality. From this perspective, the Scholarship Institutional Programme for Initiation Teaching (PIBID) proposes to encourage teachers to take a formation in higher education through didactic and pedagogical approaches that can bring the student of a degree in education the classroom context, by linking higher and basic education. This way, the present study seeked to investigate the possible constributions of this programme for future initiation formation of Biological Sciences´ teachers from CES (Education and Health Center)-UFCG (Federal University of Campina Grande). This research on education is inserted in a qualitative approach, in addition to use structured questionnaires , in which the participants reported their experiences acquired in the SIPIT. From the interpretation of their speeches, that were classified according to our view and objectives from the programme, it was noticed that when this ecouragement to a teaching formation, the valuation of the Magisterium, the integration between basic and higher education, the practice in the Professional Field, the effective participation of Secondary School´s teachers and the linkages between theory and practice were proposed, the programme seeked to give the students of a degree in education a formation substantiated in the reflection and problem view of real situations related to the teaching activity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9762-
dc.date.accessioned2019-12-03T09:59:51Z-
dc.date.available2019-12-03-
dc.date.available2019-12-03T09:59:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaberes docentept_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgespt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectProfessional Identity.pt_BR
dc.subjectSaber didáctico-
dc.subjectEnseñanza de la Biología-
dc.subjectIdentidad profesional-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Daiane Lourene Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of the project PIBID - Biology in the formation of teachers in biological sciences at CES / UFCG.pt_BR
dc.title.alternativeContribuciones del proyecto PIBID – Biología en la formación de profesores en ciencias biológicas del CES/UFCG.-
dc.identifier.citationDANTAS, Daiane Lourene Soares. Contribuições do projeto PIBID – Biologia na formação de professores em ciências biológicas no CES/UFCG. 2014. 58 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenEs sabido que la educación es responsable de todas las transformaciones sociales, por ello, la formación inicial de los profesionales que se desempeñan en ella es de suma importancia. Pues es en este momento que los estudiantes de pregrado se abren a nuevos conocimientos, preparándose para actuar en la realidad del aula. En este contexto, el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID) se propone incentivar la formación docente de nivel superior a través de acciones didáctico-pedagógicas que acerquen al estudiante a la realidad escolar, articulando la educación superior y la educación básica. En ese sentido, la presente investigación buscó investigar las posibles contribuciones del programa a la formación inicial de los futuros profesores de Ciencias Biológicas del CES-UFCG. Esta investigación en educación se enmarca en un enfoque cualitativo y se llevó a cabo mediante la aplicación de cuestionarios estructurados, en los que los entrevistados relataron sus experiencias adquiridas en el contexto del PIBID. Al analizar los discursos de los participantes de la investigación e interpretarlos, clasificándolos según nuestra interpretación de los objetivos del programa, se percibió que al proponer el incentivo a la formación docente, la valorización de la profesión docente, la integración entre la educación superior y la educación básica educación, la práctica en el ámbito profesional, la participación efectiva de los profesores de secundaria y la articulación entre la teoría y la práctica, el programa buscó brindar a los estudiantes de graduación una formación basada en la reflexión y la problematización de situaciones reales relacionadas con la actividad docente.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAIANE LOURENE SOARES DANTAS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014.pdfDaiane Lourene Soares Dantas - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014424.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.