Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9803
Title: Fracasso escolar: visão de licenciados de uma Universidade pública do município de Cuité - PB.
Other Titles: School failure: view of graduates of a public university in the city of Cuité - PB
Fracaso escolar: mirada de egresados ​​de una universidad pública en la ciudad de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Dayane Mayara Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FEITOSA, Izayana Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Michelle Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FALCONE, Ana Paula Mendonça.
Keywords: Fracasso escolar;Acadêmicos;Concepções;School failure;Students;Conceptions;Académica;Concepciones
Issue Date: 1-Sep-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Dayane Mayara Souza. Fracasso escolar: visão de licenciados de uma Universidade pública do município de Cuité - PB. 2014. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação atualmente depara-se com problema do fracasso escolar, o qual se se caracteriza como a insatisfação, mau êxito no ambiente escolar. As consequências deste fenômeno são erguidas sobre os pilares da reprovação, dificuldades de ensino aprendizagem e a evasão. O objetivo deste estudo foi analisar a visão dos acadêmicos acerca do fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo em que participaram 36 acadêmicos das licenciaturas da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados revelaram que os educandos conceituam o fracasso escolar de forma: Pouco elaborada centrada no aluno, Pouco elaborada centrado no sistema de ensino e Pouco elaborada centrada no professor. Quanto às causas do fracasso escolar, os respondentes apontaram: a desestruturação familiar, a falta de capacitação dos professores, desmotivação, falta de infraestrutura escolar, desvalorização do professor/ensino, desigualdade social, fatores psicológicos do educando, dificuldade do educando, mau uso das tecnologias, e os fatores físicos. Como consequências do fracasso escolar foram apresentadas pelos participantes as consequências sociais, reprovação, falta de aprendizagem, consequências emocionais, danos familiares e a desvalorização do professor. No que se diz a respeito ao que deve ser feito com os alunos que fracassam os participantes mencionaram o acompanhamento psicopedagógico, a motivação, o apoio da família, e políticas públicas. Referente ao que se deve ser feito para evitar o fracasso escolar, os participantes mencionaram a melhoria no ensino e a participação da família, o acompanhamento individualizado, articulação escola/família/governo e o interesse do aluno. Por fim, em relação à formação profissional perguntou-se se os mesmos sentiam-se aptos a lidar com temática em discussão, a metade dos respondentes afirmou que estão aptos para trabalhar com a temática na atuação profissional. Os resultados foram discutidos com base nos aportes teóricos e nos estudos empíricos pertinentes. Portanto faz-se necessário ressaltar que os novos estudos nessa área se detenham a comparar as concepções acerca do fracasso escolar de acadêmicos com as de professores que já atuam no mercado de trabalho. Para combater o fracasso escolar é necessária a junção de todos os âmbitos da sociedade, para que a escola exerça sua cordial função de transmitir conhecimento e formar cidadãos críticos que atuarão na sociedade tonando a mesma democrática e justa.
Abstract: Education currently faces problem of school failure, which is characterized as dissatisfaction, bad success in the school environment. The consequences of this phenomenon are built on the pillars of disapproval, educational difficulties and learning avoidance. The aim of this study was to analyze the vision of scholars about the scholastic failure. This is a qualitative oriented research involving 36 scholars for courses at the Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. The data were collected by means of a semi-structured questionnaire and analyzed by the technique of content analysis. The main findings showed that students conceptualize the scholastic failure of form: Little elaborate student-centered, Little developed centered on teaching and Little elaborate system centered on the teacher. As for the causes of school failure, respondents pointed out: the family disorganization, lack of training of teachers, demotivation, lack of school infrastructure, devaluation of the professor/teaching, social inequality, psychological factors of educating, difficulty of educating, misuse of technologies, and physical factors. As consequences of school failure by participants were presented the social consequences, disapproval, lack of learning, emotional consequences, harm families and the devaluation of the professor. What do you say about what should be done with the students who fail the participants mentioned the following psychology, motivation, family support, and public policy. Referring to what must be done to prevent scholastic failure, participants mentioned the improvement in education and family participation, monitoring individual cases, joint school/family/Government and the interest of the student. Finally, in relation to vocational training were asked whether they felt able to deal with issues under discussion, half of the respondents stated that are able to work with the theme in professional performance. The results were discussed on the basis of theoretical and empirical studies are relevant. Therefore it is necessary to emphasize that the new studies in this area stop to compare the conceptions about school failure of academics with the teachers who already work in the labour market. To combat school failure is necessary to the junction of all areas of society, so that the school carries out its function of conveying cordial knowledge and form critical citizens who will act in society making the same democratic and just.
???metadata.dc.description.resumen???: La educación en la actualidad se enfrenta a un problema de fracaso escolar, que se caracteriza por la insatisfacción, escaso éxito en el ámbito escolar. Las consecuencias de este fenómeno se construyen sobre los pilares del fracaso, las dificultades de enseñanza-aprendizaje y la evasión. El objetivo de este estudio fue analizar la visión de académicos sobre el fracaso escolar. Se trata de una investigación cualitativa en la que participaron 36 estudiantes de pregrado de la Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario semiestructurado y analizados utilizando la técnica de análisis de contenido. Los principales resultados encontrados revelaron que los estudiantes conceptualizan el fracaso escolar de una manera: Poco elaborado centrado en el alumno, Poco elaborado centrado en el sistema educativo y Poco elaborado centrado en el docente. En cuanto a las causas del fracaso escolar, los encuestados señalaron: desestructuración familiar, falta de formación docente, falta de motivación, falta de infraestructura escolar, desvalorización del docente/enseñanza, desigualdad social, factores psicológicos del alumno, dificultad del alumno , mal uso de las tecnologías y factores físicos. Como consecuencias del fracaso escolar, los participantes presentaron consecuencias sociales, el fracaso, la falta de aprendizaje, las consecuencias emocionales, el daño familiar y la desvalorización del docente. En cuanto a lo que se debe hacer con los estudiantes que reprueban, los participantes mencionaron el seguimiento psicopedagógico, la motivación, el apoyo familiar y las políticas públicas. En cuanto a lo que se debe hacer para evitar el fracaso escolar, los participantes mencionaron la mejora en la participación docente y familiar, el seguimiento individualizado, la articulación escuela/familia/gobierno y el interés de los estudiantes. Finalmente, en relación a la formación profesional se preguntó si se sentían capaces de tratar el tema en discusión, la mitad de los encuestados manifestaron que son capaces de trabajar el tema en su práctica profesional. Los resultados fueron discutidos con base en aportes teóricos y estudios empíricos relevantes. Por tanto, es necesario destacar que los nuevos estudios en esta área se detienen en comparar las concepciones sobre el fracaso académico de los académicos con las de los docentes que ya se desempeñan en el mercado laboral. Para combatir el fracaso escolar es necesario aunar todos los ámbitos de la sociedad, para que la escuela ejerza su función cordial de transmitir conocimientos y formar ciudadanos críticos que actúen en la sociedad, haciéndola democrática y justa.
Keywords: Fracasso escolar
Acadêmicos
Concepções
School failure
Students
Conceptions
Académica
Concepciones
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9803
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYANE MAYARA SOUZA OLIVEIRA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2014.pdfDayane Mayara Souza Oliveira - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2014449.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.