Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9864
Title: O problema do lixo em comunidades rurais: uma experiência em educação ambiental no sítio Brandão, Cuité - PB.
Other Titles: The problem of waste in rural communities: an experience in environmental education at Brandão site, Cuité - PB.
El problema de la basura en las comunidades rurales: una experiencia de educación ambiental en el sitio de Brandão, Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: MELO, Kaline da Fonsêca.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Cláudia Patrícia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: LOPES, Marcus José Conceição.
Keywords: Lixo doméstico;Gestão ambiental;Sensibilização ambiental;Domestic waste;Environmental administration;Environmental awareness;Gestión ambiental
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Kaline da Fonsêca. O problema do lixo em comunidades rurais: uma experiência em educação ambiental no sítio Brandão, Cuité - PB. 2018. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O acúmulo do lixo doméstico nas propriedades rurais vem provocando diferentes tipos de impactos. A conversa com os moradores/agricultores é uma forma de educação ambiental que deve favorecer a busca por soluções apropriadas ao contexto local, transformando assim o modo de pensar e agir frente aos problemas ambientais locais. O presente estudo apresenta atividades e análises de educação ambiental com agricultores da zona rural de Cuité-PB da comunidade conhecida por Sítio Brandão, sobre a temática tratamento do lixo doméstico. A presente pesquisa tem caráter descritivo e analítico, de abordagem quali-quantitativa, realizada no período de abril a junho de 2018, a partir das atividades desenvolvidas pela Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação (ODESC). As atividades foram divididas em duas fases, a primeira foi realizada uma análise de questionários elaborados e a segunda consistiu no planejamento, realização e avaliação de encontros para palestras e conversas. A partir das falas apresentadas vimos que são os próprios agricultores que descartam seus resíduos, sendo a maneira mais viável para eles a queima de resíduos inorgânicos, apesar de descartar equivocadamente. Foi verificado que alguns dos agricultores ainda fazem práticas sustentáveis mesmo sem saber que estão fazendo. Identificamos ainda como possíveis temas dentro da problemática a serem tratados no contexto da educação ambiental rural: a destinação do lixo eletrônico; a ingestão de lixo por animais nativos e de criação; vantagens da compostagem versus a alimentação de animais de criação; problemas decorrentes da queima de lixo e deposição ao ar livre. Aqui concluímos que a educação ambiental é uma ferramenta válida para estimular a incorporação de novas atitudes em relação ao manejo do lixo doméstico e despertar nos sujeitos um olhar crítico para o descarte correto do lixo e para a conservação do meio ambiente, e que a compostagem é uma alternativa técnica importante que precisa e merece ser mais difundida.
Abstract: The accumulation of domestic waste in rural properties has been causing different types of impacts. The conversation with the residents/farmers is a form of environmental education that should favor the search for solutions appropriate to the local context, transforming the way of thinking and acting in front of the local environmental problems. The present study presents activities and analyzes of environmental education with farmers in the rural area of Cuité-PB of the community known as Sítio Brandão, on the subject of household waste treatment. The present research is descriptive and analytical, with a qualitative and quantitative approach, carried out from April to June 2018, based on the activities developed by the Social Organization for Sustainable Development and Capacity Building (ODESC - Organização Social para o Desenvolvimento Sustentável e Capacitação). The activities were divided into two phases, the first one was an analysis of elaborate questionnaires and the second consisted of the planning, realization and evaluation of meetings for lectures and conversations. From the speeches presented we saw that it is the farmers themselves who discard their waste, and the most viable way for them is the burning of inorganic wastes. It has been found that some farmers still make sustainable practices even without knowing what they are doing. We also identify as possible themes to be treated in the context of rural environmental education: the destination of electronic waste; the ingestion of garbage by native and farmed animals; advantages of composting versus the feeding of farm animals; problems arising from the burning of garbage and deposition in the open air. Here we conclude that environmental education is a valid tool to stimulate the incorporation of new attitudes regarding the management of household waste and to awaken in the subjects a critical look for the correct disposal of garbage and for the conservation of the environment, and that composting is an important technical alternative that needs and deserves to be more widespread.
???metadata.dc.description.resumen???: La acumulación de residuos domésticos en las propiedades rurales ha venido provocando diferentes tipos de impactos. La conversación con los pobladores/campesinos es una forma de educación ambiental que debe incentivar la búsqueda de soluciones adecuadas al contexto local, transformando así la forma de pensar y actuar frente a los problemas ambientales locales. El presente estudio presenta actividades y análisis de educación ambiental con agricultores del área rural de Cuité-PB de la comunidad conocida como Sítio Brandão, sobre el tema del tratamiento de residuos domésticos. Esta investigación tiene carácter descriptivo y analítico, con enfoque cuali-cuantitativo, realizada de abril a junio de 2018, a partir de las actividades desarrolladas por la Organización Social para el Desarrollo Sostenible y la Formación (ODESC). Las actividades se dividieron en dos fases, la primera fue un análisis de los cuestionarios elaborados y la segunda consistió en la planificación, realización y evaluación de encuentros para conferencias y conversatorios. De las ponencias presentadas, vimos que son los propios agricultores quienes descartan sus residuos, y la vía más viable para ellos es la quema de los residuos inorgánicos, a pesar de desecharlos de manera incorrecta. Se encontró que algunos de los agricultores aún realizan prácticas sostenibles incluso sin saber que lo están haciendo. También identificamos como posibles temas dentro de la problemática a abordar en el contexto de la educación ambiental rural: la disposición de desechos electrónicos; la ingestión de basura por parte de animales nativos y de granja; ventajas del compostaje frente a la alimentación del ganado; problemas derivados de la quema de basura y eliminación al aire libre. Aquí concluimos que la educación ambiental es una herramienta válida para incentivar la incorporación de nuevas actitudes en relación al manejo de los residuos domésticos y despertar en los sujetos una mirada crítica para la correcta disposición de los residuos y para la conservación del medio ambiente, y que el compostaje es una importante alternativa técnica que necesita y merece ser más extendida.
Keywords: Lixo doméstico
Gestão ambiental
Sensibilização ambiental
Domestic waste
Environmental administration
Environmental awareness
Gestión ambiental
???metadata.dc.subject.cnpq???: Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9864
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALINE DA FONSÊCA MELO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2018.pdfKaline da Fonsêca Melo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2018845.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.