Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9854
Title: Perspectiva e prática dos professores de educação alimentar e nutricional dos cursos de graduação em nutrição da Paraíba.
Other Titles: Perspective and practice of the nutrition and nutrition education teachers of Paraíba undergraduate nutrition courses.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Hallynne Leandro Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PALMEIRA, Poliana de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.
Keywords: Educação Alimentar e Nutricional;Ensino Superior;Educação em Saúde;Food and Nutrition Education;Higher Education;Health Education
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES,Hallynne Leandro Rodrigues. Perspectiva e prática dos professores de educação alimentar e nutricional dos cursos de graduação em nutrição da Paraíba. 2014. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem passado por várias etapas no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu conceito e importância, quanto na forma de ser aplicada no contexto social. Hoje, porém, reconhece-se que a alimentação é um tema atual e que sua ação educativa é de extrema importância em todas as áreas de atuação (MORIN, 2000; SANTOS, 2012). Para que a EAN cumpra sua finalidade, o profissional que detém a ação da Educação Nutricional como atividade privativa deve ter uma formação que lhe prepare a assumir os desafios desta prática. No entanto, pesquisas mostram a pouca ênfase dada às disciplinas das áreas de ciências humanas no curso de Nutrição (COSTA, 1999) e ressaltam ainda que a pesquisa em EAN não apresenta tradição no campo da Nutrição (BOOG, 2011). Sendo assim, este estudo teve por objetivo apreender a percepção dos professores de Educação Nutricional do curso de Nutrição, que lecionam em instituições de ensino superior, públicas e privadas, na Paraíba a respeito da formação em Educação Alimentar e Nutricional. Tratou-se de uma pesquisa descritiva, transversal e de abordagem quanti-qualitativa, onde os docentes da disciplina Educação Nutricional foram submetidos a uma entrevista semiestruturada e responderam a um questionário, como também o (a) coordenador do curso de Nutrição respondeu um questionário. Foram encontradas sete instituições que possuem o curso de Nutrição na Paraíba, sendo que destas, cinco participaram da pesquisa. Encontrou-se que, apesar de haver um avanço na metodologia de ensino da disciplina Educação Nutricional, ainda há limitações que podem interferir na qualidade da formação do nutricionista enquanto educador.
Abstract: The Food and Nutrition Education (FNE) has passed through several stages in Brazil, with regard to its concept and importance, and in order to be applied in the social context. Today, however, it is recognized that food is a current topic and its educational action is extremely important in all areas of activity ( Morin , 2000; SANTOS , 2012) . For FNE meets its purpose, the professional who holds his action as private activity must have training that prepares him to take on the challenges of this practice . However , researches shows the little attention that has been given to the disciplines of humanities sciences in Nutrition course ( COSTA , 1999) and also emphasize that research in Food and Nutrition Education has no tradition in Nutrition field ( BOOG , 2011) . Therefore, this study aimed at learning the teachers' perception of Nutritional Education and Nutrition Course , who teach in higher public and private educational institutions in Paraiba about formation in Food and Nutrition Education . This was a descriptive, cross-sectional survey and qualitative - quantitative approach, where the teachers of the Nutrition Education discipline underwent a semistructured interview and answered a questionnaire, as well as the Nutrition course coordinator answered a questionnaire. Seven institutions that have the Nutrition course in Paraíba, however , five participated in the survey . It was concluded that, despite a breakthrough in the methodology of teaching the Nutrition Education discipline, there are still limitations that can affect the quality of training nutritionists as an educator.
Keywords: Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Superior
Educação em Saúde
Food and Nutrition Education
Higher Education
Health Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Nutrição
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9854
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HALLYNNE LEANDRO RODRIGUES ALVES - TCC NUTRIÇÃO 2014.pdfHALLYNNE LEANDRO RODRIGUES ALVES - TCC NUTRIÇÃO 2014747.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.