Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1COSTA, Nayara Tatianna Santos da.-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Nayara Tatianna Santos dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7350830233040297pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kiara Tatianny Santos da.-
dc.contributor.referee2LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.description.resumoA inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é uma proposta da educação inclusiva, e tem despertado uma série de debates no campo educacional brasileiro, tal proposta é contrária ao modelo tradicional das escolas. O impacto causado pela inclusão nos remete a vários questionamentos, tendo em vista que essa idéia é relevante e ao mesmo tempo desafiadora. Mesmo amparada Por lei, não oferece condição, suporte e investimento necessários para o seu desenvolvimento como defende o princípio da educação inclusiva uma escola para todos, ensino de qualidade e igualdade de direitos. O objetivo geral desse trabalho é identificar no contexto concreto da escola como ocorre a inclusão na prática e o que pensa a comunidade escolar sobre esse processo. Para desenvolver esse trabalho optou-se pela abordagem qualitativa, realizada a partir de uma pesquisa de campo onde se investigou parte da comunidade escolar: gestores, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental, em Frei Martinho-PB. Utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários e a observação através do diário de campo dentro e fora das salas de aula, no momento do intervalo. Os resultados mostram que a maior parte da comunidade escolar ainda não sabe ao certo o conceito de inclusão confundindo com integração, as dificuldades identificadas, foram: a falta de formação dos professores, de um profissional especializado, e diagnósticos dos alunos com deficiência ainda é uma barreira a ser vencida, a falta de formação específica para os professores que atuam na educação básica, também a falta de profissionais especializados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com deficiência na escola regular.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe inclusion of students with disabilities in regular schools is a proposal of inclusive education, and has sparked a series of debates in the Brazilian educational field, such a proposal is contrary to the traditional model of schools. The impact of inclusion brings us many questions, considering that this idea is relevant and at the same time challenging. Even supported by law, does not condition, support and investment required for their development as advocates the principle of inclusive education a school for all, quality education and equal rights. The aim of this study is to identify the specific context of the school as the inclusion occurs in practice and what you think the school community on this process. To develop this work we opted for a qualitative approach, carried out from a field study which investigated part of the school community: administrators, faculty and staff of the Municipal School for Primary Education, in Frei Martinho-PB. Used as instrument of data collection questionnaires and observation through daily field inside and outside the classroom, at the time of the interval. The results show that most of the school community still does not know for sure the concept of inclusion confused with integration difficulties identified were: the lack of teacher training, a specialized professional, and diagnoses of students with disabilities is still a barrier to be overcome, the lack of specific training for teachers working in primary education, but also a lack of specialized professionals.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9773-
dc.date.accessioned2019-12-03T11:36:02Z-
dc.date.available2019-12-03-
dc.date.available2019-12-03T11:36:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectRegular educationpt_BR
dc.subjectSchool communitypt_BR
dc.subjectInclusión-
dc.subjectEstudiantes con discapacidades-
dc.subjectEducación regular-
dc.subjectComunidad escolar-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Helena de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of students with disabilities in regular school.pt_BR
dc.title.alternativeLa inclusión de los estudiantes con discapacidad en las escuelas regulares.-
dc.identifier.citationDANTAS, Helena de Oliveira. A inclusão de alunos com deficiência na escola regular. 2014. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.pt_BR
dc.description.resumenLa inclusión de alumnos con discapacidad en la educación regular es una propuesta de educación inclusiva, y ha suscitado una serie de debates en el campo educativo brasileño, tal propuesta es contraria al modelo tradicional de escuelas. El impacto que provoca la inclusión nos lleva a varios interrogantes, considerando que esta idea es relevante y al mismo tiempo desafiante. Aún amparada por ley, no ofrece las condiciones, apoyo e inversión necesarias para su desarrollo como defiende el principio de educación inclusiva, escuela para todos, educación de calidad e igualdad de derechos. El objetivo general de este trabajo es identificar en el contexto concreto de la escuela cómo se da la inclusión en la práctica y qué piensa la comunidad escolar sobre este proceso. Para desarrollar este trabajo, optamos por un enfoque cualitativo, realizado a partir de una investigación de campo donde se investigó parte de la comunidad escolar: directivos, profesores y empleados de la Escuela Municipal de Educación Básica, en Frei Martinho-PB. Utilizamos cuestionarios y la observación a través del diario de campo dentro y fuera de las aulas, durante el recreo, como instrumento de recolección de datos. Los resultados muestran que la mayor parte de la comunidad escolar aún no conoce a ciencia cierta el concepto de inclusión, confundiéndolo con integración, las dificultades identificadas fueron: la falta de formación docente, de un profesional especializado, y diagnósticos de los estudiantes con discapacidad sigue siendo un problema .barrera a superar, la falta de formación específica para los docentes que trabajan en la educación básica, así como la falta de profesionales especializados.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELENA DE OLIVEIRA DANTAS - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2014.pdfHelena de Oliveira Dantas - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014291.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.